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Como o Inbound Marketing pode melhorar o relacionamento com cliente?

Como o Inbound Marketing pode melhorar o relacionamento com cliente?

No meio digital, os consumidores demandam informações rápidas, possuem poder para trocar de site em questão de segundos e exigem uma experiência personalizada. Por esses motivos, melhorar o relacionamento com cliente deve ser o foco de qualquer empresa, principalmente quando se trata do ambiente on-line.

É preciso estar atento às demandas do público não só para ter certeza de que o melhor conteúdo está sendo oferecido, mas também para garantir informações suficientes que convençam o cliente a fechar negócio com você.

Para conquistar taxas de atração e fidelização efetivas, é necessário investir no já conhecido Inbound Marketing, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nas divulgações digitais. Confira o post de hoje e saiba mais sobre essa estratégia!

O foco em melhorar o relacionamento com cliente

O mundo das compras sofreu grandes transformações nos últimos anos, fato causado principalmente pela experiência de venda em lojas on-line. Desde então, o comportamento dos consumidores foi mudando. Agora, é preciso que as empresas invistam na conquista dessas pessoas: o foco das vendas deve ser a solução dos problemas delas de forma prática e rápida.

A corporação que investe no relacionamento com o cliente é aquela que sai na frente, pois garante vantagem competitiva e ainda fideliza o consumidor, que volta a fazer compras com frequência em sua loja. Afinal, quem é que não deseja que suas dúvidas sejam respondidas sem grande esforço?

E é nesse momento que o Inbound Marketing entra em ação. Seja por meio da publicação de conteúdos relevantes — que vão se posicionar nas primeiras páginas do Google para responder a uma dúvida —, seja por meio do envio de mensagens personalizadas via e-mail, o consumidor passa a se sentir mais próximo e cria empatia com a marca.

O resultado? O aumento efetivo nas vendas.

A definição de personas na estratégia

Para que todas essas publicações, mensagens e atendimento se tornem efetivos e tenham qualidade, é preciso pensar no principal ponto de uma estratégia de Marketing de Conteúdo: a definição de personas.

Trata-se da representação de um comprador ideal, o que direciona todas as ações de uma estratégia, mostrando a quem aquele conteúdo será útil, de que forma ele deve ser divulgado, em que canais, qual o formato, a linguagem e tantos outros pontos relevantes.

Por isso, é importante estruturar essa parte da estratégia com bastante cuidado, atendo-se a dados concretos dos consumidores que buscam por aquele produto ou serviço.

As ferramentas e estratégias de relacionamento

Enganam-se aqueles que acham que o Inbound Marketing se restringe a um blog. Essa é, sem dúvidas, a ferramenta mais importante, porém não é a única. Por isso, seguem algumas dicas de como melhorar o relacionamento por meio do conteúdo:

1. Blog

A produção de conteúdos que tirem dúvidas, atraiam o público e mostrem o reconhecimento das principais dores da persona é extremamente importante. Devem ser produzidos conteúdos de atração, consideração e decisão, explorando questões que serão consideradas como valiosas para o leitor.

É importante lembrar que é interessante publicar não somente textos, mas também e-books, vídeos, infográficos e muito mais. Além disso, o blog deve ter estrutura para geração de leads e contato direto do público com a empresa.

2. Redes sociais

Publique conteúdos engajadores, motive seus seguidores! As redes sociais não servem apenas para replicar conteúdos postados em outras plataformas. Como o próprio nome diz, elas foram feitas com o intuito de gerar a socialização.

É preciso pensar em postagens que seus seguidores terão interesse em curtir e compartilhar com os amigos, gerando cada vez mais interações e propagando conteúdo relevante.

3. E-mail marketing

Uma vez que seu cliente em potencial manifestou interesse em receber seus conteúdos, invista no relacionamento mais próximo. Produza conteúdos diferenciados e personalizados. Estruture um bom fluxo de nutrição e garanta que seu público lembre-se de você sempre.

Mas não se esqueça de algo muito importante: todo o conteúdo produzido deve ser enviado com moderação, garantindo o acesso espontâneo, regra mais básica do Inbound e do relacionamento com cliente saudável.

Agora que você viu como o Inbound Marketing pode melhorar o relacionamento com o cliente, que tal entender mais de perto a importância do investimento em Marketing Digital? Continue aqui no blog e confira as melhores estratégias para impulsionar seus resultados on-line!

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