• Banner Posts

CTA: como criar botões de ação que geram conversão?

CTA: como criar botões de ação que geram conversão?

Relacionamento, engajamento, conversão e fortalecimento de marca são apenas alguns dos objetivos do marketing digital. Para cumprir essas metas, é necessário planejamento e muito trabalho no desenvolvimento das melhores estratégias, como a criação dos “calls-to-action” (CTA) — ou chamadas para ação. Mas criar botões de ação que convertam não é uma tarefa simples.

Os CTAs têm como objetivo provocar no leitor uma resposta imediata a uma instrução inserida em artigos, sites, blogs, e-mails ou e-books. O conteúdo dessa chamada varia conforme as estratégias de marketing da empresa e pode ser usado para incentivar a compra um produto, assinatura de uma newsletter, download de e-book, compartilhar um post e outras ações.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como criar botões de ação eficientes para as suas publicações. Continue a leitura e descubra como fazer isso!

Por que devo me preocupar com os CTAs?

A utilização de botões de ação é essencial para todas as suas publicações online, mas é preciso ter cuidado para não abusar.

Uma página que possui chamadas como “cadastre-se”, “faça o download”, “compartilhe essa publicação” e “convide um amigo” em todos os cantos, por exemplo, acaba poluindo o seu conteúdo e prejudicando a sua estratégia.

Por isso, a primeira regra para criar um bom CTA é ser objetivo. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo nessa missão:

Como criar botões de ação que convertem?

Dê destaque aos CTAs

O leitor precisa entender para que serve aquele botão. Então deixe bem claro qual a função do CTA. Escolha cores que despertem a atenção e deem destaque para os seus botões dentro da página.

Além disso, capriche no texto da sua chamada — utilize verbos no imperativo e seja sempre objetivo na hora de convidar alguém para alguma ação.

Use imagens chamativas

Um CTA não é feito apenas de caixa e texto. Ele pode ser bem mais do que isso. É comum utilizar imagens para acompanhar as chamadas para ação, pois elas estimulam os leitores a observarem determinados pontos da sua página.

Um bom exemplo disso é usar fotos em que as pessoas olham para o seu botão de ação. Mas, por outro lado, não use imagens com personagens que olhem diretamente para o leitor. Isso pode afastá-lo. Por fim, procure sempre fotos de boa qualidade e não exagere na quantidade.

Escolha um local adequado na página

Não adianta apenas elaborar um botão de ação com bom texto, cores chamativas e um formato de destaque se você posicioná-lo em um local escondido.

Escolha um lugar em que seu leitor possa ver o CTA sem precisar usar a barra de rolagem. O botão precisa ser visualizado assim que a pessoa acessar a sua página ou seu site.

Escolha o formato certo

Não existe um formato campeão. Cada modelo depende da sua estratégia de marketing e de uma construção que leve em consideração os itens abordados acima.

Os CTAs podem aparecer em diversos formatos: textos, imagens, pedidos de comentários ou compartilhamentos, incentivos à compra ou à assinatura de newsletter. Escolha o melhor para seus objetivos no momento e teste diferentes formas de explorá-los.

Crie um senso de urgência

Um bom CTA é aquele que consegue ganhar cliques. Uma excelente forma de aumentar a taxa de conversão é criar no seu leitor um senso de urgência, que ele precisa executar aquela ação o mais rápido possível para aproveitar o que está sendo oferecido.

Seguindo essas dicas, você conseguirá criar botões de ação muito eficientes para o seu site e aumentar suas taxas de conversão. Quer continuar acompanhando ourtos conteúdos informativos como esse? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.