Acesse o conteúdo

Etiquetas do WhatsApp: como usar esse recurso do jeito certo!

Etiquetas do WhatsApp: como usar esse recurso do jeito certo!
Etiquetas do WhatsApp: como usar esse recurso do jeito certo!

O atendimento online é cada vez mais importante para manter um bom relacionamento com os clientes, que esperam respostas rápidas e em vários canais, principalmente os da geração Z, mais habituados à realidade do mundo online. Nesse contexto, as etiquetas do WhatsApp são fundamentais para ajudar a organizar o atendimento.

Atualmente, o aplicativo é a principal ferramenta de comunicação direta por meio de mensagens, permitindo chamadas de áudio e de vídeo e oferecendo recursos variados de compartilhamento. O WhatsApp Business agrega funcionalidades específicas para ajudar as empresas na comunicação e no relacionamento com os clientes. Entre elas, estão as etiquetas.

Neste post, vamos explicar para você o que elas são e como elas funcionam estrategicamente. Será ótimo para as suas vendas saber disso! Confira!

O que são as etiquetas do WhatsApp?

Uma etiqueta é um recurso do WhatsApp Business que permite classificar as mensagens de acordo com a necessidade de segmentação, facilitando o engajamento do cliente. Você pode querer dividi-las de acordo com o estágio da negociação ou para marcar as comunicações dos novos clientes, por exemplo.

Guia Automação de Marketing e Vendas

A Cereja do Bolo; todos querem,
muitos acham que tem

  • O uso das etiquetas

    Para marcar uma mensagem com uma etiqueta, basta selecioná-la a partir de uma lista. Ela é acessível por meio de um ícone que aparece na parte superior do chat do aplicativo, junto aos de encaminhamento, no formato de uma seta, e de exclusão, na forma de uma lixeira, por exemplo.

    Você também pode incluir etiquetas além das padronizadas ao acessar a lista. Basta clicar em “+ adicionar etiqueta”. O menu é muito intuitivo e funcional, como é comum em ferramentas modernas como o WhatsApp.

    Depois que você marcou as mensagens, pode consultá-las de acordo com a classificação. Para isso, o caminho é clicar nos três pontos verticais na página inicial do WhatsApp, o que exibirá um menu com a opção das etiquetas.

  • As listas de transmissão e as etiquetas

    No mesmo menu, você vai encontrar o acesso às listas de transmissão, que permitem enviar uma mesma mensagem para uma lista de contatos. Você pode combinar esses recursos para organizar sua estratégia e não se perder nas mensagens.

    Por exemplo: digamos que você enviou uma promoção por meio de uma lista de transmissão. Alguns clientes vão responder e reagir de modo particular. Em razão disso, alguns deles podem ficar de decidir pela compra no dia seguinte, enquanto outros podem precisar de uma informação adicional que você terá de pesquisar.

    Nesses casos, as mensagens poderiam ser marcadas como “pendentes” e “aguardando resposta”. No dia seguinte, você tem como acessar facilmente as mensagens dos que ficaram de tomar uma decisão, além de poder conferir, no momento certo, os que aguardam o seu retorno.

    Ou seja, as etiquetas permitem respostas mais personalizadas, de um modo que possibilita aproveitar a tendência de usar vários canais de contato de uma maneira mais humanizada, garantindo uma melhor experiência para o consumidor e fortalecendo o relacionamento. Isso sem contar que facilita muito o trabalho e a organização.

Para concluir, pense nas etiquetas do WhatsApp como uma funcionalidade essencial em um aplicativo indispensável. Toda empresa precisa oferecer um atendimento online funcional e ágil para manter a competitividade, mas nem sempre consegue conquistar uma presença online consolidada. Antes disso, qualquer negócio pode, e deve, usar o WhatsApp como um facilitador para a sua comunicação e para o relacionamento com o público.

Acesse outras de nossas dicas e novidades. Basta nos seguir nas suas redes sociais preferidas. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram.

Descubra todo o poder da integração entre ferramentas e pessoas para escalar seus resultados.

Vamos conversar →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *