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Equipe de marketing: agência ou marketing interno?

Equipe de marketing: agência ou marketing interno?
Equipe de marketing: agência ou marketing interno?

É inegável que a necessidade das empresas de investir em marketing digital aumenta a cada dia. Ao decidirem por investir, porém, os gestores costumam se deparar com a seguinte questão: afinal, é melhor contratar uma agência ou formar uma equipe de marketing interna?

Cada uma dessas opções possui seus prós e contras, e é sobre eles que falaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra qual solução atende melhor as suas necessidades!

Por que contratar uma equipe de marketing interna?

Se você está buscando ter mais controle sobre tudo o que é produzido pelo setor de marketing, sem dúvidas essa é a melhor opção para você. Com uma equipe interna, é muito mais fácil de conseguir transmitir os valores e objetivos de sua empresa, além de possibilitar um contato mais eficiente com o departamento — afinal, eles estão ao seu alcance.

No entanto, existem alguns fatores que podem tornar a criação de uma equipe de marketing interna um pouco complicada, e o primeiro deles é o custo.

Para montar uma equipe eficiente, você precisará de, no mínimo, seis profissionais, sendo eles: um designer, um social media, um redator, um gerente de marketing, um planejamento e um programador. Lembre-se que as contratações geram custos, e ainda existem todas as obrigações inerentes a um contrato CLT.

O segundo fator é o investimento em equipamentos. Cada um desses profissionais precisará de um computador e, para o designer, não pode ser uma máquina qualquer. Ele necessitará de um computador potente para rodar os softwares de criação que não são nada leves.

E por falar em softwares, você também precisará adquiri-los — e, infelizmente, eles não são nada baratos. Além dos softwares de edição de imagem, é preciso contratar algumas ferramentas de monitoramento e gestão de marketing digital para coletar os resultados. Portanto, tenha certeza que, ao montar uma equipe interna de marketing, haverá afazeres suficientes para ocupá-los 100% full-time, ou você estará desperdiçando o seu dinheiro e o tempo do seu colaborador.

Por último, há a questão de espaço físico. Se você tem esse espaço vago, não terá problemas, mas se precisar arrumar um lugar para a sua equipe, isso poderá gerar mais custos.

Mas isso é uma desculpa para não investir em marketing digital? Não mesmo, e nós vamos explicar o por quê.

Por que contratar uma agência de marketing?

Ao optar por uma agência de marketing, você contará com um grande número de profissionais altamente capacitados para planejar e executar as suas ações.

A grande vantagem de uma agência sobre uma equipe interna é o custo — afinal, o valor que uma agência irá cobrar de sua empresa é bem menor do que o investimento total para montar uma equipe de marketing.

Uma agência já possui todos os softwares e ferramentas necessárias para realizar a produção e a gestão de todas as ações de marketing de sua empresa. Além disso, existem profissionais especializados no assunto para mensurar todos os resultados obtidos por meio da emissão de relatórios mensais sobre suas atividades.

Outro ponto a favor da contratação de uma agência é o alto nível de atualização técnica e de tendências que os profissionais de uma agência possuem, pois eles vivem e respiram o marketing digital. Como esse é um meio que está em constante transformação, é fundamental contar com uma equipe que se atualize diariamente sobre novas técnicas e tendências, possibilitando que a sua empresa se destaque dos concorrentes.

Mais uma grande vantagem de contratar uma agência de marketing digital é a possibilidade de aumentar ou reduzir o valor do contrato de acordo com as demandas de sua empresa, o que é muito mais complicado de se fazer em uma equipe interna. Muitas vezes, você precisará de um determinado serviço apenas temporariamente, e uma agência poderá realizá-lo por um valor menor do que a contratação de um profissional específico para isso.

Mas nem tudo são flores. Muitas vezes, pode levar um tempo para a agência compreender a fundo a filosofia da empresa, o que demanda um período de adaptação um pouco maior do que uma equipe interna que vive o dia a dia da empresa.

Outra situação é a necessidade de se marcar reuniões sempre com antecedência. Tudo deverá ser planejado com antecedência, e a requisição de ajustes ou outros tipos de informação terá um prazo para ser atendida.

Qual é o melhor para a minha empresa?

Para responder a essa pergunta com precisão, precisaríamos conhecer a sua empresa e entender os seus objetivos, mas existem alguns fatores que ajudarão você a escolher uma dessas opções com mais segurança.

O primeiro passo é levantar quais são as suas reais necessidades. Afinal, sem saber o que é preciso resolver, não é possível identificar a melhor solução. O segundo passo é avaliar qual é o valor disponível para ser investido no marketing de sua empresa. Esse é, sem dúvidas, um dos fatores de maior peso na decisão entre contratar uma agência ou uma equipe de marketing interna.

Depois, avalie o tempo que você tem para iniciar as suas atividades de marketing. Uma agência irá desenvolver um planejamento estratégico completo antes de começar a trabalhar, pois trata-se de um contrato de prestação de serviços. Já uma equipe interna poderá iniciar suas atividades imediatamente e, paralelamente a isso, desenvolver o planejamento.

Você deverá avaliar ainda a disponibilidade de profissionais devidamente capacitados no mercado antes de montar uma equipe interna, problema que não existe ao contratar uma agência de marketing: ela já conta com esses profissionais, o que elimina o tempo gasto com entrevistas e contratações.

Jamais contrate profissionais com pouca ou nenhuma experiência. Deixar a imagem de sua empresa com o “sobrinho que mexe no Photoshop” ou com a “mocinha que sabe mexer no Facebook” pode trazer danos permanentes à imagem de sua empresa. Independentemente de sua escolha, procure por agências sérias e profissionais especializados!

Se ainda restou alguma dúvida entre montar uma equipe de marketing ou contratar uma agência, entre em contato conosco: nossos consultores estão preparados para ajudar você a escolher a melhor opção para a sua empresa!

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