Será que minha empresa precisa estar na Internet?
Uma pesquisa divulgada pelo portal Agência Brasil revelou que o país já conta com 152 milhões de pessoas com acesso à Internet. Para se ter ideia, isso representa 81% da população maior que 10 anos.
Além disso, grande parte dos usuários já utilizam a Web como início de qualquer pesquisa que precisem fazer.
Se você está lendo este post, por exemplo, provavelmente compõe essa estatística. Se a empresa precisa estar na Internet?
Essa parece ser uma pergunta já respondida diante dos dados crescentes de acesso à rede de computadores. Apesar disso, é natural que muitos empreendedores tenham dúvidas, não só sobre a necessidade da presença online como também sobre como fazê-lo da melhor forma.
Pensando nisso, elencamos alguns tópicos importantes sobre o tema. Acompanhe o conteúdo e tire todas as dúvidas que ainda possa ter sobre o assunto!
Neste artigo, falaremos sobre:
Quais são as vantagens da presença online?
Como visto, uma parcela significativa do seu público já está ligado no mundo digital e utiliza as ferramentas online para pesquisar novos produtos e serviços.
Desse modo, manter um bom posicionamento da marca em diversos canais permite não só acessar este público potencial como também melhorar serviços, aprimorar o relacionamento com o cliente e acompanhar tendências que trazem diferencial competitivo.
Entenda melhor as vantagens!
Ser facilmente encontrado
A comodidade de encontrar produtos e serviços utilizando recursos online tem feito muitos negócios ampliarem os seus canais de comunicação e pontos de contato com o consumidor.
Seja por meio de sites e blogs institucionais, seja pelas redes sociais, trata-se de uma estratégia fundamental para aqueles que buscam destaque no mercado.
Vale lembrar que existem diversas maneiras de otimizar e ordenar as informações nos canais de busca, de modo que o seu negócio seja sugerido como um dos primeiros tópicos sempre que o cliente buscar informações compatíveis com o seu nicho de atuação.
Melhorar o relacionamento com o público
Outra grande vantagem é a possibilidade de tornar o relacionamento com os clientes mais estreito. Os canais digitais, afinal, permitem tirar dúvidas, receber feedbacks e chamados do cliente em apenas alguns cliques.
Isso, por sua vez, viabiliza a construção de uma boa reputação do negócio, baseada no atendimento de excelência e na confiança de que toda questão pode ser resolvida com facilidade.
É importante destacar, no entanto, a necessidade de ter um bom suporte para perceber resultados. Em outras palavras, contar com boas soluções tecnológicas e ter uma equipe preparada para atender nesses canais é indispensável.
Otimizar processos
Por fim, quando a pergunta é se a empresa precisa estar na internet, a otimização de processos também aparece como vantagem. A presença online permite elaborar catálogos, cardápios e outras informações básicas que facilitam a vida do consumidor.
Isso sem contar que, especialmente para novos negócios, o acesso aos canais ainda permite coletar dados do cliente, suas preferências e seu comportamento que servem de parâmetro para a elaboração de estratégias de marketing e vendas.
Não é por acaso que grandes empresas têm os dados como valiosos para melhorar seus processos e mapear a jornada do cliente que mais traz resultados.
Mas, afinal, como ter presença online?
Passada essa fase inicial de questionamento se a empresa precisa estar na internet, é importante ter consciência da necessidade de se planejar. É preciso, afinal, pensar na estrutura online que será construída e nos detalhes que fazem ou não sentido para o negócio.
Por exemplo, de acordo com a faixa etária do público-alvo, algumas redes sociais podem ser estratégicas, enquanto outras podem não apresentar resultados. Do mesmo modo, a identidade visual deve ser pensada de acordo com o perfil do cliente ideal.
São muitos os detalhes que precisam ser alinhados junto com as equipes de suporte, marketing e vendas. Por outro lado, é importante ter como pilar a construção de um site institucional.
Este é o canal em que os clientes costumam se sentir mais seguros.
O site oficial também passa credibilidade e seriedade para a empresa, além de ser capaz de centralizar as informações e proporcionar uma experiência completa para os clientes. Neste canal, você ainda pode inserir ícones e links para as redes sociais, ambientes em que o público pode contar com atualizações diárias.
Dicas para alavancar o seu negócio
Para além das dicas já mencionadas, algumas estratégias podem ajudar a conseguir o melhor alcance, atribuir credibilidade e reconhecimento à marca e conquistar mais clientes.
Entre elas, cabe destacar:
- construir autoridade no mercado aplicando marketing de conteúdo;
- adotar estratégias de otimização para mecanismos de busca;
- oferecer informações completas sobre o seu negócio;
- automatizar o atendimento e a distribuição de e-mails;
- atualizar os canais sobre novidades e lançamentos;
- registrar e responder nos canais as perguntas mais frequentes;
- se viável, permitir a aquisição de produtos e serviços online;
- acompanhar métricas e relatórios sobre o desempenho;
- reforçar a identidade visual em todas as entregas;
- investir em tráfego pago e anúncios online nas redes.
Para que todas as suas estratégias tenham sucesso, no entanto, contar com boas parcerias é fundamental. Afinal, no início, é natural que os gestores tenham dúvidas sobre as melhores práticas e por onde começar a construir uma presença digital efetiva.
Nesse sentido, a Via pode ser a sua melhor aliada. Com uma equipe especializada e profissionais experientes na área, a agência trabalha em conjunto com os negócios para garantir a melhor jornada do cliente.
Desde a atração até a conversão, a Via busca construir estratégias personalizadas que não se restringem à construção de sites atrativos, mas passam também pelo planejamento estratégico, pela automação de marketing e vendas, etc.
O comportamento do consumidor tem se transformado nos últimos anos. Com a democratização do acesso à Internet e a adoção de ferramentas de busca para encontrar produtos e serviços, não há dúvidas de que a empresa precisa estar na Internet.
Para alcançar o reconhecimento da marca, construir uma boa jornada do cliente e se destacar diante da concorrência, entretanto, contar com boas parcerias é passo indispensável.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância da presença online, não deixe de conferir as soluções da Via para o seu negócio!