Como atrair novos clientes

Como atrair novos clientes
Como atrair novos clientes

Todo negócio passa por um momento onde é necessário montar estratégias para conseguir novos clientes. A marca precisa estar presente no mercado, sendo necessário entender a sua importância nos momentos difíceis ou propensos à sua expansão. 

Inclusive, a expansão de uma marca ou a gestão de crise passa pela forma como ela foi construída ao longo do tempo, onde, o conhecimento adquirido será utilizado da melhor forma para adquirir novos clientes.

Neste artigo falaremos um pouco sobre como adquirir novos consumidores para a marca. Será preciso mudar a forma de lidar com determinadas situações e investir nos momentos certos. Não existe ganho sem gasto, é necessário fazer algo!

  1. Fortaleça sua marca

    Investir em novos clientes exige conhecimento da marca, por meio dela você saberá os pontos positivos e negativos do produto ou serviço que é oferecido a eles.

    Por isso, é necessário a aproximação com os clientes atuais para entender a forma como eles consomem a marca. Esse processo é como criar uma fachada em ACM para sua marca, você precisa entender o que agrada o consumidor e montar a ‘arte’.

    Visto que os clientes atuais conhecem a marca, é preciso compreendê-los. Desta forma, será possível extrair os pontos positivos que precisam ser exaltados e os negativos que precisam ser corrigidos.

    Faça a seguinte pergunta: Minha marca oferece tudo o que eu prometi para o cliente? Em seguida, faça outra: o que pode ser feito para aprimorar a relação entre a marca com o cliente?

    Seguindo esses passos você passa a sentir a dor do cliente, ou seja, ter empatia com a sua realidade. Compreender isso é o primeiro passo para começar a investir nas estratégias certas, isso acarretará na economia de tempo e dinheiro.

  2. Encurte a distância

    É muito comum os clientes se sentirem distantes dos processos da marca. Vender é importante e é o objetivo final, mas o cliente precisa entender que você não quer somente isso. Um bom vendedor tenta entender os problemas do cliente, encurtando a distância.

    Anúncios são importantes e eficazes, mas de nada adianta investir muito se a distância não for percorrida.

    Pensando nisso, independentemente de qual produto você venda, seja um banner promocional ou móveis modulados, é importante estar próximo do seu consumidor, entendendo dores e vontades, como será explicado melhor a seguir.

  3. Entenda a necessidade dos clientes

    Existem formas de pautar a necessidade de cada cliente, para isso a marca precisa fazer perguntas que podem ser respondidas pelos clientes atuais ou pela própria marca.

    Lembre-se que seu objetivo é vender, mas existem processos antes disso.

    • Qual a necessidade do meu cliente?
    • Meu produto resolve essa necessidade?
    • Meu cliente tem medo de trocar de produto?
    • O que leva um cliente a trocar a minha empresa?
    • Quais os pontos negativos da minha empresa?
    • Quais os pontos positivos do meu concorrente?

    Essas perguntas são importantes porque irão nortear a marca a buscar as respostas. Então, responder essas perguntas fará a marca entender o que deve ser feito.

Marketing Digital e sua importância no processo

Atuar no mundo digital é como vender embalagens para cosméticos, o material precisa ser bonito e funcional, pois para muitos será o primeiro contato com o produto. É inevitável que uma empresa não divulgue seus produtos e serviços nas redes sociais ou em um site.

Prova disso é o crescimento das lojas virtuais e a diminuição das lojas físicas. Os consumidores querem ter o menor trabalho possível na hora de adquirir um produto, por isso, é necessário investir em marketing digital.

Escreva em sites, blogs e publique com constância nas redes sociais. Priorize a qualidade no lugar na quantidade, por fim, não se esqueça de seguir uma estratégia focada em SEO, para que seu site e publicações sejam ranqueadas nos sites de busca.

Saiba com quem você está falando, qualifique seus clientes

Todo comércio tem uma longa lista de dados de clientes que estão ativos ou não. A quantidade desses dados pode ser aumentada significativamente com estratégias de captura de leads utilizadas no Inbound Marketing.

Desta forma, utilize esses dados e monte uma estratégia para ligar para todos esses clientes. Faça uma breve pesquisa, onde você é o condutor. O objetivo é entender o quão propício ele está em voltar a sua loja.

Além de fazer propaganda do seu negócio. Essa estratégia é eficaz pois funciona como uma limpeza de fachada, onde você utiliza o que é útil e descarta aquilo que não é.

Esses foram alguns processos e formas de como adquirir novos clientes, lembre-se que para todas estratégias é necessário pôr a mão na massa. Resultados positivos vem por meio de trabalho exaustivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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