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Planejamento estratégico: como aplicar no marketing digital

Planejamento estratégico: como aplicar no marketing digital

Por onde começar? Essa é uma pergunta que permeia o pensamento da grande maioria dos gestores quando decidem investir em marketing digital. Se você está atento às mudanças do mercado e percebeu que esse tipo de investimento é de suma importância para o seu negócio, parabéns! Essa decisão trará resultados muito positivos em um futuro próximo. Além disso, iniciando agora você estará muito à frente dos concorrentes que ainda não enxergaram as oportunidades.

Há um trecho no clássico filme “Alice no País das Maravilhas” que retrata bem o nível de importância de saber aonde se deseja chegar. No filme, Alice se encontra em uma encruzilhada com várias placas de orientação. Isso causa uma indecisão em Alice, ela não sabe para onde ir. Eis que nesse momento surge um gato em uma árvore. Debochado, irônico e misterioso, ele pergunta se pode ajudá-la. Eles então têm o seguinte diálogo:
Eu só queria saber que caminho devo escolher, diz Alice.
Isso depende do lugar aonde quer ir, respondeu o Gato com tranquilidade.
Realmente não importa, respondeu Alice.
Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato.

Resumo dessa singela conversa: “quando não se sabe o caminho que deseja ir, qualquer caminho serve”. E é a partir dessa clássica frase da história que enfatizamos a necessidade de traçar os caminhos corretos para então colocar em ação o investimento em marketing digital.

Muitos gestores não sabem qual caminho seguir. Foi pensando nessa dificuldade que criamos este post para ajudar na execução do planejamento estratégico de marketing digital. Desde já, gostaríamos de esclarecer que essa não é uma receita de bolo. No decorrer do planejamento é imprescindível analisar criticamente as decisões estabelecidas e identificar o que pode, ou não, dar certo.

Ao longo deste post você pode considerar o planejamento algo demorado, cansativo e até mesmo tedioso. Não caia nessa armadilha! O planejamento é essencial para que o marketing digital dê bons resultados. Você pode até mesmo conhecer alguém que investiu em marketing digital e obteve resultado mesmo não possuindo um planejamento, no entanto, o retorno poderia ter sido muito melhor se todo o planejamento tivesse sido traçado inicialmente. Além disso, muitas dessas empresas desistem de investir em marketing digital nos primeiros 6 meses, pois não percebem que o erro está dentro da própria organização.

O planejamento estratégico é essencial em qualquer tipo de negócio e com o marketing digital não poderia ser diferente. É importante entender que esse planejamento precisa estar alinhado com a visão, missão e valores da empresa.

Envolva a sua equipe no planejamento

Alertamos aos gestores que não retenham essa atividade apenas para si. Antes de iniciar o planejamento, no caso de pequenas empresas, indicamos que toda a equipe esteja envolvida nessa estratégia.

Deixar claro o caminho que a empresa está decidida a tomar. Essa atitude é primordial para ver o planejamento tomar o rumo certo. Identificamos que quando a equipe desconhece as mudanças que estão ocorrendo, muitas falhas acontecem. Uma delas é a ausência de resposta ao cliente nas redes sociais. Esse tipo de falha, muitas vezes, resulta na perda de um potencial cliente. Hoje em dia, é visível o crescente relacionamento online com o cliente. Diversas empresas possuem ao menos um colaborador que fica conectado diariamente para criar vínculos com os clientes, seja respondendo a uma dúvida ou resolvendo algum problema.

Investir em treinamento técnico é indispensável. Muitos gestores tendem a entregar a estratégia de marketing digital ao “cara que entende de internet” e infelizmente essa não é a melhor decisão. É claro que o colaborador deve conhecer no mínimo algumas ferramentas e redes sociais, mas apenas isso não é o suficiente. Nesse momento, considere nomear um responsável para o desenvolvimento do projeto, acompanhamento e monitoramento das ações que foram planejadas.

Mantenha sua equipe envolvida e colha os bons frutos dessa decisão.

Iniciando o Planejamento estratégico-traçando os objetivos

O maior objetivo de todo gestor é alavancar o faturamento da empresa. Mas para isso, as metas devem estar bem definidas e alinhadas dentro da organização. Para começar, defina os objetivos de curto, médio e longo prazo. Veja só um exemplo do que você pode almejar: aumentar o tráfego no site, o número de clientes, melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar as vendas, fidelizar clientes, entre outros. A satisfação do cliente deve ser um objetivo contínuo. Coloque todos os objetivos no papel, para que toda equipe mantenha-se sempre focada.

O ser humano, muitas vezes, é resistente a mudanças, por isso, não se esqueça de motivar sua equipe e deixe claro o quanto essas mudanças serão benéficas para todos.

Planejamento estratégico – utilizando a análise SWOT

O nome SWOT é uma sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A análise SWOT é uma ferramenta utilizada pelas principais empresas no mundo quando se trata de planejamento estratégico e possui como principal finalidade avaliar todos os ambientes internos e externos da organização, formulando estratégias de negócios com o objetivo de otimizar o desempenho no mercado.

O exercício de determinar as forças e fraquezas inicia-se quando a organização avalia o ambiente interno e realiza uma análise detalhada. As forças são todas as vantagens que a empresa possui em relação à sua concorrência. Por exemplo, se em meio a um complexo de prédios empresariais existe apenas uma lanchonete, o ponto forte dessa empresa é a sua localização. Existem muitos pontos fortes que podem ser destacados mas é preciso focar nos elementos que de fato fazem a diferença.

Já as fraquezas são as principais desvantagens que a empresa possui diante dos seus concorrentes. No caso da lanchonete, a fraqueza dela poderia ser uma equipe pouco qualificada. As fraquezas são controláveis quando identificadas. Para pontuar as fraquezas, é importante haver sinceridade tanto da equipe quanto da diretoria.

As oportunidades e ameaças tratam de analisar o ambiente externo. As oportunidades são as forças externas que influenciam positivamente um negócio. Neste caso, a organização não tem controle, não consegue influenciar. Porém, é possível conhecer esses fatores para haver uma preparação e saber aproveitá-los. Como por exemplo: mudanças na política econômica do governo, acesso a uma nova tecnologia, redução temporária de impostos etc. Para aproveitar as oportunidades, a organização precisa manter-se sempre atualizada.

Ao contrário das oportunidades, as ameaças são as forças externas que põem em risco o negócio. Assim como as oportunidades, as ameaças estão fora do controle da organização. Elas precisam ser tratadas com bastante prudência, pois podem prejudicar o planejamento estratégico da empresa. Exemplos: entrada de um concorrente no mercado, nova política tributária, escassez de mão de obra etc.

Uma análise SWOT bem estruturada auxilia em diversos aspectos da tomada de decisão, inclusive no planejamento estratégico de marketing digital.

Conhecer o concorrente

Percebemos que uma falha grave das empresas é não conhecerem seus concorrentes. É importante analisar o produto, as qualidades e os defeitos da concorrência para fazer uma comparação com o produto ofertado. Aprender com quem disputa o mercado com você pode ser uma ótima oportunidade. Quando se conhece a concorrência, pode-se agregar um diferencial na oferta do seu produto.

Defina bem o seu público/persona

A estratégia de marketing digital só terá bons resultados quando o público para quem se deseja vender estiver bem definido. Quem são as pessoas que buscam o seu produto? Quais são os anseios? Quais as necessidades desse cliente? Quais são os hábitos dessa persona? Como o seu produto pode satisfazer esse cliente? Essas são algumas perguntas essenciais para definir o público e a melhor estratégia para alcançá-los.

Definir as estratégias e orçamento

Depois de definir as personas, é o momento de verificar em quais canais elas estão presentes, quais as palavras chaves que procuram, as redes sociais que utilizam, como será o conteúdo do seu site/blog, como serão os anúncios e onde serão veiculados.

Determinadas essas questões, um orçamento deverá ser estipulado. Se você possuir uma agência de marketing digital como parceira, o planejamento e a definição do valor que deve ser investido serão melhor mensurados, pois para tomar essa decisão é necessário saber qual o custo médio das palavras-chaves e qual o investimento para anunciar nas redes sociais.

Planejar o cronograma

Depois de traçar os objetivos, utilizar a análise SWOT, conhecer o concorrente, definir o público, as estratégias e orçamento, é hora de planejar quando será executada cada ação. Deve-se fazer um mapeamento de tudo o que será realizado, quando será realizado, quem será o responsável e quando será a verificação e correção para o aperfeiçoamento da estratégia de marketing digital. Um cronograma é extremamente importante. Nele deve conter, também, qual a periodicidade da análise dos resultados (bimestral, trimestral ou semestral).

Além disso é preciso ter bem alinhado quando serão realizadas as campanhas, seja institucional ou promocional, datas importantes para o seu negócio e qual conteúdo será utilizado nas redes sociais.

Todas essas informações devem constar no cronograma para que nenhuma atividade deixe de ser realizada e para que o investimento seja melhor aplicado. Como os resultados podem ser mensurados com precisão, ao longo da execução podem ser necessárias melhorias e é possível que as mudanças de algumas ações sejam fundamentais, por isso o cronograma deve ser flexível.

Hora de Executar

Depois que tudo for colocado no papel, a sua equipe ou agência digital devem colocar a mão na massa. Ao longo deste post você deve ter percebido que o marketing digital foi citado como sendo um investimento, e é de fato uma verdade, mas para que ele gere ganhos, uma boa gestão e planejamento são essenciais. Mãos à obra!

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