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Aprenda a usar os públicos personalizados do Meta Ads

Aprenda a usar os públicos personalizados do Meta Ads
Aprenda a usar os públicos personalizados do Meta Ads

Se você está investindo em marketing digital há um tempo, já deve ter percebido as mudanças consideráveis que vêm sendo implementadas pelo mercado através das redes sociais. Se antes as campanhas atingiam a todos que interagiam com a marca, hoje as grandes plataformas como Meta Ads têm dificultado ainda mais o alcance das publicações de páginas empresariais.

Diante desse cenário, surge um importante desafio para os gestores e equipes de marketing: Como atingir o público certo e de uma forma eficiente? Essa não é uma tarefa fácil, mas fique tranquilo! Nem tudo está perdido.

Você sabia que é possível otimizar o alcance dos seus anúncios no Facebook e gerar ainda mais engajamento e visitas em seu site? Mas para isso é importante realizar a segmentação correta do seu público-alvo através da personalização das suas ações.

Quer potencializar as suas campanhas, mas não sabe nem por onde começar? Aprenda de uma vez por todas como usar os públicos personalizados do Meta Ads!

Defina o seu público-alvo

Pode parecer meio óbvio, mas o primeiro passo para ter sucesso em uma campanha, seja ela digital ou não, é definir quem é o seu público-alvo. Essa é uma das questões mais importantes em qualquer ação de marketing e merece atenção especial. Por isso, crie uma persona para a sua marca e trabalhe todas as suas estratégias em cima dos desejos, interesses e necessidades dela.

Aprenda a exibir o anúncio certo para as pessoas certas e veja o resultado de suas ações melhorarem consideravelmente. Além disso, ao definir o seu público, você pode criar campanhas para um grupo específico de clientes de acordo com o seu nível de interesse e engajamento com a sua marca.

Use um arquivo de leads e clientes

Caso você já tenha uma base de clientes ou leads cadastrados é possível adicionar esse arquivo diretamente na personalização de público do Meta Ads. Após analisar o documento, a ferramenta mapeia os usuários e cria um público-alvo a partir da combinação dos dados informados.

O arquivo deve estar em formato CSV, que agrupa as informações em planilha, e o upload pode ser realizado através da opção “Customer File/Arquivo do Cliente”. Se preferir, você também pode copiar e colar os dados diretamente na plataforma.

Não é necessário possuir dados muito específicos dos clientes, pois para fazer a conversão só é necessário que os endereços de e-mail sejam fornecidos. Entretanto, quanto mais informações forem inseridas, maior a taxa de correspondência do público criado pela rede social.

Identifique o seu público personalizado por tráfego

Graças a uma extensão do Meta Ads, é possível criar listas inteligentes do seu público — tudo feito através das informações personalizadas fornecidas sobre a experiência do usuário no seu site. Para isso, é necessário instalar o Pixel do Facebook, que vai capturar todos os dados necessários para a conversão.

A partir daí, você pode criar um público-alvo de acordo com o tráfego de navegação da página, definindo regras para que a ferramenta construa um perfil de clientes personalizados de acordo com o comportamento das pessoas no seu site.

Para usar a ferramenta, você precisa selecionar a opção “criar público” e, em seguida, escolher entre uma das opções de segmentação no menu “tráfego do site”. As opções são:

  • todos os visitantes do seu site;
  • usuários que visitaram alguma página específica do seu site;
  • usuários que visitaram alguma página específica do seu site, mas não visitaram nenhuma outra;
  • usuários que visitam alguma página do seu site com frequência;
  • usuários que passaram muito tempo navegando no seu site;
  • além de combinações personalizadas pela ferramenta.

A partir desse direcionamento, você vai escolher o que melhor se relaciona com os seus objetivos e taxas de conversão da sua campanha. Dessa forma, é possível saber exatamente qual é o tipo de envolvimento do visitante com a sua marca e atingi-lo no estágio de compra mais apropriado.

Atraia pessoas engajadas com a sua marca

Um dos maiores erros que as empresas cometem ao começar a anunciar com o Meta Ads é tentar vender para um público que não a conhece. Apesar de estarem pagando para gerar tráfego em suas ofertas de venda, é muito comum que as pessoas atingidas não estejam no momento de compra e, por isso, simplesmente ignorem o anúncio.

Por isso, atrair pessoas que já interagem com a sua página é uma das melhores formas de alcançar bons resultados em uma campanha. Através dessa ferramenta, disponibilizada pela plataforma de anúncios do Facebook, é possível criar um perfil personalizado que inclui qualquer pessoa que tenha se envolvido com a sua página, postagens ou anúncios durante o último ano.

Assim, você cria uma campanha altamente qualificada, que será direcionada para pessoas que de alguma forma já estão engajadas com a sua marca. É possível refinar e identificar o seu público personalizado usando as seguintes interações:

  • usuários que visitaram sua página;
  • usuários que se envolveram com as suas postagens ou anúncios da página;
  • usuários que clicaram em qualquer botão de chamada para ação dos seus anúncios;
  • usuários que enviaram mensagens para a sua página;
  • usuários que salvaram a sua página ou algum de seus posts.

Como esses dados de audiência são baseados em métricas de engajamento, elas são muito eficientes para atingir o público certo. Ao anunciar para pessoas que já conhecem os seus produtos e serviços, você terá chances maiores de concretizar uma venda. Por isso, essa é uma poderosa ferramenta de segmentação.

Legal, não é? Agora que você já sabe como utilizar o Meta Ads a seu favor, é hora de começar a segmentar o seu público-alvo da maneira correta e alcançar resultados ainda mais incríveis. Através dos públicos personalizados é possível ser mais assertivo, conectando as suas ações com pessoas mais propensas a interagir com a sua marca.

Mas lembre-se: é essencial sempre contar com uma equipe especializada em marketing digital, que saberá te oferecer todo o suporte e assessoria necessária para criar e acompanhar uma campanha de sucesso.

Este conteúdo ajudou você? Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário no post contando para a gente quais são as suas principais dúvidas e opiniões sobre o assunto.

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