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Como trabalhar a nutrição de leads para convertê-los em vendas?

Como trabalhar a nutrição de leads para convertê-los em vendas?

Como trabalhar a nutrição de leads para convertê-los em vendas?

As redes sociais da sua marca não param de crescer e o blog corporativo tem um número relevante de visitações. Mas por que esses números não refletem em vendas reais para a sua empresa? A resposta está na nutrição de leads.

Ainda não sabe do que estamos falando? A seguir, apresentamos as principais dicas de como nutrir leads para transformá-los em clientes reais para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que são leads e por que eles são tão importantes?

Dentro do contexto do marketing digital, os leads são potenciais consumidores que demonstraram algum tipo de interesse em uma determinada marca a partir do cadastro de um e-mail, newsletter ou até mesmo download de conteúdo. Excelentes oportunidades de negócios, eles podem trazer inúmeros benefícios para a sua empresa quando nutridos corretamente.

Muito mais que números nas métricas de marketing ou uma lista de e-mails, os leads podem — e devem! — ser parte fundamental de qualquer estratégia que busque aumentar as vendas e trazer resultados reais para a empresa. E por isso o processo de nutrição desses contatos é tão importante.

Ao preencher um formulário ou baixar um e-book no site da sua empresa, o consumidor busca por uma determinada solução. A nutrição correta desse lead é determinante para fornecer conteúdos de qualidade, estreitar a relação e, assim, aumentar as chances de compra.

Captar leads qualificados nem sempre é um desafio para as empresas, entretanto, se você não souber como converter esses contatos em clientes reais, provavelmente estará desperdiçando todo o potencial e esforço empenhado na sua estratégia de marketing.

Quais são as principais estratégias para nutrição de leads?

Como em qualquer estratégia de marketing digital, o planejamento é o primeiro passo para uma boa nutrição de leads. Embora a entrega de conhecimento e informações relevantes seja a forma mais efetiva para acelerar o ciclo de venda de um potencial cliente, é preciso, antes de tudo, definir o seu público-alvo e construir uma base estruturada de contatos.

Com os dados coletados, é hora de segmentar os seus leads e, somente então, começar a nutri-los. E para que você entenda como isso pode ser feito na prática, apontamos algumas estratégias que são essenciais para a nutrição dos leads, explicando brevemente como cada uma pode ser aplicada. Confira abaixo:

Automação de marketing

Como o nome sugere, essas ferramentas servem para automatizar as ações de marketing da sua empresa, disparando conteúdos e gatilhos para ações a partir da sua base de contatos. Assim, é possível oferecer uma experiência de consumo personalizada para cada consumidor, otimizando as visitas ao seu site.

Atualmente, é impossível falar em fluxo de nutrição sem pensar nas alternativas proporcionadas pela automação de marketing. Afinal, com ela, é possível gerar resultados mais precisos, economizar esforços e facilitar o relacionamento entre cliente e marca. Talvez por isso, aproximadamente 74% das maiores empresas do mundo adotam essa estratégia para seus negócios.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um importante canal de comunicação entre uma empresa e seus consumidores na web. Para as estratégias que coletam endereços de e-mail dos seus leads, essa é a melhor opção para estabelecer um relacionamento e aumentar a relevância da marca entre os seus potenciais clientes.

Durante muito tempo, o e-mail marketing foi sinônimo de spam e comunicações indesejadas, entretanto, com o surgimento das potentes ferramentas de automação de marketing, esse canal voltou a entregar excelentes resultados na nutrição de leads.

Para evitar que essa ferramenta tenha o efeito contrário do esperado, é preciso ter muita atenção com o tipo de experiência que você quer proporcionar ao consumidor. Por isso, comece sempre com um material mais simples e vá conduzindo o seu fluxo de nutrição de acordo com os indicadores de abertura, taxa de cliques e interesse dos leads no seu conteúdo.

Marketing de conteúdo

A geração de um material de qualidade e que tenha relevância para o seu público-alvo é o elemento central de qualquer campanha de fluxo de nutrição que você desenvolver. Por isso, é essencial contar sempre com uma equipe qualificada para a produção do conteúdo.

Lembre-se de que o principal objetivo do fluxo de nutrição é atrair o lead e conduzi-lo até a compra. Sendo assim, é preciso investir em formatos variados e que sejam interessantes o suficiente para a sua persona, a ponto de mantê-la em contato com a sua empresa.

Independentemente da estratégia ou ferramenta usada na nutrição de leads, a harmonia e colaboração entre os times de venda e marketing é um fator definidor para o sucesso das ações e crescimento da empresa como um todo.

Quais são os benefícios da nutrição de leads?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de nutrição de leads, deve estar se perguntando sobre os benefícios que essa estratégia pode oferecer para o seu negócio, certo?

Quando realizado de forma adequada, com acompanhamento profissional, são muitos os impactos positivos gerados pela nutrição de leads. Muito além de ajudar o time de vendas a fechar os melhores negócios, também é possível melhorar a comunicação com os consumidores e a reputação do seu negócio no mercado.

As estratégias de nutrição aumentam a possibilidade de compra dos seus leads, aceleram o ciclo de compras, proporcionam uma melhor experiência de compra para os consumidores, otimizam o trabalho dos seus colaboradores e trazem um retorno financeiro positivo para sua empresa.

Muito bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, a nutrição de leads tem enorme potencial para aprimorar os processos do seu negócio e converter um número cada vez maior de visitantes em clientes reais e fiéis à sua marca.

Mas é preciso ter sempre em mente que, para que a estratégia funcione em sua capacidade máxima, é importante ter canais de comunicação sempre abertos aos visitantes, facilitando a troca de informações e abrindo espaço para a criação de um relacionamento duradouro e lucrativo com todos os seus potenciais clientes.

Quer saber mais sobre o processo de nutrição de leads? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas!