• Blog
  • Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

E-book guia prático de design para alavancar sua estratégia digital - 02Powered by Rock Convert

Se você é empresário e deseja investir no crescimento do seu negócio, provavelmente já sabe que ter presença estratégica na internet é uma obrigação. Mas você sabia que existem vários tipos de site, e que fazer a escolha correta é fundamental para o sucesso do seu empreendimento?

Optar por um determinado tipo de site sem conhecimento prévio é algo bastante arriscado, pois pode frustrar suas expectativas ou piorar a situação do seu negócio. Neste artigo, mostraremos quais são os principais tipos de site para ajudar você a decidir qual é o melhor para o seu negócio.

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Quais são os principais tipos de site?

Site institucional

Os sites institucionais servem para imprimir a sua marca no mundo digital de maneira clara e objetiva. Eles são muito utilizados pela maioria das empresas, que geralmente desejam apenas manter presença na internet de forma profissional e criar uma identidade nesse meio.

O design do site institucional é bastante simples, objetivo e funcional — nada de excesso de páginas ou visão poluída. Esse tipo de site tem finalidades bastante consistentes, como:

  • apresentar sua empresa no ambiente online;
  • apresentar as propostas da empresa para clientes em potencial;
  • exibir serviços e produtos;
  • mostrar produtos/soluções disponibilizados.

Embora o site institucional tenha essas características mais específicas, ele permite trabalhar várias estratégias de marketing em mídias sociais, marketing de conteúdo ou links patrocinados, por exemplo.

Site One Page

Esse é um dos tipos de site mais indicados para quem está começando um negócio e possui poucos arquivos para apresentar. Como o próprio nome já sugere, o conceito dessa plataforma consiste na criação de layouts de somente uma página.

A parte principal da estrutura do site é mantido em uma página com a presença de um menu. Quando os visitantes clicam nesse menu e escolhem uma opção, a página se desloca de forma suave para a seção pretendida.

Geralmente, as interfaces dos sites One Page são muito atraentes, rápidas e organizadas, mas não é indicado colocar muitos arquivos nesse tipo de site para não deixá-lo muito carregado. Opte por um layout interessante e agradável visualmente — assim, esse modelo de site poderá ser bem útil para os propósitos da sua empresa.

E-commerce (loja virtual)

Também conhecido como loja virtual ou site de vendas, o e-commerce é uma interface criada especialmente para a realização de vendas virtuais. Se você pretende ter um comércio eletrônico, portanto, esse modelo de plataforma sem dúvidas é a melhor opção.

Existem dois tipos básicos de e-commerce:

  • B2B Business to Business: para venda entre empresas (fábricas e indústrias que revendem seus produtos para outras empresas);
  • B2C Busness to Consumer: para empresas venderem diretamente para seus consumidores.

Conheça algumas vantagens gerais do modelo:

  • redução de custos, tanto para consumidores quanto para a empresa;
  • atendimento eletrônico especializado;
  • praticidade na hora da compra;
  • comodidade para entrega e recebimento de produtos;
  • tranquilidade para escolher produtos por parte dos consumidores;
  • menos tempo gasto na realização da compra.

Para quem deseja ter uma loja virtual, é válido frisar que apesar de ser altamente lucrativo, criar um e-commerce não é algo simples. Antes de investir nesse modelo, portanto, procure ajuda de uma empresa capacitada. Assim, você não correrá o risco de perder seu investimento.

Hot Site

Muito conhecido como micro site, o Hot Site é bastante usado para a realização de campanhas temporárias. Por se tratar de uma página que possui tempo determinado para permanecer no ar, ela é utilizada principalmente para fazer lançamentos de eventos, serviços ou produtos.

Calendário de Datas Comemorativas 2019 - 2Powered by Rock Convert

Uma empresa que deseja vender um curso ou divulgar um evento, por exemplo, pode criar um Hot Site apenas durante um tempo específico. O modelo também pode ser criado como estratégia de marketing para aumentar o tráfego para o seu site principal, desativando-o depois sem problema algum.

Blogs

Sem dúvidas, o blog é o tipo mais utilizado por empreendedores que desejam intensificar suas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

O blog funciona como uma excelente ferramenta para aumentar o número de leads, promover produtos ou serviços e fazer uma interface com o site da empresa ou outros canais online — como redes sociais, por exemplo.

Grande parte das empresas conta com um blog corporativo para interagir melhor com seu público-alvo, disponibilizando conteúdos relevantes com o objetivo de educá-los e guiá-los durante a sua jornada de compra.

Portal

Os portais não são sites muito grandes, mas todo conteúdo criado e oferecido por meio deles é 100% segmentado. Trata-se dos conhecidos conteúdos verticais.

Um portal conta com várias ferramentas capazes de construir e estreitar relacionamentos entre o produtor dos conteúdos e seus consumidores. Um exemplo dessas funcionalidades são os fóruns de discussão, pesquisas online e chats.

A interação entre pessoas nesses ambientes é muito proveitosa para as empresas, pois as equipes podem compreender melhor os problemas desses possíveis clientes e encontrar soluções mais eficientes para resolvê-las.

Os portais podem abranger vários serviços, além de notícias, jogos, criação de e-mails e muito mais. Para criar e gerir um portal, porém, é fundamental contar com ajuda profissional desde o início do processo.

Por que devo investir em um site para minha empresa?

Até algum tempo atrás, você poderia vender bem e lidar com a forte concorrência do mercado sem apostar em marketing digital. Contudo, após a expansão da internet — fator que influenciou bastante o comportamento de compra do consumidor —, só consegue sobreviver quem busca novas estratégias e consegue colocá-las em prática meio online.

Sabemos que não é pequeno o grupo de empreendedores que têm enfrentado dificuldades por conta do cenário econômico brasileiro, que continua em crise. Entre as maiores dificuldades, destaca-se a queda nas vendas e, consequentemente, a desaceleração do crescimento do negócio.

Nesse momento crítico, a única luz no fim do túnel é buscar soluções na internet — ou melhor, encontrar meios de divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas possível. Nesse caso, o site se torna a ferramenta principal para cumprir esse objetivo.

Mas afinal, qual é o site ideal para o meu negócio?

Depois de entender que o seu negócio precisa de um site e conhecer os vários modelos existentes, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção para a sua empresa, não é mesmo? Bem, o site ideal será aquele que melhor corresponda aos objetivos do seu negócio. O importante é que ele tenha todos os recursos que precisa para atender bem os seus clientes, oferecendo uma experiência intuitiva, agradável e de fácil usabilidade.

Uma forma de descobrir qual é o melhor tipo de site para o seu empreendimento é buscando ajuda especializada de uma empresa de comunicação e marketing. Somente uma equipe capacitada e com experiência de mercado poderá avaliar o seu negócio de perto, fornecendo insights precisos para criar o site perfeito.

E aí, está decidido a criar um mega site para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para o seu negócio!

E-book guia prático de design para alavancar sua estratégia digital - 01Powered by Rock Convert