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Erros de Inbound Marketing: por que meu negócio não está crescendo?

Erros de Inbound Marketing: por que meu negócio não está crescendo?
Erros de Inbound Marketing: por que meu negócio não está crescendo?

Sabe como evitar os erros de inbound marketing que geralmente botam a perder toda a sua estratégia? Se o seu negócio não está crescendo com a ajuda da internet, pode ter certeza de que há algo de errado. Veja, neste texto, os erros mais comuns de inbound marketing e como corrigi-los.

  1. Não definir direito a persona

    Não importa se você tem um site bem construído, um atendimento online rápido e eficaz, ou se posta conteúdos todos os dias em seu blog. Não ter uma persona bem definida é o tipo de erro que vai colocar por água abaixo toda a sua estratégia.

    Se você não sabe quais são os reais problemas e dúvidas do público, dificilmente conseguirá atrair a atenção das pessoas que realmente se transformariam em clientes.

    Sabe aquele anúncio que não converte ou aquele conteúdo que rapidamente é abandonado pelo leitor? Eles são exemplos de dinheiro e tempo jogados no lixo por conta de algum erro na definição da persona.

    Corrigir o problema, no entanto, não é impossível. Alguns tipos de empresa possuem bancos de dados com diversas informações sobre os clientes, algo que pode ser utilizado para ajudar a montar o perfil do público-alvo e, posteriormente, uma persona.

    Pesquisas e questionários, assim como testes A/B com anúncios e landing pages também podem lhe ajudar a coletar mais informações sobre o público para corrigir esse erro.

  2. Fazer muita coisa ao mesmo tempo

    Muitas empresas acham que quanto mais formas de atrair clientes estiverem sendo implementadas ao mesmo tempo, melhor, mas isso não é verdade.

    Sua equipe tem capacidade para coordenar e realizar todas as tarefas definidas pela estratégia implementada atualmente? A empresa conseguirá se posicionar como especialista em um determinado aspecto se continuar tentando atrair a todos?

    Erros como esse dividem a atenção da equipe e até mesmo a sua verba de marketing, e é claro que isso pode diminuir bastante a eficácia da estratégia que você está tentando executar. Além disso, sempre é bom ter um destaque, um produto ou serviço principal que dê uma aura de especialista para a empresa.

    Para solucionar esse problema analise todas as tarefas de sua equipe, veja quais frentes estão gerando os melhores resultados e substitua o tempo gasto com os esforços menos eficientes para os que atualmente dão mais resultados positivos.

    Usar ferramentas de análise de desempenho também pode ajudar, mas deixe claro para a sua equipe de que isso não é uma vigilância, mas sim uma medida para melhorar a qualidade de trabalho dos colaboradores, resultados da empresa e possíveis comissões ou bônus.

  3. Investir em apenas uma abordagem

    Enquanto o erro anterior sobrecarrega sua equipe e divide sua verba de uma maneira ruim, este foca toda atenção dos colaboradores e o dinheiro da empresa em algo que pode não ser tão lucrativo assim.

    Mesmo que o foco escolhido dê bons lucros para a empresa, isso ainda é uma má opção. Por quê? Você se lembra de que o whatsapp foi bloqueado por decisão judicial no Brasil algumas vezes?

    Por incrível que pareça, alguns profissionais e empresas pequenas dependiam demais do aplicativo e acabaram sendo prejudicados com esses bloqueios, que geraram prejuízos nas poucas horas que ficaram em vigor.

    Uma lição bem conhecida entre grandes investidores de ações é que você “nunca deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, ou seja, nunca invista apenas em uma coisa só para não ficar no prejuízo quando aquela coisa der errado e levar todo o seu dinheiro junto.

    Avalie as capacidades do seu time e da verba de sua empresa para dividir de maneira inteligente suas tarefas e investimentos.

  4. Não ter paciência

    O trabalho de atrair e engajar com o público na internet leva tempo, e muitas vezes é cancelado antes de ser concluído graças à falta de paciência do empresário.

    O público-alvo da sua estratégia não agirá apenas no impulso, e sim de uma forma mais natural, que tem como objetivo fidelizar clientes. Converse com os responsáveis pelo marketing e peça por uma projeção realista para o início dos resultados.

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