• Blog
  • Como divulgar um site? Separamos 8 dicas incríveis!

Como divulgar um site? Separamos 8 dicas incríveis!

Como divulgar um site? Separamos 8 dicas incríveis!

Como divulgar um site? Separamos 8 dicas incríveis!

Investir na criação de um site é o primeiro passo para empresas que desejam obter resultados com marketing na internet. No entanto, não basta apenas ter o site: é preciso pensar em maneiras eficazes de torná-lo conhecido entre os usuários e potenciais clientes da sua marca. Mas como divulgar um site da maneira correta?

Nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil e que são muitas as dúvidas entre os gestores. Por isso, preparamos este post com 8 dicas que mostram como divulgar o seu site de forma adequada e eficiente. Confira!

  1. Mantenha o foco no seu público-alvo

    A todo momento, milhões de pessoas estão navegando pela internet, das mais variadas maneiras. São tantos perfis e objetivos diferentes que, se você não determinar a parcela de usuários que pretende atingir, possivelmente não vai conseguir impactar ninguém. Por esse motivo, é essencial definir e conhecer quem é seu público-alvo.

    A partir dessa compreensão, busque desenvolver as melhores maneiras para atrair essas pessoas para o seu site. Afinal, são elas que compõem a sua audiência. Tenha sempre em mente que uma ação sem objetivo e público bem definidos não passa de perda de tempo e recursos.

    Aprofunde esse estudo, e dentro do seu público-alvo, mapeie quem são as personas que o compõem. Essa análise é extremamente rica, pois permite que você desenvolva soluções e experiências personalizadas para o seu cliente. Foque os seus esforços nos seus potenciais consumidores e veja as suas campanhas gerarem ainda mais resultado.

  2. Invista em uma presença nas redes sociais

    As redes sociais estão entre os meios de comunicação mais acessados no Brasil. Isso quer dizer que, no momento em que uma pessoa conhece a sua marca, há uma grande chance de as redes sociais serem as primeiras plataformas procuradas — ou seja, os lugares em que ela vai procurar mais informações a respeito da sua empresa.

    Além disso, esses canais são muito utilizados pelas pessoas para compartilhar opiniões sobre tudo, inclusive a respeito daquilo que elas consomem. Portanto, se você deseja tornar seu site conhecido, estar presente nas mídias sociais com a sua marca é indispensável. Mas lembre-se de fazer uma boa gestão da sua marca: saiba reverter possíveis comentários detratores em uma situação de reencantamento.

    Tendo isso em mente, identifique quais são as principais redes usadas pelo seu público-alvo e estabeleça as melhores estratégias de como divulgar um site por meio delas. Plataformas, como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, são excelentes apostas para atrair visitantes para a sua página.

    Além disso, é fundamental investir em um conteúdo de qualidade, produzindo coisas originais e que tenham alguma relevância para o seu consumidor. Dessa forma, você não vai apenas atrair, mas mantê-los interessados na sua marca. Aqui, é interessante que você conte com o apoio de um ou mais influencers digitais. O alcance e o engajamento que essas personalidades geram potencializa o resultado do seu site.

  3. Tenha atenção com a estratégia de SEO

    Search Engine Optimization — ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca — é uma metodologia de marketing digital que compreende as iniciativas tomadas para garantir um bom posicionamento nas páginas de resultados das buscas, em especial no Google.

    Uma boa maneira de divulgar um site é já planejar a construção das páginas a partir das boas práticas de otimização para os buscadores. Isso inclui ter os arquivos bem organizados nas pastas, com imagens leves e uma estrutura de site que privilegie a experiência do usuário e a leitura que vai ser executada pelo algoritmo dos buscadores.

    É muito importante que você saiba que os algoritmos sempre estão sendo submetidos a atualizações de critérios pensando em otimizar a experiência dos usuários dos buscadores. Por isso, fique antenado às novidades divulgadas por essas plataformas. Além disso, por meio de algumas ferramentas específicas de SEO, é possível conferir como o seu site está sendo posicionado no Google e nos demais buscadores. Confira a seguir.

    SEMRush

    Com mais de 1 milhão de usuários e 800 milhões de palavras-chave cadastradas, o SEMRush é uma das principais ferramentas do segmento. Com ela, é possível impulsionar suas estratégias de marketing digital a partir de coleta de dados, monitoramento de posição, inteligência competitiva, análise e auditoria de técnicas de SEO.

    Searchmetrics

    Em um universo com milhares de pesquisas feitas a todo instante, a Searchmetrics tem como sua principal proposta criar ações atraentes que deixem os seus clientes no topo do ranqueamento. Especializada em marketing de conteúdo, a ferramenta oferece serviços de estratégias de SEO e análise de dados.

    Pro Rank Tracker

    Denominada como autoridade no ranqueamento de SEO, a Pro Rank Tracker tem, entre os seus principais serviços, a análise de dados por meio de relatórios constantes, monitoramento dos sites de busca, além de suporte na criação das palavras-chave mais indicadas para o seu negócio.

  4. Garanta que o seu site seja responsivo

    Hoje em dia, com a popularização dos smartphones e tablets, boa parte dos acessos aos sites e às principais plataformas online acontece via dispositivos móveis. Para que você tenha noção da importância dessas ferramentas no dia a dia dos consumidores brasileiros, hoje, o smartphone é o principal meio de acesso à Internet no país.

    Muitas pessoas nem mesmo utilizam o computador fora do ambiente de trabalho, fazendo tudo que precisam com seus celulares. Portanto, de nada adianta saber como divulgar um site se ele não for responsivo para acessos mobile. Além disso, até mesmo no ambiente de trabalho, há situações em que o smartphone vai ser a principal ferramenta de trabalho do profissional.

    Equipes que trabalham com viagens de vendas, que precisam estar sempre se deslocando, por exemplo, tendem a usar muito mais o smartphone do que um notebook. Esse é um cenário muito comum no país, e que deve ser considerado até pensando naqueles modelos de negócio B2B (Business to Business, ou Negócio para Negócio).

    A experiência do usuário é primordial

    Na hora de construir o site da sua empresa, utilize uma plataforma que permita que o layout e a experiência do usuário se adaptem às telas pequenas dos celulares. E não se esqueça também de pensar nessa versão quando fizer atualizações do site e a publicação de conteúdo.

    Além disso, é essencial investir em um visual atrativo para a sua página. O site é como a identidade online da sua empresa e, por isso, deve ser muito bem cuidado. Nesse aspecto, o trabalho de um bom UX Designer (User Experience Designer, ou Designer da Experiência do Usuário) faz toda a diferença na confecção de um layout que transmita a mensagem da marca de uma forma visualmente agradável.

  5. Separe um orçamento para as campanhas pagas

    Por fim, não há como divulgar um site com qualidade sem investir um mínimo orçamento em anúncios e campanhas pagas. É possível contratar banners diretamente nos portais, em campanhas patrocinadas nas redes sociais ou mesmo nos buscadores, principalmente com o Google AdWords.

    Para ter uma estratégia eficiente sem gastar muito dinheiro, prefira separar seu orçamento para redes sociais e para o Google Ads (antigo Google AdWords). Assim, você consegue aumentar o alcance da sua estratégia de relacionamento nas mídias sociais sem perder a relevância no Google, uma das principais ferramentas para aquisição de novos clientes.

  6. Aposte em conteúdos relevantes e de qualidade

    Por que você acha que os influencers digitais conquistam milhões de seguidores? O motivo é simples: eles produzem um conteúdo relevante para a sua audiência. Nesse sentido, você deve investir na produção de conteúdo para alcançar e engajar o seu público-alvo. É importante que a sua marca tenha uma divulgação transmídia, ou seja, passe por diversos meios e formatos, como um blog, vídeos no YouTube ou um podcast.

    Claro que você não precisa sofrer de ansiedade acreditando que se não colocar todas essas comunicações em prática não vai ter engajamento. É preciso que você faça um planejamento estratégico de produção de conteúdo e, assim, defina um cronograma para que cada novo meio de comunicação seja inserido na sua estratégia de posicionamento digital.

  7. 7. Adote o uso de ferramentas de Analytics de sites

    Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a cultura data driven (guiada a dados). Ela é um conjunto de boas práticas de gestão que têm como pilar o uso de dados para desenvolver análises inteligentes. Dessa maneira, você consegue ter tomadas de decisões mais precisas para o seu site. Invista no Analytics da sua página e das suas campanhas de e-mail marketing.

    O Analytics de sites também está diretamente relacionado com a experiência do usuário. Por meio dos dados gerados, é possível identificar oportunidades de otimização, como por meio do uso de heatmaps (mapas de calor). É assim que grandes marcas conseguem alcançar resultados extraordinários. O growth hacking também é resultado da cultura data driven.

  8. Invista na estratégia de posicionamento com backlinks

    Uma das estratégias mais eficazes para ampliar o alcance de um site, os backlinks são conexões entre diferentes sites da web. Nesse planejamento, um site gera um link direcionando o usuário para acessar o seu. Quanto mais importante é o parceiro que faz essa divulgação, melhor se torna o seu ranqueamento nos motores de busca.

    Quando pensamos em marketing digital e produção de conteúdo relevante, essa estratégia é a que está por trás dos guests posts (posts de convidados). Esse é um recurso interessante de como divulgar um site que potencializa a autoridade do seu domínio e amplia o alcance ao seu público-alvo. É importante firmar parcerias não concorrentes e que tenham a mesma audiência que o seu site.

Como você pôde perceber, obter bons resultados com marketing digital não é uma tarefa fácil e saber como divulgar um site é o primeiro ponto para o qual você deve direcionar sua atenção na hora de pensar nessa estratégia. O planejamento e a mensuração de dados, tanto de controle quanto de performance, são essenciais para conquistar autoridade digital.

Seguindo todas as nossas orientações e contando sempre com o suporte e a assessoria de uma empresa especializada, fica mais simples executar todas as ações necessárias de forma eficiente, alcançando excelentes resultados. Com este post, você pôde aprender as melhores estratégias de como divulgar um site, então, agora, não deixe de colocar as nossas dicas em prática.

Se você gostou das nossas dicas, aproveite e saiba mais sobre como funciona a estratégia digital de backlinks. Boa leitura!

Avalie este post: