Acesse o conteúdo

14 dicas de design de sites de sucesso

14 dicas de design de sites de sucesso
14 dicas de design de sites de sucesso

Quando o assunto é design de site, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é o visual da página, ou seja, se o site é atraente. Mas saiba que o design vai muito além da aparência — hoje, ele é parte fundamental e estratégica na hora de projetar um site profissional.

É claro que os aspectos visuais têm grande importância, pois um bom design transmite profissionalismo e credibilidade. Contudo, não podemos esquecer que o design também é responsável pela experiência do usuário com a interface desenvolvida por meio de aspectos funcionais, afetivos e comportamentais.

Portanto, investir em um site com design atrativo e funcional é fundamental para que a sua empresa se destaque de forma sólida no meio digital, transmitindo sua mensagem de maneira coerente e efetiva.

Proporcionar uma boa experiência de navegação é fundamental para conseguir melhores resultados com seu site. E isso só é possível se o designer buscar se profissionalizar constantemente e contar com uma agência confiável para melhorar os seus resultados. Para ajudá-lo nesse momento, listamos aqui 10 dicas importantes de design de sites. Vamos começar?

Quer saber como a Via pode te ajudar? Preparamos um guia completo para você Quer saber como a Via pode te ajudar? Preparamos um guia completo para você

  1. Lembre-se de que menos é mais

    Criado na Bauhaus, escola de artes fundada em 1919 na Alemanha, o conceito de “menos é mais” é muito importante até os dias de hoje, principalmente quando falamos de design de sites.

    O design de site deve priorizar o que é importante — ele precisa ser leve e de fácil interpretação, então evite um layout com muita distração, poluição visual, elementos e animações desnecessárias.

    Você tem apenas alguns segundos para cativar a atenção do usuário, então o mais recomendado é utilizar um layout clean, elegante, direto e objetivo. Além disso, mantenha o foco nos pontos importantes e relevantes do seu negócio, com páginas leves, elementos bem posicionados e uma navegação fluida.

  2. Atente-se à hierarquia da informação

    O planejamento é crucial para os projetos de design de sites, e organizar hierarquicamente todo o conteúdo que estará presente no site é parte desse processo. Em outras palavras, é preciso definir a inserção de cada elemento de acordo com sua ordem de importância.

    Para facilitar o entendimento, podemos exemplificar esse conceito utilizando o sumário de um livro. É no sumário que o leitor encontra os tópicos que são abordados na obra e, para que o conteúdo fique claro e faça sentido, é preciso que as informações estejam organizadas de forma coerente e hierarquizada.

    A hierarquia guiará o usuário durante a navegação em seu site. Por isso, ela deve ser pensada de forma estratégica, garantindo que as ações façam sentido e tenham um objetivo bem definido.

  3. Aplique a identidade visual da sua empresa

    Assim como em todos os outros pontos de contato da sua marca, você também deve aplicar a identidade visual da sua empresa no website. Lembre-se de que o sistema de identidade visual tem como principal objetivo criar uma unidade e uma padronização visual, o que facilita a comunicação e a fixação da marca por parte dos consumidores.

    Portanto, elementos como cores, tipografia, grafismos e o logotipo da sua empresa também devem estar presentes no seu site, criando um padrão visual consistente.

  4. Facilite a leitura

    O usuário precisa consumir o conteúdo textual do site de forma fácil e confortável. Assim, é preciso se atentar na hora de escolher as fontes dos textos.

    Normalmente, o ideal é definir uma família tipográfica padrão para utilizar em todo o website. Caso veja a necessidade em utilizar mais de uma fonte, aplique-a apenas para destacar algumas informações, como títulos ou citações.

    Dessa forma, o visual do texto fica mais limpo e padronizado, fator que melhora a leiturabilidade — ou seja, a facilidade com que o usuário consegue absorver todo o conteúdo textual.

  5. O design de site deve ser responsivo

    Um site responsivo é um site que possui um layout que se adapta perfeitamente ao tamanho e resolução da tela do usuário, reorganizando de forma automática o conteúdo e proporcionando uma melhor experiência de navegação, principalmente em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

    O design responsivo passou a ser uma obrigação para qualquer empresa que possui um site. Em 2014, a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, destacou que os smartphones ultrapassaram os PCs, tornando-se o aparelho preferido do brasileiro para acessar a internet.

    O próprio Google também anunciou que as buscas via dispositivos mobile já ultrapassaram as buscas via desktop, e que os sites responsivos vão ter prioridade nos resultados das buscas. Com base nisso, hoje é imprescindível que os projetos de design para websites contemplem o fator responsividade.

  6. Utilize imagens de qualidade no site

    Assim como a identidade, padronização visual, textos e outros elementos do site da sua empresa, as imagens precisam ser de extrema qualidade, pois desempenham um papel importante na hora de chamar a atenção e atrair os usuários para continuarem navegando no site.

    Nesse sentido, sempre utilize imagens relevantes para o público-alvo da sua empresa e, se possível, invista na contratação de um fotógrafo profissional para adquirir imagens originais, exclusivas e com alta qualidade. Caso isso não seja viável, você pode adquirir algumas imagens em bancos de imagens pagos.

    Como última opção, há diversos bancos de imagens gratuitos pela internet. O único porém é que a chance de mais sites utilizarem as mesmas imagens aumenta consideravelmente.

  7. Facilite a navegação

    Procure facilitar e simplificar ao máximo a navegação em seu website. Boas dicas para isso é criar um menu principal claro e objetivo, utilizar links de forma estratégica nos textos para complementar as informações e buscar indicar ao máximo o caminho que o usuário deve seguir.

    Se o site possuir um blog, ou então se tratar de uma loja virtual, é importantíssimo que as categorias e subcategorias estejam bem organizadas, de forma que as pessoas encontrem o que procuram de forma facilitada.

    E mais: busque instigar a curiosidade de quem estiver acessando o site e utilize “calls-to-action” (CTA), as chamadas para ação, seja em botões de ação com links ou no final dos textos para auxiliar o usuário na tomada de decisão. De forma bem resumida, não complique!

  8. Tenha um mecanismo de busca eficiente

    Um campo de busca ajuda os visitantes a encontrarem de forma mais prática o que estão procurando, pois, dependendo do que precisam, a informação pode não estar com tanto destaque. Assim, deixe o campo de busca bem visível em todo o site.

    Também é importante que os resultados das buscas apareçam bem organizados, portanto, cuide para que essa ferramenta, criada para ajudar e ser funcional, não atrapalhe ainda mais a navegação e a experiência no website.

  9. Cuidado com a quantidade de banners e anúncios

    Durante o desenvolvimento do design para websites, é importante atentar-se para não incluir banners e anúncios em excesso. Você já deve ter acessado algum site ou portal com uma infinidade de anúncios e banners de publicidade, não é mesmo? Ou pior, anúncios que ficam “pulando” na tela, ou abrindo novas abas no seu navegador, prejudicando muito a navegação.

    Situações como essas são desagradáveis para os usuários, pois “empurrar” ofertas definitivamente não é a melhor opção para o seu negócio. Dessa forma, priorize sempre um conteúdo de qualidade, inserindo os banners, escolhidos a dedo, somente em locais estratégicos do website para não prejudicar a navegação e nem incomodar os usuários.

  10. Facilite o contato com a sua empresa

    É importante que os visitantes do site encontrem facilmente as informações de contato da sua empresa. Para isso, é preciso ter no site uma página de contato completa, em que o link esteja presente no menu principal e que contemple todos os meios de contato que sua empresa oferece. Inclua também um formulário com poucos campos para o visitante preencher.

    Caso seu negócio ofereça orçamentos online, crie uma página exclusiva para isso, com um formulário mais extenso se for necessário. Você também pode utilizar o rodapé do site para inserir as principais formas de contato, como telefone e e-mail, pois dessa maneira os usuários podem encontrar essas informações em todas as páginas do site.

    Aproveite também para inserir links para as redes sociais em que sua marca está presente, ampliando as possibilidades de aproximação e conexão com os usuários.

  11. Adote ações para aumentar a velocidade do site

    Muitas vezes esquecida pelos empreendedores, a velocidade de carregamento das páginas deve ser uma prioridade no web design. Assim como o site precisa ser bonito e moderno, é essencial que ele também seja funcional. Caso a velocidade não seja observada, todos os pontos que compõe o website — como elementos textuais e ilustrações — podemos impactar negativamente a navegação do usuário.

    Nesse momento, as escolhas feitas para a página devem ser tomadas tendo como foco a experiência de navegação no site. Assim, ele deve rodar bem e carregar as páginas rapidamente em qualquer plataforma.

    A agilidade de websites também é um parâmetro de SEO que influencia diretamente no ranqueamento de motores de busca, como o Google. Caso a velocidade do site seja baixa, sem dúvida ele não marcará presença entre os primeiros resultados de uma busca.

  12. Use dicas visuais para chamar atenção

    Quando criadas de maneira estratégica, imagens e ilustrações que se destacam na tela têm muito mais chances de despertar a atenção do público. Por isso, outra dica de design de site é pensar no apelo visual de maneira cuidadosa.

    Para alcançar esse objetivo, é necessário mostrar informações relevantes de maneira mais didática possível no site, com conteúdos que mesclem tanto texto quanto imagem. A partir dessas dicas visuais, os usuários vão entender a mensagem transmitida facilmente e consumir o produto ou serviço de forma adequada, sem ser necessário receber muitas explicações para isso.

  13. Conecte os usuários aproveitando espaços vazios

    Se você está atento às tendências do mercado de marketing digital, provavelmente deve ter percebido que muitos sites têm deixado espaços em branco na página, como entre as seções ou nas laterais. Como você deve imaginar, isso não é por acaso.

    Inserir espaços no site sem qualquer tipo de imagens ou layout tem como finalidade levar o visitante a prestar atenção aos demais elementos presentes na página. Afinal, um grande número de elementos pode distrair o usuário, deixá-lo confuso ou fazer com que ele foque em algum ponto desnecessário.

    Se o seu site conta com grandes espaços vazios, tudo o que estiver na página se destacará. Assim, esse design minimalista faz com que as informações sejam posicionadas de modo a interessar o usuário.

  14. Conte com uma agência para otimizar o design de site

    Você também não pode se esquecer de contar com uma agência de marketing confiável e inovadora, capaz de ajudá-lo a criar estratégias eficientes e sites atrativos para o seu negócio. É o caso da Via Agência Digital, que está há 15 anos no mercado atuando na construção de experiências na web e guiando os clientes para atingir seus objetivos com tranquilidade.

    Como muitas empresas têm uma comunicação ineficaz, mostramos a elas a importância de um marketing claro e como é possível sair na frente dos concorrentes, além de ajudá-las a melhorar seus resultados a partir de mudanças efetivas em seu posicionamento online.

    Entre os principais diferenciais da Via está a qualidade no suporte, soluções para otimizar a experiência dos usuários e a expertise sobre diversos assuntos para ajudá-lo nas mais variadas frentes. Esses elementos podem fazer toda a diferença em sua rotina e proporcionar grandes ganhos quando o assunto é o marketing do negócio.

    Para finalizar, tenha em mente que você não está criando um site para você, mas sim, para o público-alvo da sua empresa. É com essas pessoas que ele deve conversar. Portanto, imagine-se no lugar desses usuários para analisar se as informações estão bem-dispostas e que não há barreiras na navegação.

    Uma boa opção é pedir para outras pessoas navegarem pelo site, inclusive pessoas que não tenham muita afinidade com os meios digitais, para verificar como elas interagem com a interface e com a disposição das informações contidas no site. Testes como esse ajudam a encontrar pontos cegos no site, que devem ser otimizados no projeto final.

    As tecnologias e as boas práticas na internet mudam constantemente, portanto, não hesite em firmar uma parceria sólida com uma empresa séria e qualificada para dar todo o suporte que for necessário, tanto no design de site quanto em sua manutenção e otimização contínua.

    Também é preciso sempre investir em sua formação profissional para ter o conhecimento certo para atingir os seus objetivos. Assim, é possível implantar melhorias de usabilidade, fazer correções e, acima de tudo, proporcionar para os visitantes uma experiência memorável.

Agora que você já conhece os principais conceitos de design para websites e a importância de contar com uma agência de qualidade, não deixe de entrar em contato com a Via — estamos sempre prontos para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Para isso, basta agendar uma conversa conosco!

Amplie o alcance de sua marca oferecendo maior
acessibilidade na web. 
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *