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Comunicação omnichannel: saiba como interagir com os clientes

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Comunicação omnichannel: saiba como interagir com os clientes

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Para garantir a competitividade do seu negócio e enfrentar a dura concorrência no mercado, é importante estar atento às principais tendências do setor, certo? Uma delas, sem dúvidas, é a experiência do consumidor, que deve ser pensada em cada detalhe, e um dos seus desdobramentos é a comunicação omnichannel.

Oferecer o atendimento que o consumidor procura pode ser a diferença entre uma conversão e mais um lead desperdiçado pela sua equipe de vendas. Além disso, pode ser um diferencial competitivo no mercado, especialmente no Brasil, que aparece em penúltimo lugar no ranking da Better Business World Wide de atendimento ao cliente.

Ao disponibilizar diferentes formas de contato para o seu consumidor, você está tornando a experiência dele mais prazerosa, e os benefícios para o seu negócio são muitos. Que tal, então, saber mais acerca da importância da comunicação omnichannel e quais ações colocar em prática para implementá-la na sua empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é a comunicação omnichannel?

O tempo em que você escolhia qual canal de atendimento disponibilizar ao consumidor acabou. Agora, é preciso colocá-lo em primeiro lugar e entender as suas demandas, os desejos, as preferências e, até mesmo, o seu comportamento. Dessa forma, torna-se necessário oferecer uma comunicação omnichannel ao seu cliente.

Na prática, essa estratégia significa investir em diferentes canais de relacionamento com o consumidor e integrá-los, permitindo que o cliente escolha qual a opção que mais lhe agrada. Redes sociais, e-mail, telefone ou SMS, não importa — você precisa garantir que o seu cliente tenha a experiência mais satisfatória com a sua empresa.

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Os benefícios para quem aplica o conceito de comunicação omnichannel são muitos, e o principal deles é o fortalecimento da relação entre cliente e empresa, trabalhando também no processo de fidelização. Além disso, fica mais fácil atrair consumidores em potencial com campanhas e ações realizadas nos canais certos, de acordo com os seus gostos.

Quais ações colocar em prática para implementar esse conceito?

Implementar a comunicação omnichannel não é uma tarefa muito simples, porém, isso impacta diretamente na forma como o seu público se relacionará com a sua marca. Ao colocar em prática algumas ações, você conseguirá aprimorar o serviço oferecido ao consumidor e, assim, garantirá a sua satisfação.

O primeiro passo deve ser entender o seu consumidor, quais são as suas preferências e qual é o seu comportamento. O seu público-alvo é muito atuante nas redes sociais, por exemplo? Então, talvez seja relevante focar essa plataforma. SMS ou e-mail, qual estratégia de comunicação é mais eficiente?

A partir das preferências do cliente, fica mais fácil determinar o que deve ser feito para ampliar — e melhorar — o atendimento. O grande desafio é justamente oferecer a mesma qualidade em diferentes plataformas, certificando-se de que o consumidor sairá satisfeito, independentemente do canal utilizado para entrar em contato.

Para facilitar essa tarefa, existem diversas ferramentas muito úteis e simples de serem utilizadas, que podem automatizar esses processos, desde chatbots, para o atendimento em seu site, até softwares de gestão de redes sociais, que permitem um atendimento integrado e eficiente nessas plataformas. Tudo em busca da satisfação do cliente.

Neste artigo, abordamos a importância de implementar a comunicação omnichannel dentro da sua organização, porém, esse conceito é muito mais amplo e pode ser aplicado também a outros setores da sua empresa. Que tal, então, saber o que é omnichannel e como aplicar seu conceito?

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