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Veja como fazer remarketing no Facebook em 4 passos

Veja como fazer remarketing no Facebook em 4 passos

Veja como fazer remarketing no Facebook em 4 passos

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Se você ainda não domina como fazer remarketing no Facebook, é certo que está limitando o retorno dos seus investimentos em atração. Por isso, antes de começar, precisamos chamar a sua atenção para um fato que costuma passar despercebido: os clientes não são infinitos.

O esforço em atraí-los é importante, mas o resultado efetivo está na taxa de conversão. A quantidade de curtidas em sua página no Facebook, por exemplo, é um resultado parcial — enquanto essas pessoas não compram, a empresa não é totalmente compensada pelo esforço em atraí-las.

Dentre as estratégias que você pode aplicar para conseguir aproveitar ao máximo a sua dedicação em atrair clientes, o remarketing é uma das principais. Por isso, continue a leitura e saiba o melhor caminho para potencializar suas vendas.

O que é remarketing?

O termo remarketing já nos dá uma boa pista de sua definição, pois o prefixo “re” indica a repetição de uma ação, no caso, de marketing. Por isso, ele é usado para se referir a, por exemplo, um contato ou a uma oferta de produto para alguém que abandonou o carrinho de compras de um e-commerce, visitou um site, enfim: que iniciou um processo que poderia resultar em uma compra e desistiu antes de finalizar a transação.

As ações de remarketing no Facebook seguem essa mesma lógica, e você certamente já foi atingido por uma delas. Outro exemplo: você visitou o site de uma empresa para pesquisar preços de tênis ou fez uma pesquisa no Google ou em outro mecanismo de pesquisa com o termo “promoção de calçados”. Depois disso, acessou o Facebook e percebeu vários links patrocinados com a oferta do produto em sua linha do tempo. Isso é remarketing.

Sendo assim, ele também pode ser definido como uma ação com o objetivo de estimular a decisão de compra de um consumidor que manifestou interesse em um produto. Embora esse seja o uso mais comum do remarketing, isso não significa que ele se limite à promoção de um produto ou serviço. Talvez a intenção seja estimular o engajamento do cliente com a marca ou qualquer outra forma de comunicação.

O mecanismo do remarketing no Facebook

Com base no que leu até este ponto, você provavelmente deve se perguntar: “mas como o Facebook sabe que alguém visitou um site?”. O monitoramento da atividade em uma página é feito por meio dos famosos cookies e, no caso do Facebook, é usado um pixel, que é um código instalado no seu site.

Com essa ferramenta ativa na sua página, basta configurar a forma de resposta que desejar, o que inclui listas de chamadas personalizadas, segmentação de público e todos os detalhes da sua campanha de recontato.

Por que investir em remarketing?

Imagine que você visitou uma loja no shopping e, ao ser abordado pelo vendedor antes de ir embora, deu aquela resposta clássica: “só estou dando uma olhadinha”. Nesse caso, quais as chances de você voltar? Quantas vezes essa situação ocorreu e você não retornou para comprar? Se o vendedor tivesse uma forma de coletar seus dados de contato e enviasse uma promoção, as chances de negócio não aumentariam?

Para responder a essas perguntas, você deve considerar que qualquer curiosidade é uma manifestação de interesse. Pode ser uma pequena vontade de saber mais sobre um produto, um desejo quase incontrolável de comprar ou um nível intermediário entre esses dois estágios, mas sempre existe algum desejo.

Com um estímulo positivo, as chances de esse impulso se converter em uma compra aumentam, bem como:

  • as suas taxas de conversão;
  • o aproveitamento dos investimentos em atração de leads;
  • o engajamento dos clientes com a marca;
  • a lembrança de uma pendência, já que, muitas vezes, o consumidor decide pela compra, mas a deixa para depois, e o remarketing funciona como um lembrete;
  • a sua produtividade, já que o remarketing é uma estratégia automatizada, que trabalha pelo seu negócio.

Como fazer remarketing no Facebook?

Agora que você tem uma boa ideia do funcionamento do remarketing no Facebook e dos ganhos que pode alcançar, vamos relacionar alguns passos importantes para implementá-lo. Verifique os tópicos abaixo.

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1. Comece pelo comportamento do cliente

O remarketing é uma resposta a uma ação do consumidor, portanto, precisa partir do contexto desse ato. Quanto maior for o conhecimento sobre como ele chega ao seu site, as dúvidas que tem e as expectativas que o motivam, mais fácil será estimulá-lo à compra. Por isso, o remarketing precisa fazer parte da estratégia planejada com base em informação.

2. Seja específico e personalize

Se alguém pesquisar por alicates e o remarketing contiver um link para uma página de ferramentas, por exemplo, o resultado será comprometido. Você precisa ser pontual e certeiro e, por isso, deve agir em relação aos clientes que visitaram páginas específicas, que apresentem produtos ou serviços perfeitamente identificáveis e com conteúdos correspondentes a eles.

3. Segmente o seu público

Quanto mais direcionado for o foco de suas ações, melhores serão os resultados. Isso vale para qualquer estratégia de marketing, e é uma vantagem do marketing digital poder selecionar quem abordar.

4. Monitore e aprimore

Outra vantagem do marketing digital é que você pode usar ferramentas de monitoramento para conhecer a resposta do consumidor às suas ações. Observe o que está funcionando e intensifique, e levante o que gera problemas e solucione.

Qual a importância de contar com uma agência especializada?

É comum e importante identificar as estratégias e mídias que funcionam melhor na nossa atividade, mas poucas delas são proibidas em qualquer situação. As atividades de marketing e comunicação funcionam melhor em razão da forma como são aplicadas, independentemente de quais sejam.

Por exemplo, uma pequena empresa que atende a negócios pouco informatizados ou digitalizados, pode considerar que o marketing digital não funciona no seu caso, pois o cliente está acostumado a comprar pessoalmente. Contudo, é muito provável que o proprietário desse estabelecimento use o Facebook.

Na rede social, ele se interessa por temas que possam ajudá-lo no trabalho. Além disso, pesquisa no Google quando precisa de alguma informação. Sendo assim, essa empresa pode usar o marketing digital para alcançá-lo e começar um relacionamento. O que não pode é tentar anunciar seus produtos antes dessa aproximação.

Ou seja, a forma como usamos e aplicamos cada ferramenta e estratégia é que faz a diferença. Agências são especialistas nisso. Elas desenvolvem e aprimoram-se nas melhores práticas de cada recurso que usam, como as redes sociais ou os mecanismos de pesquisa.

Assim, você pode se concentrar nas tarefas que sabe fazer melhor, relativas ao seu negócio, além de poupar o tempo de que precisaria para tentar alcançar o mesmo nível de conhecimento sobre marketing digital de quem faz isso o tempo todo.

Outro ponto fundamental é que as agências olham para a sua realidade de uma perspectiva diferente. Isso permite que elas enxerguem problemas e apontem soluções que você dificilmente perceberia, não por alguma dificuldade ou limitação, mas por estar envolvido com a sua rotina e com suas prioridades.

Ainda assim, sabemos que a avaliação sobre essa parceria tende a ser protelada, mas isso implica prejuízos. Afinal, o cliente que você não atraiu hoje pode ser conquistado no futuro, mas, para fazer a compra de amanhã, não a do produto de que ele precisa no momento.

Por isso, agora que você sabe como fazer remarketing no Facebook, é preciso avaliar a melhor forma de implementá-lo, bem como identificar quem pode ajudá-lo nisso — o que pode ser mais fácil do que você imagina.

Acesse agora mesmo o conteúdo complementar a esta postagem. Ele informa as vantagens que pensamos para você e responde a algumas de suas prováveis dúvidas. Vamos colocar o remarketing para trabalhar por você!

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