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Será que minha empresa precisa estar na Internet?

Será que minha empresa precisa estar na Internet?
Será que minha empresa precisa estar na Internet?

Uma pesquisa divulgada pelo portal Agência Brasil revelou que o país já conta com 152 milhões de pessoas com acesso à Internet. Para se ter ideia, isso representa 81% da população maior que 10 anos.

Além disso, grande parte dos usuários já utilizam a Web como início de qualquer pesquisa que precisem fazer.

Se você está lendo este post, por exemplo, provavelmente compõe essa estatística. Se a empresa precisa estar na Internet?

Essa parece ser uma pergunta já respondida diante dos dados crescentes de acesso à rede de computadores. Apesar disso, é natural que muitos empreendedores tenham dúvidas, não só sobre a necessidade da presença online como também sobre como fazê-lo da melhor forma.

Pensando nisso, elencamos alguns tópicos importantes sobre o tema. Acompanhe o conteúdo e tire todas as dúvidas que ainda possa ter sobre o assunto!

Quais são as vantagens da presença online?

Como visto, uma parcela significativa do seu público já está ligado no mundo digital e utiliza as ferramentas online para pesquisar novos produtos e serviços.

Desse modo, manter um bom posicionamento da marca em diversos canais permite não só acessar este público potencial como também melhorar serviços, aprimorar o relacionamento com o cliente e acompanhar tendências que trazem diferencial competitivo.

Entenda melhor as vantagens!

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Ser facilmente encontrado

A comodidade de encontrar produtos e serviços utilizando recursos online tem feito muitos negócios ampliarem os seus canais de comunicação e pontos de contato com o consumidor.

Seja por meio de sites e blogs institucionais, seja pelas redes sociais, trata-se de uma estratégia fundamental para aqueles que buscam destaque no mercado.

Vale lembrar que existem diversas maneiras de otimizar e ordenar as informações nos canais de busca, de modo que o seu negócio seja sugerido como um dos primeiros tópicos sempre que o cliente buscar informações compatíveis com o seu nicho de atuação.

Melhorar o relacionamento com o público

Outra grande vantagem é a possibilidade de tornar o relacionamento com os clientes mais estreito. Os canais digitais, afinal, permitem tirar dúvidas, receber feedbacks e chamados do cliente em apenas alguns cliques.

Isso, por sua vez, viabiliza a construção de uma boa reputação do negócio, baseada no atendimento de excelência e na confiança de que toda questão pode ser resolvida com facilidade.

É importante destacar, no entanto, a necessidade de ter um bom suporte para perceber resultados. Em outras palavras, contar com boas soluções tecnológicas e ter uma equipe preparada para atender nesses canais é indispensável.

Otimizar processos

Por fim, quando a pergunta é se a empresa precisa estar na internet, a otimização de processos também aparece como vantagem. A presença online permite elaborar catálogos, cardápios e outras informações básicas que facilitam a vida do consumidor.

Isso sem contar que, especialmente para novos negócios, o acesso aos canais ainda permite coletar dados do cliente, suas preferências e seu comportamento que servem de parâmetro para a elaboração de estratégias de marketing e vendas.

Não é por acaso que grandes empresas têm os dados como valiosos para melhorar seus processos e mapear a jornada do cliente que mais traz resultados.

Mas, afinal, como ter presença online?

Passada essa fase inicial de questionamento se a empresa precisa estar na internet, é importante ter consciência da necessidade de se planejar. É preciso, afinal, pensar na estrutura online que será construída e nos detalhes que fazem ou não sentido para o negócio.

Por exemplo, de acordo com a faixa etária do público-alvo, algumas redes sociais podem ser estratégicas, enquanto outras podem não apresentar resultados. Do mesmo modo, a identidade visual deve ser pensada de acordo com o perfil do cliente ideal.

São muitos os detalhes que precisam ser alinhados junto com as equipes de suporte, marketing e vendas. Por outro lado, é importante ter como pilar a construção de um site institucional.

Este é o canal em que os clientes costumam se sentir mais seguros.

O site oficial também passa credibilidade e seriedade para a empresa, além de ser capaz de centralizar as informações e proporcionar uma experiência completa para os clientes. Neste canal, você ainda pode inserir ícones e links para as redes sociais, ambientes em que o público pode contar com atualizações diárias.

Dicas para alavancar o seu negócio

Para além das dicas já mencionadas, algumas estratégias podem ajudar a conseguir o melhor alcance, atribuir credibilidade e reconhecimento à marca e conquistar mais clientes.

Entre elas, cabe destacar:

  • construir autoridade no mercado aplicando marketing de conteúdo;
  • adotar estratégias de otimização para mecanismos de busca;
  • oferecer informações completas sobre o seu negócio;
  • automatizar o atendimento e a distribuição de e-mails;
  • atualizar os canais sobre novidades e lançamentos;
  • registrar e responder nos canais as perguntas mais frequentes;
  • se viável, permitir a aquisição de produtos e serviços online;
  • acompanhar métricas e relatórios sobre o desempenho;
  • reforçar a identidade visual em todas as entregas;
  • investir em tráfego pago e anúncios online nas redes.

Para que todas as suas estratégias tenham sucesso, no entanto, contar com boas parcerias é fundamental. Afinal, no início, é natural que os gestores tenham dúvidas sobre as melhores práticas e por onde começar a construir uma presença digital efetiva.

Nesse sentido, a Via pode ser a sua melhor aliada. Com uma equipe especializada e profissionais experientes na área, a agência trabalha em conjunto com os negócios para garantir a melhor jornada do cliente.

Desde a atração até a conversão, a Via busca construir estratégias personalizadas que não se restringem à construção de sites atrativos, mas passam também pelo planejamento estratégico, pela automação de marketing e vendas, etc.

O comportamento do consumidor tem se transformado nos últimos anos. Com a democratização do acesso à Internet e a adoção de ferramentas de busca para encontrar produtos e serviços, não há dúvidas de que a empresa precisa estar na Internet.

Para alcançar o reconhecimento da marca, construir uma boa jornada do cliente e se destacar diante da concorrência, entretanto, contar com boas parcerias é passo indispensável.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância da presença online, não deixe de conferir as soluções da Via para o seu negócio!

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