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Como escolher a melhor agência de comunicação e marketing?

Como escolher a melhor agência de comunicação e marketing?

Empresas decidem buscar o apoio de agências de comunicação e marketing para alavancar o seus negócios e, principalmente, sobreviverem ao mercado competitivo atual em que estão inseridas. No entanto, esse tipo de serviço costuma ser bastante ramificado e, por isso, gestores possuem dúvidas no momento de escolher a melhor opção – aquela proposta que atenda às expectativas, surpreenda positivamente e traga resultados.

Pensando nesse cenário, o post de hoje tem por objetivo explicar as diferenças da prestação de serviços entre as principais agências existentes e fazer com que a sua escolha seja a mais acertada possível.

Redes sociais (branded content)

Trata-se de um dos modelos mais tradicionais de agência de comunicação e marketing. Nesse tipo de empresa, o foco é na criação (set-up), manutenção (produção de conteúdo, por exemplo) e análise (entrega de relatórios periódicos) das redes sociais vinculadas a uma empresa, pessoa física ou organização não-governamental. O serviço é voltado ao manejo estratégico da presença do cliente em espaços como o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest etc – onde não se mede apenas o número de curtidas, mas principalmente o nível de engajamento perante o público-alvo. Os analistas de mídias sociais são os profissionais mais comuns nesse tipo de agência.

Construção de sites

Existem empresas voltadas exclusivamente ao desenvolvimento de sites. Afinal, a construção de um site é um trabalho bastante complexo e, ao mesmo tempo, fundamental à estratégia de marketing. Quando feito de maneira aprofundada, esse trabalho costuma levar certo tempo, isso porque é feito um estudo das necessidades do cliente, desenvolvimento de protótipos, validação etc. Uma dica valiosa no momento de escolher uma agência de comunicação e marketing especializada nessa parte do processo é procurar por um serviço que se atente à otimização da página. A introdução de técnicas de SEO em um site é imprescindível para que ele seja encontrado e, portanto, faça sentido.

E-commerce

O comércio eletrônico é um ramo do marketing e, por isso, existem inúmeras agências voltadas a esse tipo de negócio. Tratam-se de especialistas que cuidam da criação, manutenção e crescimento de lojas online, que precisam de tanto cuidado quanto estabelecimentos físicos. Esses profissionais escolhem plataformas (próprias ou terceirizadas), cuidam do design, estabelecem ações de marketing digital e pensam em diversas outras ações necessárias ao sucesso de um negócio na web.

Inbound marketing

Recentemente, esse modelo de agência de comunicação e marketing tem dominado o cenário graças ao sucesso de estratégias de marketing digital para empresas de diversos portes. Nesse caso, profisionais de variadas áreas (publicitários, jornalistas, designers, marketing, administradores etc) criam blogs corporativos, abastecem os canais de conteúdos (posts e conteúdos ricos, como e-books), fazem com que cheguem até os prospects, qualificam os leads e tentam convertê-los em vendas – tudo isso com o apoio de um software específico para gestão do inbound marketing.

Conteúdo

A terceirização de conteúdo vem se tornando uma prática cada vez mais frequente, principalmente em empresas que estão apostando em estratégias de content marketing, mas que não tem “braços” para produzir por contra própria. Outro motivo de contratar uma agência de comunicação e marketing dessa natureza é a qualificação do serviço prestado. Normalmente, essas empresas são compostas por profissionais altamente capacitados em termos textuais, que são capazes de produzir posts, e-books, white-papers etc que se encaixam perfeitamente à estratégia do cliente.

Finalmente, é válido destacar que algumas agências já perceberam que todas essas ações estão interligadas e, aos poucos, estão oferecendo todos os tipos de serviço. É fundamental que você, gestor, entenda bem cada um deles para que possa contratar exatamente o que esteja procurando.

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