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Saiba porque integrar o CRM e automação de marketing na empresa

Saiba porque integrar o CRM e automação de marketing na empresa
Saiba porque integrar o CRM e automação de marketing na empresa

Com certeza, você já deve ter ouvido em algum lugar a sigla CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes), não é verdade? Agora, já ouviu CRM e automação de marketing juntos?

Quando essas duas estratégias são utilizadas em conjunto, você consegue potencializar os resultados das suas vendas.

Isso chamou a sua atenção? Neste artigo, você pode esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e aprender como fazer essa integração no seu negócio.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que significa CRM e automação de marketing?

O CRM é uma ferramenta que cuida da gestão dos seus clientes. Ele faz o gerenciamento das suas vendas, automatizando algumas dessas etapas e cuidando da jornada do cliente. Com ele, você consegue coletar dados preciosos sobre o comportamento dos seus consumidores, controlar os fluxos de cada nicho e melhorar a qualidade das estratégias desenvolvidas.

A automação de marketing é outra ferramenta tecnologia que tem relação com o seu cliente e que pode ser usada tanto para campanhas de aquisição como àquelas relacionadas aos cuidados com o pós-venda e a fidelização. Basicamente, é o recurso que a equipe de marketing usa para enviar as campanhas. Assim como o CRM, essa ferramenta permite coletar dados sobre o comportamento dos seus clientes.

Guia Automação de Marketing e Vendas

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Por que fazer a integração do CRM com o marketing?

À primeira vista, pode parecer que são a mesma coisa. Afinal, às áreas de marketing e vendas, muitas vezes, se confundem. Mas, na prática, esses dois recursos têm funcionalidades diferentes e juntos se complementam. Um recurso possível com a automação de marketing, por exemplo, é a segmentação da audiência e o desenvolvimento de fluxos de nutrição específicos para cada uma delas.

Essa personalização permite que a sua equipe de vendas melhore o resultado das conversões. Além disso, é possível colocar em ação um atendimento mais humanizado, porém padrão, por meio do ajuste de variáveis, como o nome, que o próprio bot da automação insere conforme o que está disposto no mailing. A seguir, saiba mais sobre as vantagens de se integrar CRM e automação de marketing.

  1. Alinhamento da comunicação

    Um ganho que pode parecer simples e que traz diversos benefícios subsequentes para o negócio, o alinhamento da comunicação é uma realidade quando você opta por fazer a integração dessas duas ferramentas essenciais para o faturamento do seu negócio. Em empresas onde isso acontece de maneira separada, o mais comum é a experiência do cliente ser impactada negativamente em decorrência de ações de comunicação repetitivas.

    Em um determinado momento, o consumidor deixa de acompanhar as novidades da sua marca, mesmo que ele tenha se inscrito na sua newsletter. Ele pode vir a cancelar a inscrição ou mesmo colocar a sua marca na lista de SPAM, o que não é nada bom para o seu negócio. Além disso, o alinhamento da comunicação favorece também a desburocratização de processos.

  2. Otimização da experiência do cliente

    Você já pôde ver que a experiência do cliente é otimizada por meio do alinhamento entre as ações de vendas e o marketing. Isso acontece porque essa integração atua em diversas interfaces e frentes da jornada do consumidor. É possível desenvolver uma única ação para atingir diversos objetivos: coleta de dados, educação, conversão etc.

    Inclusive, essa metodologia pode ser aplicada também para seus fornecedores. Empresas grandes tendem a ter uma grande base de parceiros que são essenciais para o desenvolvimento do negócio e para o impacto positivo na experiência do cliente. Por meio de um bom CRM e automação de marketing é possível consolidar um bom relacionamento com cada um dos parceiros do seu negócio enquanto promove a educação dessa base para oferecer o atendimento que o seu cliente espera.

  3. Geração de leads mais qualificados

    Uma das principais dores no processo de vendas é identificar um potencial consumidor, oferecer uma proposta de valor e realizar a conversão. Por meio da coleta de dados, você consegue identificar de maneira mais simplificada em qual estágio do funil de vendas os leads estão. Isso facilita muito o trabalho da equipe de atendimento ao cliente.

    Além disso, por meio da automação de marketing, você pode educar esses leads e torná-los qualificados usando técnicas do marketing de conteúdo. É importante que toda a jornada esteja mapeada e, principalmente, controlada e mensurada pela equipe de analistas do negócio.

  4. Aumento da produtividade

    As campanhas de marketing tem como principal objetivo aumentar a conversão de vendas do seu negócio. Mas já imaginou enviar milhares de e-mails manualmente? E a confrontação de dados de e-mail enviados versus recebidos e abertos? Por meio da automação de marketing é possível disparar milhares de e-mail simultaneamente.

    Além da produtividade, o seu negócio ainda consegue oferecer uma experiência diferenciada ao enviar e-mails personalizados. Outro ganho é a coleta dos dados de visualização do e-mail marketing. A análise deles funciona como um termômetro que, no acumulado das campanhas, permite que a sua equipe de marketing conheça o comportamento da sua audiência e faça comunicações cada vez mais certeira, proporcionando maior engajamento e conversão.

  5. Redução do ciclo de compra

    Por meio da integração CRM e automação de marketing você consegue também reduzir o ciclo de compra. Com o marketing de atração e a educação dos leads, os consumidores identificam que tem um problema, conhecem o seu negócio como solução e tendem a ter a sua empresa como referência. Dessa forma, a tendência é que haja um aumento nos acionamentos por parte do cliente.

    Isso significa que a demanda de prospecção indireta deve aumentar na medida em que a sua equipe de vendas e marketing trabalhem juntas em uma comunicação omnichannel. Naturalmente, o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) deve diminuir. É importante não negligenciar o pós-vendas e manter a nutrição para a fidelização. Com essas ações, o ticket médio segue no sentido do crescimento.

Para colocar todas essas ações em prática, você usa a SharpSpring. Uma ferramenta de CRM e automação de marketing que tem o melhor custo-benefício do segmento. Esse software é o que tem a melhor avaliação no mercado. Hoje, ele conta com um portfólio com mais de 8000 clientes, dentre agências e empresas.

Não deixe para depois o que pode ser feito agora. Use este material como um guia para ajudar você a implementar a integração de CRM e automação de marketing no seu negócio. Com certeza, os resultados conquistados após a consolidação dessa estratégia vão colocar a sua marca em destaque no mercado.

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