Erros de Inbound Marketing: por que meu negócio não está crescendo?
Sabe como evitar os erros de inbound marketing que geralmente botam a perder toda a sua estratégia? Se o seu negócio não está crescendo com a ajuda da internet, pode ter certeza de que há algo de errado. Veja, neste texto, os erros mais comuns de inbound marketing e como corrigi-los.
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Não definir direito a persona
Não importa se você tem um site bem construído, um atendimento online rápido e eficaz, ou se posta conteúdos todos os dias em seu blog. Não ter uma persona bem definida é o tipo de erro que vai colocar por água abaixo toda a sua estratégia.
Se você não sabe quais são os reais problemas e dúvidas do público, dificilmente conseguirá atrair a atenção das pessoas que realmente se transformariam em clientes.
Sabe aquele anúncio que não converte ou aquele conteúdo que rapidamente é abandonado pelo leitor? Eles são exemplos de dinheiro e tempo jogados no lixo por conta de algum erro na definição da persona.
Corrigir o problema, no entanto, não é impossível. Alguns tipos de empresa possuem bancos de dados com diversas informações sobre os clientes, algo que pode ser utilizado para ajudar a montar o perfil do público-alvo e, posteriormente, uma persona.
Pesquisas e questionários, assim como testes A/B com anúncios e landing pages também podem lhe ajudar a coletar mais informações sobre o público para corrigir esse erro.
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Fazer muita coisa ao mesmo tempo
Muitas empresas acham que quanto mais formas de atrair clientes estiverem sendo implementadas ao mesmo tempo, melhor, mas isso não é verdade.
Sua equipe tem capacidade para coordenar e realizar todas as tarefas definidas pela estratégia implementada atualmente? A empresa conseguirá se posicionar como especialista em um determinado aspecto se continuar tentando atrair a todos?
Erros como esse dividem a atenção da equipe e até mesmo a sua verba de marketing, e é claro que isso pode diminuir bastante a eficácia da estratégia que você está tentando executar. Além disso, sempre é bom ter um destaque, um produto ou serviço principal que dê uma aura de especialista para a empresa.
Para solucionar esse problema analise todas as tarefas de sua equipe, veja quais frentes estão gerando os melhores resultados e substitua o tempo gasto com os esforços menos eficientes para os que atualmente dão mais resultados positivos.
Usar ferramentas de análise de desempenho também pode ajudar, mas deixe claro para a sua equipe de que isso não é uma vigilância, mas sim uma medida para melhorar a qualidade de trabalho dos colaboradores, resultados da empresa e possíveis comissões ou bônus.
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Investir em apenas uma abordagem
Enquanto o erro anterior sobrecarrega sua equipe e divide sua verba de uma maneira ruim, este foca toda atenção dos colaboradores e o dinheiro da empresa em algo que pode não ser tão lucrativo assim.
Mesmo que o foco escolhido dê bons lucros para a empresa, isso ainda é uma má opção. Por quê? Você se lembra de que o whatsapp foi bloqueado por decisão judicial no Brasil algumas vezes?
Por incrível que pareça, alguns profissionais e empresas pequenas dependiam demais do aplicativo e acabaram sendo prejudicados com esses bloqueios, que geraram prejuízos nas poucas horas que ficaram em vigor.
Uma lição bem conhecida entre grandes investidores de ações é que você “nunca deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, ou seja, nunca invista apenas em uma coisa só para não ficar no prejuízo quando aquela coisa der errado e levar todo o seu dinheiro junto.
Avalie as capacidades do seu time e da verba de sua empresa para dividir de maneira inteligente suas tarefas e investimentos.
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Não ter paciência
O trabalho de atrair e engajar com o público na internet leva tempo, e muitas vezes é cancelado antes de ser concluído graças à falta de paciência do empresário.
O público-alvo da sua estratégia não agirá apenas no impulso, e sim de uma forma mais natural, que tem como objetivo fidelizar clientes. Converse com os responsáveis pelo marketing e peça por uma projeção realista para o início dos resultados.
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