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Veja como funciona o funil de vendas no marketing de conteúdo

Veja como funciona o funil de vendas no marketing de conteúdo
Veja como funciona o funil de vendas no marketing de conteúdo

Quem vem investindo em marketing digital, um dos principais pontos acerca desse assunto é justamente o funil de vendas no marketing de conteúdo. É uma das estratégias mais eficientes dentro do ambiente, basta conseguir compreendê-la e permitir aplicar melhor as funcionalidades.

Mas como funciona todo o ciclo do lead dentro do funil? Também conhecida como jornada do consumidor, ela é fundamental para converter em vendas. Além disso, outro fator está ligado ao entendimento da qualificação do lead, permitindo que a empresa entenda quais são os fatores que não levam o potencial consumidor à efetivação da compra.

Ficou com curiosidade para entender mais sobre essa estratégia e como funciona o funil? Então aproveite e confira este artigo. Aqui iremos te explicar o que você mais precisa saber sobre o assunto.

O que é funil de vendas?

Você já imaginou como seria fácil apresentar o seu produto e, automaticamente, quem for impactado pela publicidade já consumir seu produto e/ou serviço? Se fosse assim, não precisaríamos gastar tanta energia com marketing.

Entretanto, a realidade é bem diferente. O funil de vendas também é conhecido como jornada do consumidor. Em outras palavras, é basicamente todas as etapas que um potencial cliente venha se tornar consumidor de fato.

Em relação ao marketing de conteúdo, esse processo é ainda mais detalhado e cada etapa precisa ser extremamente bem desenvolvida, do contrário, não ocorrerá a conversão esperada. Mas afinal, por que esse tipo de estratégia é tão diferente?

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Como funciona o funil de vendas no marketing de conteúdo?

A priori, todas as estratégias de marketing contam como o mesmo funil: topo, meio e final de funil. Todavia, quando falamos de marketing de conteúdo, a jornada é mais intensa. O topo do funil é o momento que o consumidor às vezes nem sabe que realmente tem alguma dor que levará consumir de você.

Dessa forma, é trabalho da empresa promover conteúdos que levem a persona entender que ela realmente precisa. Por essa razão, é uma fase chamada de descoberta — ou seja, atrair novos clientes. Em paralelo, o lead que foi impactado de alguma forma, passa a conhecer mais da sua marca.

A segunda etapa, é a parte de consideração, que é quando ele foi munido por meio de e-mail marketing, blogs, vídeos, e-books, entre outros conteúdos. Foram esses materiais que levaram a persona entender que ela tem uma dor e precisa buscar as soluções.

E será nesse momento que vamos apresentar quais são as possíveis soluções para resolver a dor que foi descoberta na fase de descoberta. Também conhecida como consideração, o lead passará a considerar contratar um produto ou serviço que resolva seus problemas.

Por fim, e não menos importante, é a fase em que promovemos a conversão. Quando finalmente apresentamos a marca e sua solução como saída para a persona.

Esse processo, apesar de parecer ser simples, requer muito trabalho e entendimento sobre seu público-alvo — para assim, criarmos as dores da persona. Durante o percurso, muitos leads saem do funil, na medida que entendem que ou não têm aquele problema, ou não podem solucionar seu problema agora.

Por essa razão, entender como funciona o funil de vendas no marketing de conteúdo é fundamental para evitar o número de evasão do processo. Quanto mais leads propensos a se tornarem consumidores, menor será essa saída e menor será o gasto de energia para conseguir levá-los ao final do funil. Uma maneira interessante é trabalhar com uma agência especializada no assunto, que construirá todo o seu planejamento e executará da melhor maneira possível.

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