• Banner Posts

Como saber se está na hora de reformular o seu site

Como saber se está na hora de reformular o seu site

Seu site não tem notícias ou informações novas há mais de uma semana? As informações básicas de serviço, como endereço, telefone e e-mail da empresa, estão escondidas ou leva-se alguns minutos para encontrá-las? A aparência da capa é “dura” e sempre a mesma, todos os dias? Esse são alguns sinais de que está na hora de reformular o seu site.

Assim como as empresas precisam evoluir com o tempo para se manterem vivas no mercado, a mesma lógica serve também para um site. Foi-se a época em que, para ser visto e ser lembrado, bastava apenas ter uma página simples disposta na internet, para marcar presença. Hoje, esta fórmula está ultrapassada. Um site esquecido, com pouca ou nenhuma atualização, traz exatamente o efeito contrário, ou seja, a imagem da empresa fica totalmente prejudicada, passando a mensagem de desatualizada, atrasada ou parada no tempo.

Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de perceber para quem não lida com isso no dia a dia. Reformular um site que já está no “ar” é como começar tudo do zero: é preciso pensar na funcionalidade, navegação, usabilidade/facilidade e na rapidez. Sem contar que devem ser levados em consideração o que há de mais atual, seja no layout, nos recursos, nos efeitos etc. Um belíssimo design ajuda a causar um impacto permanente.

Se você está com dúvidas, confira sete sintomas que indicam se já é hora de reformular o seu site:

1. Você tem dificuldades em atualizá-lo

Se a equipe de comunicação enfrenta problemas ao adicionar fotos, textos, vídeos, ou outras informações necessárias para a atualização do site, fique atento: ele já está defasado.

2. O seu site é uma mistura de códigos aleatórios

Você contratou um designer que programou o seu site. Um bug apareceu, e você contratou alguém diferente para consertá-lo. O tempo passou e o seu site precisou de um novo “remendo” no código. Se esse é o seu caso, talvez seja a hora de recomeçar do zero.

3. Existem links ou funções que não são mais utilizadas

Muitas vezes, ao criar um site, adicionamos uma função que é tendência no momento, mas que, depois, entra em desuso. As animações em flash e as músicas em auto-play são exemplos clássicos disso. Se o seu site ainda exibe algo do tipo, ou mesmo um link para uma rede social antiga, ou ainda um botão de compartilhamento que não funciona, avalie bem: este é o tipo de problema que afastam os usuários.

4. Não existe integração entre seu site e suas mídias sociais

A melhor forma de marcar território na web é estar presente nas redes sociais onde o público também está. E isso pode ser feito por meio de uma comunicação integrada entre todas as plataformas online oferecidas pela empresa na rede – incluindo, principalmente, o site, que costuma ser a origem de tudo. Se ele não conversa com os demais perfis sociais, definitivamente é hora de repensar sua presença digital.

5. Seu site não é otimizado para SEO

Muitos fatores ajudam a posicionar bem uma marca em buscadores. Em um site, uma série de fatores pode auxiliar nesse posicionamento como o tempo de resposta, o tempo de carregamento das páginas, as URLs amigáveis, etc. O seu site só tem a perder se o SEO não estiver bem estruturado.

6. Você nem lembra quando foi a sua última repaginação completa

Pode até soar óbvio, mas se você não lembra quando foi que reformulou o seu site pela última vez, é um sinal claro de que ele deve ser repensado imediatamente. Na verdade, tudo se resume a uma coisa: se você está começando a pensar que talvez seja a hora de reformá-lo, é porque esta hora já passou.

7. Você não utiliza a plataforma WordPress

Este pode não ser bem um sintoma, mas você já cogitou optar pelo WordPress? Esta plataforma de publicação é gratuita e fácil de usar e você consegue atualizar o site de qualquer lugar (até mesmo do celular). Ele ainda possui uma codificação e estrutura excelente para os motores de busca e, se você precisa de recursos avançados, pode facilmente adicioná-los por meio de plug-ins.

8. Seu site não é responsivo

Neste caso, recomendamos a leitura atenta do post Site responsivo agora é exigência. Está preparado? que publicamos semana passada.

E então, se identificou com algum dos pontos acima? Será que já não está na hora de reformular o seu site? Possui alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe conosco pelos comentários abaixo – será um prazer trocar uma ideia.

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.