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Boas maneiras: o que sua empresa deve evitar fazer nas redes sociais?

Boas maneiras: o que sua empresa deve evitar fazer nas redes sociais?

Já não é novidade para ninguém que investir no trabalho de uma empresa nas redes sociais é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Isso porque nós, usuários dessas plataformas, utilizamos mídias como Facebook e Instagram para compartilhar momentos de nossas vidas — em especial sobre aquilo que pensamos, fazemos e, adivinhe só, consumimos.

Acontece que manter essa presença ativa e de forma eficiente não é assim um trabalho tão simples. Muitas marcas entram nas redes acreditando em um modelo de atuação e percebem que, por menor que sejam, existem erros que podem minar sua estratégia.

Por esse motivo, separamos 5 erros que você não pode cometer com sua empresa nas redes sociais. Confira!

1. Não fazer o mínimo de planejamento

Como falamos ali no começo, manter uma presença de marca nas redes sociais é um trabalho que faz parte da estratégia de marketing da empresa. Não faz o menor sentido investir tempo e dinheiro nisso sem saber ao certo o que se quer atingir com essa iniciativa.

Vale lembrar que esse plano não deve prever apenas o objetivo e as ações para atingi-lo, mas também qual a personalidade que a empresa vai assumir.

2. Falar apenas da própria marca

Facebook e Instagram existem para serem sociais. Isso significa que as pessoas não acessam essas redes para interagirem somente com sua marca. Elas fazem isso para ficarem informadas, verem as fotos do churrasco do fim de semana, ou mesmo o vídeo ao vivo do aniversário de um ano do sobrinho.

Se você quiser manter um trabalho eficiente da sua empresa nas redes sociais, evite falar apenas dos seus produtos e novidades. Torne sua marca um ser social e invista para participar das conversas que as pessoas já mantêm na rede.

3. Apagar ou ignorar comentários de clientes

Nem tudo são flores nas redes sociais, em especial se você tiver um cliente irritado que resolve gritar aos quatro ventos o quanto odeia sua marca. Você pode até pensar que isso não vai acontecer com seu negócio, mas não se iluda. Pode acontecer com qualquer um.

O erro, no entanto, não é permitir que aconteça, mas sim ignorar os comentários negativos e reclamações — deixar de respondê-los ou simplesmente apagá-los.

Todo cliente insatisfeito que faz isso precisa de atenção e uma solução para seus problemas, mesmo que ele esteja errado.

4. Não manter uma regularidade nas publicações

As redes sociais, assim como qualquer canal de comunicação e conteúdo on-line, exigem atenção para um ponto fundamental por parte do produtor de conteúdo: periodicidade.

Isso quer dizer que você não pode postar apenas quando tiver vontade, deixando de manter um padrão de regularidade nas publicações.

Periodicidade nos conteúdos é o que vai educar seus seguidores, clientes e prospects sobre o posicionamento da sua empresa na rede.

Empresas que abandonam seus canais digitais transmitem a imagem de um negócio desorganizado e despreocupado com a qualidade do que é oferecido.

5. Não interagir com as pessoas

Por fim, se dissemos que regularidade é importante, que comentários negativos devem ser respondidos (em vez de excluídos), e que sua marca precisa ser social, faz todo sentido valorizarmos as interações entre a empresa e seu público.

Lembre-se que as mídias sociais existem para gerar relacionamento, e não há como fazer isso sem interagir com as pessoas.

Se pararmos para pensar na eficácia de uma estratégia de marketing digital que inclua as redes sociais, vai ficar evidente que esses 5 erros devem ser evitados. Pode parecer complexo no começo, mas se você conseguir investir nesses pontos, o resultado do esforço será muito mais satisfatório.

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