Acesse o conteúdo

E-mail marketing para clientes inativos: 6 dicas antes de fazer essa prática!

E-mail marketing para clientes inativos: 6 dicas antes de fazer essa prática!
E-mail marketing para clientes inativos: 6 dicas antes de fazer essa prática!

Você sabia que é muito mais vantajoso — e lucrativo — trabalhar com clientes que já fizeram parte da sua carteira ativa? Porém, o que a maioria dos gestores não sabe é que é possível trabalhar em ações específicas de e-mail marketing para clientes inativos.

Ao adotar estratégias para chamar a atenção desse público, você vai conseguir reter um maior de número de pessoas na sua carteira e, consequentemente, aumentar as suas vendas os resultados do negócio. E isso representa um grande diferencial competitivo, contribuindo para chamar a atenção no mercado.

Ficou interessado no assunto? Neste post, vamos apresentar 6 dicas de como o e-mail marketing pode ser trabalhado em uma estratégia para alcançar os seus clientes inativos. Continue a leitura e confira!

Confira 6 dicas para recuperar clientes inativos com e-mail marketing

Existem diversos motivos para que uma pessoa deixe de comprar em uma loja, sendo a falta de acompanhamento a principal causa desse distanciamento.

Seja qual for a razão para que um cliente tenha se tornado inativo, o e-mail marketing deve ser encarado como um valioso aliado para sua recuperação. Acompanhe, a seguir, as melhores dicas para alcançar esse objetivo!

  1. Segmente os seus contratos

    Nossa primeira dica é juntar as informações dos seus contatos inativos e segmentar o que reunir, visando tornar a comunicação via e-mail mais pessoal e positiva. Isso é muito importante, pois uma campanha com base no comportamento e preferências do destinatário é sempre bem-vinda.

    Outro ponto necessário é verificar quem é esse lead e por que ele se tornou um cliente inativo, de modo a evitar que os problemas permaneçam. Além disso, não é com uma mensagem em massa que você retomará o contato com alguém inativo. Portanto, ao pensar em sua estratégia, lembre-se de considerar tudo o que você sabe sobre cada contato.

  2. Crie vantagens e ofertas exclusivas

    Após segmentar os contatos e ver quem são os clientes inativos, é hora de iniciar algumas ofertas exclusivas. Uma boa proposta é capaz de despertar a atenção e fazer o cliente voltar a ter um relacionamento com o seu negócio.

    Lembre-se de que o cliente não precisa fechar um negócio de imediato. O fato dele voltar a interagir com a sua marca já é um bom sinal. Quando uma pessoa responde os contatos, é possível que ela mostre interesse pelo produto ou serviço da empresa.

    Conteúdos como um webinar, e-book ou até mesmo uma planilha, disponibilizados gratuitamente, podem ser ofertados por e-mail e despertar a vontade desse público em específico.

  3. Crie um assunto atrativo para o e-mail

    Uma situação bastante comum são empresas que desenvolvem um ótimo material para seu público, que acabam sendo deixados de lado e não atingem o objetivo proposto. E o principal motivo para isso é o assunto do e-mail, que não é atrativo o suficiente.

    Pois saiba que de nada adianta ter uma oferta incrível em seu e-mail marketing se o assunto da mensagem não despertar o interesse das pessoas. Portanto, crie um assunto irresistível, de modo que os clientes inativos não precisem pensar duas vezes para acessar o e-mail.

    No entanto, cuidado para não exagerar. Repetições de palavras, uso de pontuação em excesso e expressões como “compre agora” ou “grande oferta” são orientações importantes a serem seguidas.

  4. Invista em um fluxo de e-mails personalizados

    É possível que uma única mensagem para um cliente inativo não seja o suficiente para reativar ou estimular uma reconexão com a sua marca. Por conta disso, a criação de um fluxo de e-mails é o ideal.

    Existem diversas ferramentas e aplicativos de automatização de mensagens, que proporcionam um controle dos inativos. Uma estratégia bem-pensada e personalizada de marketing é uma boa pedida para não haver sobrecarga em sua equipe.

  5. Automatize o disparo de e-mail marketing

    automação de mensagens via e-mail pode otimizar o tempo de trabalho e permite a realização de estratégias por completo junto da sua equipe. Um benefício bem bacana e, de certo modo, fácil de ser aplicado.

    Muitos negócios já empregam o sistema de automação e, com isso, é possível liberar espaço nas agendas para pensar em ações estratégicas. Isso contribui para potencializar o serviço como um todo, pois a atenção aos consumidores é a melhor e mais direcionada possível.

  6. Invista em gatilhos mentais

    Quando uma pessoa se identifica com um produto, as chances de que ela feche o negócio são bastante altas, não é mesmo? Por isso, outra dica para recuperar clientes inativos é usar gatilhos mentais no e-mail marketing.

    Um gatilho mental é como uma luz que se acende no cérebro, fazendo com que a pessoa tome uma atitude mais rapidamente. Há diversos tipos de gatilho, como o de pertencimento, urgência, compromisso, escassez e reciprocidade, por exemplo.

    Na estratégia de e-mail marketing, um dos gatilhos mais valiosos é o de pertencimento. Oferecendo um desconto exclusivo ou brindes, por exemplo, será mais fácil recuperar o consumidor que deixou de comprar na sua empresa.

Saiba como contratar uma empresa especialista em e-mail marketing

Depois de conferir as nossas dicas, agora você já sabe como o e-mail marketing pode fazer a diferença na sua empresa para recuperar clientes inativos, não é mesmo?

Nesse momento, é comum ficar em dúvida sobre como chegar à melhor empresa para gerir sua estratégia. Veja nossas dicas para fazer uma boa escolha:

  • faça pesquisas na internet e peça indicações de quem já contratou esse tipo de serviço;
  • ao encontrar possíveis candidatos, explore o conteúdo produzido por eles, observando se os materiais são de qualidade e trazem novidades de mercado;
  • não se esqueça também de comparar preços, avaliando todos os elementos das propostas apresentadas, desde o serviço a ser prestado até os resultados prometidos;
  • pesquise os comentários de outros clientes nas redes sociais e converse com pessoas que já fizeram negócio com ela;
  • ao entrar em contato com uma empresa, faça todas as perguntas que precisa e veja se ele é capaz de atender suas necessidades.

Sabia que a Via Agência Digital é especialista em e-mail marketing? A agência se destaca no mercado com serviços otimizados de automação de e-mails e marketing em geral e conta com uma equipe experiente. Com isso, você vai receber todo o suporte que precisa para alcançar seus clientes inativos e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quer saber mais sobre estratégias de e-mail marketing para clientes inativos? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas no assunto.

Não tem retorno mais rápido do que Publicidade Online. Então não perca tempo!

Vamos conversar →
Modelo CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *