Buscar estratégias focadas em resultados é essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, poucas empresas sabem o que é design de conversão e como ele é importante para impulsionar a interação entre o consumidor e sua marca.
Nas linhas abaixo, vamos explicar melhor esse assunto. Acompanhe!
O que é design de conversão?
O design de conversão está relacionado à experiência que o usuário tem com os elementos dos seus sites. Em termos práticos, é a forma como as suas páginas estão organizadas para orientar o usuário a concluir uma ação específica.
Essa estratégia utiliza-se do que podemos denominar design persuasivo, tanto no que se refere à estética quanto no que se relaciona a gatilhos psicológicos que induzem a conversão.
O design centrado na conversão visa a atrair o visitante para executar uma ação, que pode ser desde uma simples captação de um e-mail até uma chamada para clicar em um CTA que converta em venda.
Por que ele é tão importante para uma empresa?
Estatisticamente, 50% das pessoas que entram em seu site saem num piscar de olhos, e sabe por quê? Exatamente! Você já deve ter captado a mensagem: o design do seu site não é suficientemente atraente e otimizado para estimulá-las à conversão.
Um bom design não está relacionado apenas à beleza ou à aparência do site ou de uma landing page, mas também à forma como ele é projetado para potencializar a taxa de conversão.
Nesse sentido, não é somente a primeira impressão que fica — a interação que o usuário tem com a página ou site é um dos grandes incentivadores à ação.
Veja, agora, dois elementos bastante importantes para o design de conversão:
Entender o seu público-alvo
Um dos primeiros aspectos importantes para o design de conversão é saber o que o seu público-alvo quer.
Não se trata de tentar adivinhar o que ele precisa, mas de entender de que forma a funcionalidade do design do seu site pode contribuir para melhorar sua experiência.
Conhecer seu público é ter certeza do que, de fato, vai agradá-lo. Assim, você poderá elaborar estratégias de design de conversão que atendam as suas necessidades e, consequentemente, gerem melhores resultados para sua empresa.
Criar landing pages otimizadas
Vale lembrar que a landing page não é o seu site, mas uma página de entrada — criada para levar o visitante a uma ação específica.
A landing page é o coração de uma estratégia de conversão. Por isso, seu design deve ser bem otimizado e congruente o bastante para eliminar qualquer distração — estimulando e direcionando a atenção do visitante para o objetivo pretendido da página.
Quais são as principais técnicas de design para potencializar a conversão?
Encapsulamento
Encapsulamento trata-se de uma técnica de design clássica que cria um efeito de túnel, direcionando o olhar da pessoa exatamente para o foco pretendido: o CTA, por exemplo.
Esse recurso é bastante efetivo para evitar que o visitante se distraia, restringindo seus pontos de interesse e aumentando a chance de conversão mais rapidamente.
Direcionamento
Essa técnica de design, como o próprio nome sugere, é composta de indicadores visuais que apontam diretamente para o foco da página, isto é, conduzem o visitante para determinada direção, persuadindo-o a executar uma ação logo que chega.
As principais dicas direcionais são:
- caminhos;
- setas;
- linhas de visão.
Contraste e cores
O contraste é bastante efetivo no design de conversão, pois ele ajuda a sinalizar o que é mais importante na sua landing page. Em relação aos botões de CTA — Call to Action —, por exemplo, determinada cor e determinado contraste ajudam a destacá-lo dos demais conteúdos da página.
As cores são elementos bastante manipulados no design de conversão devido a questões emocionais e psicológicas que despertam no cérebro das pessoas na hora de tomar uma decisão.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos dos vários recursos que o design de conversão pode utilizar para potencializar sua taxa de conversão de leads. Logo, os empreendedores e gestores que desejam ver seu negócio crescer no mercado atual não devem negligenciar a importância dessa estratégia e precisam buscar meios de aplicá-la na prática.
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