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Como usar o design de conversão como estratégia para seu site?

Como usar o design de conversão como estratégia para seu site?
Como usar o design de conversão como estratégia para seu site?

O design de conversão, embora muitas vezes permaneça escondido nos bastidores, negligenciado por muitos, é uma ferramenta que merece mais destaque do que se imagina.

Sabemos que a beleza e o visual de um site são itens importantes, mas queremos ir um pouco além desse foco: mostrar o que realmente está por trás de um layout e a diferença de um bom design para potencializar suas estratégias de conversão.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!

O que é design de conversão?

Podemos dizer que o principal foco do design de conversão é influenciar na tomada de decisão do usuário, ou seja, impulsioná-lo a executar determinada ação planejada estrategicamente para convertê-lo.

Um bom design coopera para que seu site tenha boa usabilidade, visual atraente e excelente hierarquização de informações, garantindo uma ótima experiência ao usuário quando ele está navegando pelas suas páginas.

Por isso, antes de construir o seu site, é preciso entender algumas técnicas importantes de design para eliminar qualquer barreira que dificulte a interação entre o usuário e o conteúdo, conduzindo-o para a ação desejada o mais rapidamente possível.

Quais são as principais técnicas do design de conversão?

Conheça as principais técnicas de design que podem aumentar a taxa de conversão do seu site de forma bastante significativa.

  • Botões de Call to Action

    Os botões de Call to Action (CTA) têm o propósito de direcionar o usuário para a conversão. Por isso, eles têm um papel fundamental no design de qualquer site, seja para vender, captar um e-mail, assinar um formulário ou outro objetivo que se pretenda alcançar.

    Quanto mais atraentes e destacados eles forem, mais probabilidades têm de fazer com que o visitante os enxerguem, levando-o pelos vários estágios do funil de vendas — principalmente para a fase final de conversão.

  • Encapsulamento

    A técnica tem esse nome exatamente porque coloca os elementos em caixas (cápsulas) para dar uma ideia de que a pessoa está olhando através de um túnel. Isso faz com que ela foque exatamente naquilo que você quer, isto é, no CTA de conversão.

  • Contraste

    O contraste é uma das técnicas mais importantes em termos de design de conversão. Ele está diretamente relacionado a alguns aspectos psicológicos das pessoas — principalmente no que tange as cores e na forma como elas influenciam as percepções do usuário quando ele está navegando no site.

    As cores de cada CTA podem variar de acordo com a sensação que se deseja despertar, pois diferentes combinações de cores podem evocar diversas reações e emoções nos indivíduos.

    Geralmente os designers constroem o Call To Action em contraste com outros elementos da página para torná-lo mais chamativo e para que possa ser visualizado facilmente. Essa estratégia envolve não somente cores, mas formas, espaços e outros efeitos que ajudam a destacar os pontos mais importantes do site.

  • Direcionamento

    Direcionamento no design de conversão refere-se a certas indicações visuais que ajudam o usuário a enxergar mais rapidamente o CTA. Os principais elementos de direcionamento são as linhas de visão, as setas e os caminhos direcionais.

  • Minimalismo

    Minimalismo significa simplificar ao máximo a página, retirando qualquer item desnecessário que desvie a atenção do usuário para outro foco — a não ser aquele que o leve a executar a ação pretendida.

    A simplicidade é um dos pontos mais importantes quando se trata do design de um site. Um layout limpo é sempre mais agradável aos olhos e ajuda a eliminar qualquer distração que dificulte a conversão.

    Além do mais, para oferecer uma ótima experiência de navegação ao usuário é preciso se livrar do excesso e deixar apenas o necessário para que ele caminhe para o ponto de conversão de maneira objetiva e rápida.

  • Espaço em branco

    O espaço em branco é um layout bastante clean. É um espaço vazio que permite que os olhos visualizem facilmente o CTA de conversão — ou seja, o Call to Action está posicionado em um espaço livre e separado dos outros elementos na caixa.

    No caso do design de conversão, o objetivo de utilizar o espaço em branco é tornar tudo mais legível, escaneável e fazer com que o usuário preste atenção em uma única coisa em meio ao espaço vazio.

  • Layout em F

    De forma geral, as pessoas têm o mesmo comportamento ao navegar por um site. Quando entram em uma página, tendem a seguir determinado padrão de leitura: leem seguindo um esquema em F.

    Elas costumam olhar da esquerda para direita, sempre na parte superior da página. Em seguida, vão descendo o olhar, escaneando o conteúdo, de forma que visualizam menos o que está na parte inferior direita da tela.

    Logo, o design do seu site pode ser feito colocando os itens mais importantes — como o CTA — ao longo da página em forma de F, e os itens menos importante do lado com menos visibilidade — ou seja, o lado direito.

    Normalmente você tem até 8 segundos para prender a atenção de um usuário quando ele começa a navegar no seu site. Se não convertê-lo nesse tempo, você corre o risco de perdê-lo tão rapidamente como ele entrou.

    Para que isso não aconteça, siga estas dicas para potencializar ainda mais seu design de conversão:

    • utilize imagens atraentes;
    • coloque os títulos em destaque, mas de forma breve e direta;
    • tenha botões de inscrição visíveis, claros e simples;
    • use CTAs envolventes;
    • incorpore alguns recursos de multimídia atraentes, como vídeos, conteúdos relevantes, áudios etc.;
    • use pop-ups animados — mas sem exagero, apenas para chamar mais a atenção e não incomodar o visitante.

Como pudemos ver, o design de conversão é tão importante como qualquer outra estratégia de marketing. Por isso, se quiser otimizar ou criar seu website, o ideal é contratar uma agência especializada no desenvolvimento de sites com foco em conversão. Dessa maneira, o site da sua empresa terá páginas diferenciadas, com design de alta performance e excelente desempenho.

Gostou de saber que o design de conversão pode ser uma excelente estratégia para melhorar o seu site? Então entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

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