Manter uma empresa aberta por mais de 2 anos no Brasil não é para amadores. Dentre os principais desafios dos empreendedores estão os altos impostos, a concorrência acirrada e, em alguns casos, a falta de preparo para criar boas estratégias de negócio.
Ao mesmo tempo, a gratificação de construir algo próprio, aliada às constantes crises e à queda no número de empregos, conduz um número cada vez maior de profissionais para esse caminho. E ele pode ser muito promissor àqueles que aprendem a driblar as dificuldades e a enfrentar todas as dores do crescimento desse projeto que acabou de nascer.
Quer se preparar para esses obstáculos? Conhecimento é o começo dessa jornada. Vamos, então, a ele. Acompanhe a leitura!
Alta carga tributária
Os problemas começam quando o empreendedor percebe o total de impostos com o qual arcará para manter a empresa operando. Em alguns sistemas de tributação, esse gasto chega a consumir 33% de tudo que é recebido pela empresa.
Quem se enquadra em regimes mais leves — como o Simples Nacional — vive entraves para não ultrapassar o limite de faturamento. Geralmente, quando isso acontece, o empresário não está preparado para as novas alíquotas e começa a ter problemas com o fluxo financeiro.
Fica complicado também entender e recolher corretamente tributos mais complexos, como o ICMS — obrigatório para a venda de mercadorias — ou o ISS, que, muitas vezes, sofre bitributação. A solução para evitar grandes perdas e o risco de autuações é contratar uma contabilidade e uma consultoria tributárias competentes.
Concorrência desleal de mercado
Se, por um lado, o desafio dos empreendedores é manter o volume das vendas diante das ofertas da informalidade, por outro, os gigantes no segmento exercem maior pressão e obrigam os pequenos empresários a reduzirem as margens de lucro.
É aquilo que muitos chamam de “pagar para trabalhar”, pois o empreendedor estabelece o preço de seus produtos e serviços apenas para manter o negócio girando. Isso quando consegue pagar os fornecedores e tributos em dia, sem precisar fechar as portas por não acompanhar esses concorrentes.
Entenda que a melhor saída para essa questão é a criação de diferenciais competitivos, como qualidade, atendimento e a própria valorização da marca, com ações de engajamento e fidelização de clientes.
Gestão empresarial
Muitos são atraídos pelos perigos do “faça você mesmo” e acabam se prejudicando com a falta de experiência ou de conhecimento em setores específicos. Assim, questões ligadas à gestão de pessoas, finanças, logística ou marketing são subgerenciadas, retardando o crescimento ou mesmo ocasionando prejuízos e problemas legais.
Excesso de burocracia
A questão já começa com a abertura da empresa e a série de documentos e registros necessários para obter o CNPJ e começar a emitir notas fiscais. Depois, há o desafio de contratar funcionários dentro das exigências, enviar obrigações contábeis para o governo e batalhar para a renovação de alvarás e de licenças a cada ano.
Se você enxerga as leis e normas do estado como hostis para o setor do empresariado, sua opinião é a mesma da grande massa de empreendedores, que vê o entrave burocrático como um dos desafios mais complexos a se resolver nas organizações. Mais uma vez, busque apoio profissional para gerir e auxiliar nessas questões.
Mudanças tecnológicas
Elas podem ser algozes, mas, quando bem aproveitadas, geram resultados crescentes e escaláveis. Para que isso aconteça, estude constantemente o cenário tecnológico e acompanhe os recursos e as ferramentas utilizados pelos concorrentes. Se possível, descubra tendências e adote-as antes mesmo deles.
É preciso lidar com as mudanças e atualizações constantes no ambiente digital e manter a empresa dentro desses parâmetros, de modo a preservar a presença no mercado e na mente dos consumidores.
Como vimos, os desafios dos empreendedores são constantes, mas podem ser enfrentados. É possível, sim, obter sucesso e firmar-se no mercado empreendedor, desde que se tenha um olhar atento para as mudanças, aproveitando boas oportunidades, e de que exista capacitação constante. Com essas premissas, você, certamente, encontrará o próprio caminho para seguir adiante.
Algumas mudanças de visão e crenças podem transformar a realidade da empresa. Sendo assim, entenda o que é mindset e descubra por que você deve conhecê-lo agora mesmo!