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Entenda como otimizar o ciclo de vida dos seus produtos

Ciclo de vida do produto: Entenda como otimizá-lo

Você se lembra das fitas K-7, discos de vinil ou dos disquetes? Estes produtos viveram seus anos de glória, com muitas vendas e utilização, mas hoje são produtos obsoletos, trocados por novas opções.

Mas por que isso aconteceu? No post de hoje vamos explicar o ciclo de vida do produto e como otimizá-lo. Confira!

Como é o ciclo de vida do produto?

Todo produto passa por estágios. O Super Nintendo, videogame lançado em 1990 pela Nintendo, atingiu números de vendas extraordinários e foi um destaque no mercado de games por muito tempo. Porém, hoje ele só é encontrado com colecionadores.

Vamos falar sobre cada estágio de um produto, desde a introdução até o declínio.

1. Introdução

A fase de introdução de um produto começa no lançamento dele e vai até que as vendas comecem a crescer constantemente.

Nesse período, a produção é baixa, assim como a clientela. É interessante criar uma expectativa no mercado, preparando-o para receber sua novidade e mostrando potenciais aplicações dele.

2. Crescimento

Na fase de crescimento, as vendas do produto já aumentam bastante. O mercado já enxergou as possibilidades do item, tanto os clientes como a concorrência. Por isso, começam a aparecer os concorrentes.

A produção, com demanda, aumenta substancialmente, assim como o lucro.

3. Maturidade

A fase de maturidade é marcada pelo ápice das vendas. O lucro e a concorrência começam a se estabilizar, parando a inserção de novos concorrentes por já ser um mercado saturado.

Nesse ponto, as marcas buscam por diferenciais para manter as vendas.

4. Declínio

Aqui as vendas começam a cair. Há vários motivos para isso. Os principais são: lançamento de um produto substituto, oscilações na economia, diferencial de um concorrente, entre outros.

Entender o ciclo de vida de um produto é muito importante, pois permite visualizar as condições de cada item, em cada estágio. Uma análise bem trabalhada pode evitar um investimento em um produto que já tem um substituto no mercado, ou até mesmo alongar um período de alta lucratividade.

Como otimizar o ciclo de vida do produto utilizando marketing digital?

Cada etapa do ciclo de vida do produto, ou CVP, tem estratégias de marketing diferentes e importantes. Veja agora algumas dessas ações:

1. Criar expectativa no mercado

Antes do lançamento do produto, é interessante despertar a curiosidade das pessoas. Disponibilizar pequenas amostras do que o seu lançamento é capaz de fazer, seus diferenciais para o que já existe no mercado. As redes sociais são ótimas ferramentas para isso.

2. Conseguir indicação de clientes já fidelizados

Uma boa forma de acelerar a etapa de introdução no CVP é por meio da indicação do produto por clientes já fidelizados. Eles mostrarão o seu produto para o mercado, de forma imparcial, criando uma confiabilidade grande naquela novidade, fazendo com que mais pessoas criem o desejo de compra.

3. Conquistar uma posição forte entre os concorrentes

Na etapa de crescimento a concorrência é forte. Por isso, é importante mostrar os diferenciais da marca. Mostrar a confiabilidade do mercado, a qualidade do produto, ótimo atendimento no pré e pós-venda. São várias ações que criam diferencias na escolha do cliente.

4. Expandir a marca e liderar o mercado

Na fase de maturidade, o crescimento está estabilizado, mas não menos interessante. Muitas empresas criam a maior lucratividade nessa etapa, aumentando os canais de venda e expandindo sua marca.

Compreender e trabalhar cada etapa do ciclo de vida do produto é fundamental. É preciso integrar as ações de marketing digital com cada estágio, garantindo assim o melhor aproveitamento possível.

O que achou do nosso post? Conhece mais algum produto que já passou por todas as etapas do ciclo de vida do produto? Então deixe seu comentário no post.

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