• Blog
  • Fique por dentro dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil

Fique por dentro dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil

Fique por dentro dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil

Fique por dentro dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil

E-book Conceitos básicos de design para website - 02Powered by Rock Convert

Manter uma empresa aberta por mais de 2 anos no Brasil não é para amadores. Dentre os principais desafios dos empreendedores estão os altos impostos, a concorrência acirrada e, em alguns casos, a falta de preparo para criar boas estratégias de negócio.

Ao mesmo tempo, a gratificação de construir algo próprio, aliada às constantes crises e à queda no número de empregos, conduz um número cada vez maior de profissionais para esse caminho. E ele pode ser muito promissor àqueles que aprendem a driblar as dificuldades e a enfrentar todas as dores do crescimento desse projeto que acabou de nascer.

Quer se preparar para esses obstáculos? Conhecimento é o começo dessa jornada. Vamos, então, a ele. Acompanhe a leitura!

Alta carga tributária

Os problemas começam quando o empreendedor percebe o total de impostos com o qual arcará para manter a empresa operando. Em alguns sistemas de tributação, esse gasto chega a consumir 33% de tudo que é recebido pela empresa.

Quem se enquadra em regimes mais leves — como o Simples Nacional — vive entraves para não ultrapassar o limite de faturamento. Geralmente, quando isso acontece, o empresário não está preparado para as novas alíquotas e começa a ter problemas com o fluxo financeiro.

Fica complicado também entender e recolher corretamente tributos mais complexos, como o ICMS — obrigatório para a venda de mercadorias — ou o ISS, que, muitas vezes, sofre bitributação. A solução para evitar grandes perdas e o risco de autuações é contratar uma contabilidade e uma consultoria tributárias competentes.

Concorrência desleal de mercado

Se, por um lado, o desafio dos empreendedores é manter o volume das vendas diante das ofertas da informalidade, por outro, os gigantes no segmento exercem maior pressão e obrigam os pequenos empresários a reduzirem as margens de lucro.

É aquilo que muitos chamam de “pagar para trabalhar”, pois o empreendedor estabelece o preço de seus produtos e serviços apenas para manter o negócio girando. Isso quando consegue pagar os fornecedores e tributos em dia, sem precisar fechar as portas por não acompanhar esses concorrentes.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Entenda que a melhor saída para essa questão é a criação de diferenciais competitivos, como qualidade, atendimento e a própria valorização da marca, com ações de engajamento e fidelização de clientes.

Gestão empresarial

Muitos são atraídos pelos perigos do “faça você mesmo” e acabam se prejudicando com a falta de experiência ou de conhecimento em setores específicos. Assim, questões ligadas à gestão de pessoas, finanças, logística ou marketing são subgerenciadas, retardando o crescimento ou mesmo ocasionando prejuízos e problemas legais.

Excesso de burocracia

A questão já começa com a abertura da empresa e a série de documentos e registros necessários para obter o CNPJ e começar a emitir notas fiscais. Depois, há o desafio de contratar funcionários dentro das exigências, enviar obrigações contábeis para o governo e batalhar para a renovação de alvarás e de licenças a cada ano.

Se você enxerga as leis e normas do estado como hostis para o setor do empresariado, sua opinião é a mesma da grande massa de empreendedores, que vê o entrave burocrático como um dos desafios mais complexos a se resolver nas organizações. Mais uma vez, busque apoio profissional para gerir e auxiliar nessas questões.

Mudanças tecnológicas

Elas podem ser algozes, mas, quando bem aproveitadas, geram resultados crescentes e escaláveis. Para que isso aconteça, estude constantemente o cenário tecnológico e acompanhe os recursos e as ferramentas utilizados pelos concorrentes. Se possível, descubra tendências e adote-as antes mesmo deles.

É preciso lidar com as mudanças e atualizações constantes no ambiente digital e manter a empresa dentro desses parâmetros, de modo a preservar a presença no mercado e na mente dos consumidores.

Como vimos, os desafios dos empreendedores são constantes, mas podem ser enfrentados. É possível, sim, obter sucesso e firmar-se no mercado empreendedor, desde que se tenha um olhar atento para as mudanças, aproveitando boas oportunidades, e de que exista capacitação constante. Com essas premissas, você, certamente, encontrará o próprio caminho para seguir adiante.

Algumas mudanças de visão e crenças podem transformar a realidade da empresa. Sendo assim, entenda o que é mindset e descubra por que você deve conhecê-lo agora mesmo!

E-book Conceitos básicos de design para website 01Powered by Rock Convert