• Banner Posts

Conheça o Google Tag Manager e entenda por que usar em seu site

Conheça o Google Tag Manager e entenda por que usar em seu site

Dispondo de diversas ferramentas e recursos gratuitos que facilitam a vida, o Google é um grande aliado de quem trabalha com marketing digital. São tantas as soluções oferecidas pela empresa, que talvez você ainda não conheça opções como o Google Tag Manager (muitas vezes chamado apenas de “GTM”).

O Google Tag Manager, como o próprio nome sugere, é um gerenciador de tags e tem como objetivo facilitar a inclusão e a edição dos mesmos em um site. Se você não é programador e não trabalha diretamente com códigos, essa descrição provavelmente gerou mais perguntas do que respostas, não é mesmo? Calma! Vamos por etapas:

Afinal de contas, o que é uma tag?

As tags são pequenos pedaços de código de um website que permitem, por exemplo, analisar o tráfego e o comportamento dos usuários, entender o impacto da mídia online e de canais sociais, utilizar remarketing(ou retargeting) e segmentação por público-alvo, além de testar e implementar melhorias no site. Ou seja, as tags são essenciais para quem trabalha com marketing digital.

E por que eu preciso de um gerenciador de tags?

Adicionar tags sem um sistema de gerenciamento eficiente pode significar muitos problemas no futuro. Uma grande quantidade de código mal administrado pode, entre outras coisas, provocar lentidão no site. Além disso, tags redundantes ou mal aplicadas podem distorcer a avaliação de um site e resultar em falta de dados ou dados inconsistentes, comprometendo a análise de métricas.

O Google Tag Manager pode resolver ainda um problema comum no dia-a-dia de agências e departamentos de marketing digital: a dependência do setor de TI para execução de tarefas do marketing. Para realizar testes A/B, implementar ações de remarketing ou extrair dados específicos, é necessária a inclusão de códigos (as tags) em páginas do site. Como em geral os profissionais da área de marketing não têm familiaridade com códigos, cria-se a necessidade de envolver um desenvolvedor, muitas vezes atrasando o processo.

O gerenciador tem como objetivo eliminar a necessidade de intermediação do TI para inclusão de tags, proporcionando autonomia para o setor de marketing trabalhar.

O que eu preciso para fazer a instalação do Google Tag Manager?

A instalação do Google Tag Manager é muito simples e 100% gratuita. No entanto, para configurar a conta, é preciso saber quais são as tags instaladas no site no momento, para que possa ser feita a transição das mesmas para o GTA. Dependendo do tamanho do site e de quantas tags forem migradas, esse processo pode levar mais ou menos tempo. Em geral, não leva mais que uma hora, a não ser que o site seja muito grande.

Para conduzir a instalação da melhor forma e ter certeza de que tudo vai funcionar bem, é provável que seja necessário recorrer à equipe de TI. Mas veja pelo lado positivo: uma vez, concluída a instalação do gerenciador, você não precisará mais incomodá-los. Bom, pelo menos não para gerenciar tags.

Ficou alguma dúvida ou curiosidade a mais em relação ao Google Tag Manager? Não hesite em perguntar! Use os comentários abaixo ou entre em contato conosco! Até a próxima!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.