O marketing digital consiste em um conjunto de esforços de divulgação, comunicação, relacionamento e propaganda, com o intuito de aumentar a visibilidade das marcas, conquistar clientes e se conectar com o público através de canais online.
Essa estratégia se tornou muito popular nos últimos anos, ainda mais com o avanço exponencial da internet e o aprimoramento das TICs (tecnologias da informação e da comunicação).
Com a expansão das redes sociais, o marketing digital se tornou imprescindível para as empresas que desejam sobreviver ao mercado. Afinal de contas, grande parte do público utiliza esses canais e o próprio comportamento do consumidor contemporâneo se alterou.
Hoje em dia, quando alguém quer encontrar etiquetas adesivas, por exemplo, é provável que a busca se inicie na internet. Por isso, tanto os empreendimentos físicos quanto os virtuais precisam investir nas estratégias de divulgação online.
Mas para isso, é necessário ter um bom planejamento. Então, no artigo de hoje, saiba como inserir uma estratégia de marketing digital em seu negócio e elaborar um plano assertivo de divulgação, comunicação e propaganda.
1 – Defina os seus objetivos
O primeiro passo para a elaboração do planejamento de marketing é definir quais os objetivos da estratégia. Dessa forma, é possível ter um “norte” do que é preciso realizar, quais os esforços necessários e como alcançar as metas pretendidas.
Por exemplo, se a intenção é melhorar o reconhecimento da sua empresa de sinalização de segurança, as iniciativas de marketing digital devem se concentrar na expansão da marca no mercado.
Em geral, alguns dos principais objetivos são:
- Aumentar a geração de leads (potenciais clientes);
- Criar brand awareness (consciência de marca);
- Aumentar o número de vendas diretas;
- Melhorar o relacionamento com os clientes;
- Educar o público a respeito de produtos ou serviços.
Os objetivos podem variar conforme os interesses do seu negócio. Porém, é importante definir as metas e colocar prazos em cada uma delas. Desse modo, é possível visualizar o que se pode alcançar em curto, médio e longo prazo.
2 – Conheça o seu público
Saber quem é o seu público é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Até porque, as pessoas interessadas em uniforme profissional, por exemplo, têm um perfil específico. Sendo assim, é preciso criar conteúdos personalizados.
Para isso, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, levantando as principais informações sobre o cliente ideal, como faixa etária, escolaridade, nível socioeconômico, localidade, entre outros.
Além disso, é preciso considerar os interesses da sua marca. Quando criamos um negócio, já temos em mente qual público queremos atingir e as estratégias de marketing devem trabalhar em conjunto para realmente encontrar essa audiência.
3 – Tenha um cronograma dos conteúdos
O mundo digital é extremamente rápido e dinâmico. Uma informação sobre brindes personalizados, por exemplo, pode fazer sentido em um dia, mas na manhã seguinte já se tornar obsoleta. Por isso, o marketing deve acompanhar essa efemeridade.
Portanto, recomenda-se criar um cronograma dos conteúdos no seu planejamento. Isso ajuda a nortear quais materiais devem ser divulgados, além de propiciar a criação contínua de iniciativas de divulgação.
O planejamento de marketing digital também deve incluir datas específicas, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, entre outras ocasiões especiais, que podem ajudar na expansão das vendas.
Desse modo, é possível criar estratégias personalizadas para cada uma dessas datas, acompanhando as tendências de mercado.
4 – Defina os canais de marketing utilizados
Há muitas opções de divulgação na internet. Por conta disso, logo no início do seu planejamento de marketing, é importante definir quais serão os canais apropriados para cada tipo de campanha, levando em conta as características do seu público.
A diversidade de canais não significa que você tem obrigação de estar presente em todas as plataformas. Ao contrário, é necessário escolher quais locais têm maior potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.
Além disso, é importante realizar o monitoramento contínuo desses canais, como forma de avaliar se as estratégias de marketing contribuíram para o crescimento da sua marca, ou é necessário aprimorar as campanhas.
Conclusão
O marketing digital se tornou a principal estratégia de comunicação contemporânea. Hoje em dia, tanto negócios físicos quanto empreendimentos online devem ter em mãos um planejamento assertivo de marketing, para acompanhar o consumidor moderno.
Para os próximos anos, a tendência é que a internet esteja cada vez mais presente. Ou seja, logo mais, o marketing digital será obrigatório para as empresas que desejam alcançar o sucesso no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.