O seu site é Cross-Browser? Descubra o que é isso!

O seu site é Cross-Browser? Descubra o que é isso!

O seu site é Cross-Browser? Descubra o que é isso!

Antes de começarmos, você saberia nos dizer agora se seu site é, realmente, Cross-Browser? Bem, se não sabe bem o que responder, então pode ser que ainda tenha alguma dúvida em relação ao tema do nosso post.

Mas não tem problema, vamos mostrar nas próximas linhas o que é um site Cross-Browser e por que ele é tão importante para o seu negócio.

Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, o que é um site Cross-Browser?

Cross-Browser faz referência à capacidade de um site em se adequar a diferentes navegadores, sem alterações das suas funcionalidades originais e independentemente da tecnologia que é ali utilizada, seja ela HTML, CSS ou um script client-side como o Javascript.

Dessa forma, um site que possui essa funcionalidade consegue abrir de forma correta em qualquer navegador que o usuário estiver utilizando, seja ele Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer ou Microsoft Edge.

Por que meu site institucional precisa ser Cross-Browser?

Antes de responder a essa questão, é necessário atentar-se ao principal objetivo de um site institucional, que é ser um ponto de contato entre empresa e clientes on-line, visando oferecer informações importantes sobre o seu negócio.

Ele também deve oferecer os principais dados para que seus usuários possam interagir com a empresa, como endereço, telefone e e-mail

Portanto, é necessário que o seu site seja Cross-Browser para ampliar sua rede de visitantes. Caso contrário, estará selecionando, mesmo que sem querer, quem pode ou não pode visualizar a sua página de acordo com o navegador utilizado.

Além disso, quando aberto em um navegador diferente, um site que não possui essa capacidade será exibido com figuras e elementos distorcidos ou fora do lugar. Isso dá uma impressão de desordem e dificulta ou, até mesmo, impossibilita o acesso do usuário, que, com toda certeza, vai se colocar em uma posição de desconfiança diante da marca.

Qual é a diferença entre um site responsivo e um Cross-Browser?

Embora, muitas vezes, esses dois conceitos possam ser confundidos já que ambos são voltados para a ampliação do alcance on-line, um site responsivo e um Cross-Browser não são a mesma coisa.

A principal diferença consiste no fato de que o site Cross-Browser possui a capacidade de funcionar em qualquer plataforma (Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox) enquanto o site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tamanhos de telas (desktops, smatphones, tablets).

Dessa forma, o site responsivo altera os seus layouts para se adequar ao manuseio em outros aparelhos, facilitando, assim, a acessibilidade dos usuários em diversos dispositivos.

Muitas vezes, o site pode ser Cross-Browser, isto é, abrir em qualquer navegador, mas em compensação não ter responsividade (não está adaptado para funcionar em telas de tamanhos distintos).

Tendo em vista a infinidade de plataformas existentes e suas diferentes funções, torna-se essencial que o empreendedor busque adaptar-se às tecnologias que estão ao alcance para tornar o seu site institucional realmente efetivo.

Se seu site for Cross-Browser e responsivo ao mesmo tempo, mais funcional será para transformar visitantes em vendas.

Porém, embora haja muita especulação de que criar e cuidar de um site sejam tarefas que qualquer um pode fazer, a realidade não é bem assim. Desenvolver um site Cross-Browser exige alguns conhecimentos que só uma empresa especializada possui.

Portanto, se quiser fazer a adaptação do seu site para torná-lo Cross-Browser, busque profissionais com know-how suficiente para realizar esse trabalho, para ter garantia de retorno do seu investimento.

Preparado para aumentar ainda mais o alcance do seu site? Então entre em contato com a Via Agência Digital e conheça as melhores ferramentas para ajudar você nesse projeto!