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Entenda como investir em marketing digital

Entenda como investir em marketing digital

A internet chegou e ao longo do tempo mudou muitos hábitos, práticas e conceitos em todas as esferas sociais. No âmbito dos negócios, diversas áreas estratégicas sofreram influências e evoluíram. Uma dessas áreas é o marketing. A maioria das empresas estava acostumada a planejar, executar e, depois, avaliar os resultados de uma campanha publicitária nos meios offline. Porém, essa análise do resultado não permitia às empresas saberem detalhadamente a aceitação ou rejeição do produto ou serviço. Com o marketing digital, essa realidade mudou. Agora é possível identificar o Retorno sobre o Investimento ou a taxa ROI (Return on Investiment, em inglês) e, assim, realizar um planejamento em marketing digital mais eficiente.

Antes de saber quais caminhos seguir para conseguir responder qual a média de retorno sobre o investimento no marketing digital, é importante destacar que as ações em marketing digital e marketing de conteúdo não trazem resultados imediatos. Na verdade, elas integram estratégias cruciais que devem fazer parte do modelo de negócios da organização. Os resultados surtem efeito a longo prazo, porém são mais efetivos e duradouros.

 

Como definir a verba para seu planejamento em marketing digital

Defina ações e objetivos

A empresa deve fazer uma lista com as possíveis ações em marketing que gostaria de realizar, depois disso, buscar orçamentos para saber sobre os investimentos necessários. Com as informações disponíveis, o próximo passo é criar um cronograma para adequar as ações de marketing às características do negócio. E, principalmente, estipular objetivos para cada uma das ações.

Investir constantemente no institucional

O movimento para que o cliente conheça a empresa, o produto ou os serviços devem ser constantes. Para isso, a organização deve estipular um valor fixo mensal para ser destinado ao desenvolvimento da logomarca, do site, das mídias sociais, dos cartões de visita, folders e catálogos.

Investir em ações sazonais

Realizar campanhas para datas especiais e promoções com o objetivo de vender mais é o conceito do marketing comercial. Neste caso, a empresa deve avaliar como atuar em seu segmento e o percentual recomendado por especialistas para investir neste tipo de marketing varia entre 3% a 5% do faturamento. Mas, algumas empresas que dependem quase que exclusivamente de ações de marketing chegam a direcionar 10% ou até mais do faturamento.

Procurar sempre observar e avaliar a realidade da empresa

Na verdade não existe uma resposta geral para definir o custo por aquisição de clientes que a sua empresa tem. O parâmetro de quanto a sua empresa deve investir varia conforme a taxa de vendas e o valor do ticket médio do produto ou serviço que é vendido. E para chegar em um número mais próximo do exato, é necessário testar e observar as ações em marketing para ir aprimorando ao longo do tempo. O quanto antes começar, mas cedo terá como avaliar.

 

E como medir se está funcionando?

Cálculo do Retorno sobre investimento (ROI)

É possível saber o ROI utilizando uma métrica que mensura o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos. Ele é um indicador de desempenho que pode ser calculado com esta fórmula (ROI = Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento). No ganho obtido somam-se todas as vendas originadas pelo canal de marketing específico que foi escolhido para a campanha e subtraem-se os gastos realizados com esse propósito. No caso de diferentes modelos de negócios, por exemplo, em vendas por assinatura, avalia-se a expectativa média de quanto tempo o cliente fica e quanto de receita ele deve gerar, para que o ROI seja o mais próximo da realidade.

Custo por Lead (CPL) ou Custo por Lead Qualificado

Analisando as diversas fontes de tráfego que podem ter trazido os clientes para seu negócio, é possível saber o valor de cada lead gerado. Assim, dividindo a quantidade investida com o trabalho de marketing digital (R$) pelo número de leads gerados, chega-se ao valor.

Custo por aquisição (CPA)

Calcula-se aqui o número de vendas efetivas (aquisição do produto/serviço) que será dividido pelo valor do investimento.

Testar diferentes maneiras para gerar resultados para sua empresa é fundamental, porém é importante fazer isso com planejamento e com métricas que possibilitem avaliar os resultados.

Esse post foi útil para você? Como você costuma calcular a média de ROI? Deixe um comentário!

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