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Como o design de newsletter gera resultados para o seu negócio?

Como o design de newsletter gera resultados para o seu negócio?

Como o design de newsletter gera resultados para o seu negócio?

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Newsletters são ótimas ferramentas de contato com clientes, e o design de newsletter é o que faz toda a diferença na hora de tornar o seu conteúdo relevante e digno da atenção do público.

Todos sabemos como funciona: diariamente, uma enxurrada de e-mails promocionais, newsletters e afins lotam a nossa caixa de mensagens, e um e-mail precisa ter algo de especial para chamar a nossa atenção no meio de tanta informação. A newsletter, por si só, costuma ter essa força, já que é o público quem escolhe se deseja recebê-la ou não.

Porém, se a sua newsletter tem uma péssima diagramação, um design confuso e com aspecto de amador, é uma questão de (pouco) tempo até que as pessoas comecem a clicar no botão de cancelar a assinatura. O design é absolutamente fundamental para gerar uma boa experiência aos potenciais clientes e valor ao seu negócio, além de fortalecer o seu posicionamento digital. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe os próximos parágrafos!

Benefícios da newsletter

O propósito de uma newsletter é ser um e-mail informativo, de preferência que aborde um assunto ou área específica que tenha relação direta com o negócio da empresa que a produz. Ela não é um conteúdo puramente promocional e pode despertar o interesse de pessoas que estejam em diferentes níveis do funil de vendas. Por isso, a qualidade das suas informações é tão importante.

Se produzida com atenção ao conteúdo e ao design, a newsletter pode trazer uma série de benefícios ao seu negócio. Antes de mais nada, é uma maneira muito boa de manter o relacionamento constante com o seu público, criando e fortalecendo esses laços.

Além disso, uma newsletter bem-feita pode alavancar o reconhecimento da sua empresa como uma autoridade naquilo que faz, reforçando seu verdadeiro conhecimento e o comportamento empreendedor na área.

Vale pontuar que uma newsletter pode otimizar o investimento do seu negócio em comunicação e relacionamento, além de servir como um termômetro para a melhoria dos seus processos. Por isso, lembre-se de sempre avaliar as métricas!

Práticas para a criação de um bom design de newsletter

Muito além do conteúdo escrito que você cria para a sua newsletter, um bom design fará toda a diferença para conquistar e fidelizar os seus leitores.

Tenha certeza de que não adianta incluir informações com fundamento e um esforço de pesquisa por trás, caso o e-mail seja confuso e desagradável aos olhos. Seu cliente em potencial vai pular para o próximo sem pensar duas vezes! Por isso, existem alguns pontos e práticas que merecem a sua atenção na hora de criar a newsletter.

Invista em um preheader personalizado

Como a primeira coisa que o seu leitor visualiza quando abre a newsletter, um preheader (ou pré-cabeçalho) devidamente personalizado faz toda a diferença na apresentação do seu e-mail.

O seu principal objetivo é redirecionar a pessoa a outras plataformas de leitura, como um navegador Web, caso a newsletter não abra corretamente no inbox do e-mail. Isso é bem comum e acontece especialmente com imagens.

A dica é aproveitar esse espaço também para deixá-lo de acordo com a sua linguagem visual, atentando a cores, ao logo e a outras informações sobre o seu produto ou os métodos de contato.

Aposte em um template específico

Os templates são ótimas opções para tornar a construção da sua newsletter muito mais prática e, ainda assim, garantir a qualidade visual do que é feito.

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Ele nada mais é do que um modelo pré-produzido de e-mail, no qual você opta pelos melhores elementos de design que vão, no geral, repetir-se a cada nova edição. Isso simplifica o trabalho, porque, após definir um template, você só precisa se preocupar em escrever um conteúdo bacana e encaixá-lo nos moldes.

Existem muitos sites que oferecem a construção de um template e modelos já prontos. No entanto, se você realmente quiser uma newsletter personalizada, única e com uma aparência extremamente profissional, conte com a ajuda de profissionais gabaritados no assunto, como uma agência.

Escolha imagens, vídeos e GIFs condizentes

Sabe aquela máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Na Internet, isso é uma grande verdade. Até porque as pessoas costumam escanear as páginas em vez de lerem palavra por palavra. E, nessa hora, boas imagens selecionadas de acordo com o seu conteúdo causam ótimo impacto, chamam a atenção e ainda deixam o design da sua newsletter mais interessante.

Isso não quer dizer que você deve encher o seu e-mail de imagens. Busque um equilíbrio, tendo em mente que a proporção ideal é de 60% de texto para 40% de imagens.

Insira um botão de CTA direcionando para a ação desejada

Explore as possibilidades da sua newsletter. Aproveite que ela é uma ferramenta de conteúdo que as pessoas escolhem receber e por meio da qual expressam interesse genuíno no que você tem a dizer. Como? Incluindo um botão de CTA (Call to Action) que direcione o leitor a alguma ação desejada, como conhecer mais do seu produto, baixar um e-book etc.

O botão de CTA deve ser chamativo, de visualização clara, com um texto que invoque a ação. Além disso, o melhor lugar para colocá-lo é no início da newsletter, para garantir que o leitor não se disperse antes de chegar até ele, e mais uma vez ao final da newsletter.

Não encha o e-mail de botões, mas escolha a ação ideal para cada público e o momento do negócio para potencializar os resultados dessa ferramenta.

Tenha um rodapé informativo

Aqui, é hora de compartilhar os links importantes que intensificarão a sua relação com o seu leitor — páginas de redes sociais, seu site e o e-commerce, por exemplo. Além disso, lembre-se de adicionar um ponto de contato e, até mesmo, uma assinatura com foto, caso a newsletter seja assinada por uma pessoa específica.

Melhor opção para a criação de uma newsletter

Você deve ter percebido que todos os esforços de criação de um design único e de qualidade desembocam no desenvolvimento de uma identidade para a sua newsletter. Para garantir que o resultado seja aquele que você espera, a melhor escolha é contar com uma agência digital especializada para montar a sua newsletter perfeita.

Isso porque uma agência digital conta com profissionais gabaritados, com profundos conhecimentos nesse tipo de criação. Ao entregar o desenvolvimento da sua newsletter nas mãos de uma agência, você garante uma identidade visual alinhada com a sua marca como um todo.

Além disso, a agência é focada em resultados, o que trará vantagem competitiva para o seu negócio, em um mercado cada vez mais concorrido.

A Internet e o universo digital já estão tão presentes em nossas vidas que é comum as pessoas acreditarem que têm todo o conhecimento necessário para criar ações, campanhas e conteúdos digitais com as próprias mãos. Como vimos aqui, o conhecimento no assunto e a atenção aos detalhes, com foco em um resultado profissional, são indispensáveis. Deu para perceber que uma newsletter “de respeito” tem que entregar um design impecável, não é mesmo?

Agora que você ficou por dentro dos pontos mais importantes para a criação e a geração de resultados com o design de newsletter, aproveite para entrar em contato conosco e compreender mais profundamente de que forma é possível criar uma newsletter que impacte positivamente o seu negócio!

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