Os 6 principais erros cometidos ao investir em marketing digital

Os 6 principais erros cometidos ao investir em marketing digital

Os 6 principais erros cometidos ao investir em marketing digital

Você conhece os principais erros de marketing digital? Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, começar a investir em uma nova estratégia de vendas e divulgação é uma atitude que envolve alguns riscos. É preciso conhecer bem as ferramentas e metodologias disponíveis, controlando a eficiência dos recursos usados.

As estratégias de marketing digital ainda são novidade para a maioria das empresas, e o grande equívoco dos gestores é pensar que é possível fazer tudo sozinho, sem uma preparação ou experiência anterior. Fique tranquilo, pois com algumas dicas é possível otimizar esse processo e alcançar resultados realmente satisfatórios.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e saiba como evitar os 6 principais erros cometidos pelas empresas ao investir em marketing digital!

1. Não fazer o planejamento

Um dos principais erros de marketing digital é a falta de planejamento. Isso acontece porque ele é um dos pontos mais importantes, além de passo inicial para qualquer estratégia. Independentemente do porte ou do segmento da sua empresa, investir em ações desse tipo sem planejar é garantia de perder tempo e dinheiro.

Antes de qualquer atitude ou investimento, é preciso definir claramente os objetivos e as metas a serem alcançadas com as ações, o orçamento, o público-alvo ideal, a linguagem mais adequada, o formato da comunicação, as mídias e plataformas a serem utilizadas na estratégia e as principais métricas a serem analisadas.

Embora algumas variáveis precisem ser continuamente avaliadas, existem itens de grande importância que devem ser estabelecidos ainda na fase de planejamento, de forma a conduzir toda a execução e a gestão das estratégias de marketing digital.

Sem um planejamento básico inicial é provável que os investimentos sejam feitos de forma inadequada, o que pode gerar prejuízos não apenas as finanças, mas também para a imagem da sua marca diante dos consumidores.

2. Não definir os KPIs

Os KPIs, também conhecidos como indicadores-chave de desempenho, são essenciais para mensurar os resultados obtidos com cada uma de suas ações. Quando não definidos de forma adequada, eles podem apresentam apenas métricas de vaidade, que tendem a confundir e direcionar suas campanhas para caminhos equivocados.

Por isso, ainda na etapa do planejamento é muito importante definir os KPIs mais indicados de acordo com as metas traçadas para a sua estratégia de marketing digital. Se o seu objetivo é aumentar as vendas, os indicadores devem estar direcionados a essas informações, e não ao número de curtidas recebidas na sua página no Facebook, por exemplo.

Tenha sempre em mente que os KPIs são responsáveis por apresentar dados concretos sobre as suas ações. Com isso, em vez de se basear em suposições, é possível realizar todos os ajustes necessários de acordo com o retorno obtido em cada etapa da sua campanha digital.

Além disso, essas métricas podem ajudar a montar um diagnóstico da empresa no mercado, definindo os próximos desafios a serem alcançados e identificando a imagem da sua marca diante do seu público-alvo.

3. Não conhecer o público-alvo

Por falar em público-alvo, um dos erros mais graves cometidos no marketing digital é não saber para quem se está falando. O público-alvo engloba as pessoas que vão receber a sua mensagem, visualizar a sua campanha ou participar das ações promovidas pela sua marca. Se você não conhece esse público, é praticamente impossível se conectar com ele.

Quem é o seu consumidor? Onde ele mora? Quantos anos ele tem? Como são os seus hábitos de consumo? É preciso que essas e outras perguntas sejam respondidas de forma clara e objetiva.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes a formas de comunicação invasivas e generalizadas, e a proposta do marketing digital é justamente seguir um caminho oposto a isso. Sendo assim, identificar e conhecer profundamente o seu público-alvo é essencial para garantir o sucesso nas suas ações.

4. Não definir personas

Embora a definição de um público-alvo seja essencial para nortear qualquer tipo de estratégia de marketing, existe algo que é ainda mais personalizado, específico e direcionado para o potencial cliente do seu negócio: as personas.

Enquanto o público-alvo está relacionado a um grupo de pessoas que pode se interessar pelos seus produtos ou serviços, a persona é um personagem semi-fictício criado a partir das informações que você possui sobre os seus consumidores. Indo muito além de dados demográficos, a persona tem nome, hobbies, desejos e necessidades.

É preciso ter em mente que não adianta ter um produto perfeito, sendo divulgado por uma estratégia de marketing perfeita, se você não sabe os anseios da pessoa com quem está falando. Sua marca precisa ser uma solucionadora de problemas, e a única forma de fazer isso é identificando que problemas são esses.

A falta de uma persona bem definida pode gerar inúmeras consequências negativas para uma empresa. Entre elas podemos citar o alto custo de aquisição de novos clientes, a dificuldade de fechar negócios e grandes possibilidades de desistência ou insatisfação com os produtos ou serviços oferecidos.

5. Não conhecer as plataformas usadas

Embora muitos gestores acreditem que a internet é uma panfleteria digital, não é bem assim que as plataformas digitais funcionam. É preciso conhecer os canais a serem utilizados de forma a evitar erros que podem ser fatais. Afinal, esse tipo de mentalidade tem deixado muitas empresas em verdadeira desvantagem diante de concorrentes mais bem preparados.

Mais do que replicar um conteúdo dos meios convencionais, para apostar em uma estratégia de marketing digital você precisa criar materiais adequados para a realidade de cada plataforma e pensados de acordo com as expectativas e necessidades do seu público-alvo.

Existem muitas ferramentas e canais para fazer a divulgação da sua empresa, mas é preciso ter sempre em mente que essa escolha não deve ser feita de forma aleatória. Você não deve estar em uma rede social apenas para seguir o seu concorrente, mas por que ela é relevante para o seu consumidor. Foque nos destinos corretos e evite desperdício de tempo e dinheiro.

Volte para as suas informações de planejamento e defina a melhor estratégia ser usada de acordo com os seus objetivos. A partir disso, procure conhecer as plataformas e descobrir o que cada uma poderá oferecer para otimizar suas ações.

6. Não testar as campanhas

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de testar e mensurar todas as ações realizadas de forma rápida e simples. Apesar disso, muitas empresas insistem em não acompanhar o resultado de suas campanhas.

É impossível analisar o sucesso ou o fracasso de uma campanha e identificar erros ou acertos cometidos se você não acompanhar de perto suas ações. Dessa forma, você entra em um verdadeiro ciclo vicioso que pode levá-lo a repetir estratégias fracassadas inúmeras vezes.

Por isso, use sempre a tecnologia a seu favor! Conte com as métricas e os indicadores de desempenho para testar a eficiência das ações diante do público-alvo e, sempre que for preciso, realize todos os ajustes necessários para adequá-las às suas necessidades.

Como você pôde ver, existem muitos erros que assombram os gestores quando o assunto é marketing digital. No entanto, seguindo as nossas dicas e contando sempre com a assessoria de uma empresa especializada é possível fugir dos problemas e alcançar resultados incríveis.

Quer evitar os principais erros de marketing digital nas suas próximas campanhas? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!