Início - Blog - Catálogos do WhatsApp: o que muda com esta novidade?

Catálogos do WhatsApp: o que muda com esta novidade?

Catálogos do WhatsApp: o que muda com esta novidade? Catálogos do WhatsApp: o que muda com esta novidade?
Catálogos do WhatsApp: o que muda com esta novidade?

Nova funcionalidade permite que produtos sejam categorizados para facilitar compras realizadas diretamente pelo aplicativo.

As contas comerciais do WhatsApp agora contarão com um recurso ainda mais útil para realizar suas vendas: o Coleções, que disponibiliza compras por catálogos. Agora é possível categorizar e agrupar produtos para facilitar a vida do cliente, oferecendo catálogos específicos que direcionem melhor as pessoas para o que elas estão procurando.

A nova ferramenta é útil para diferentes tipos de negócios – desde uma loja de roupas até um restaurante, por exemplo. Ao invés de o cliente precisar conferir uma longa lista de itens disponíveis em busca do que deseja, basta clicar em alguma categoria e ver apenas o que está à venda dentro daquelas especificações. Depois de escolher, é só adicionar ao carrinho e finalizar a compra como em qualquer outro site de e-commerce.

De acordo com o Facebook, esta é uma ferramenta que prioriza a organização, acima de tudo. O recurso não poderia ter sido disponibilizado em melhor hora, já que, desde o começo da pandemia, o ambiente virtual se tornou o principal lugar de compras para todos, independentemente do produto. O que antes era apenas um aplicativo de mensagens instantâneas agora também é um marketplace de pequenos negócios, o que vem ajudando muitos microempresários a crescer, graças à tamanha popularidade do app.

O recurso de Coleções foi disponibilizado em uma das últimas atualizações do aplicativo, lançada no dia 20 de outubro. Vale lembrar que nem todos os dispositivos recebem os updates simultaneamente, então ela será disponibilizada para todos gradativamente. As atualizações costumam ser liberadas de acordo com o modelo do smartphone, então atualmente quem possui um Xiaomi, Samsung ou IPhone mais recente já conta com o recurso ativado, por exemplo.

Como separar seus produtos por catálogos?

Para quem utiliza o WhatsApp Business para seu negócio e ainda não sabe como criar seus catálogos dentro do aplicativo, basta seguir este passo a passo.

  • Abra o WhatsApp Business.
  • Acesse o menu Configurações (são aqueles três pontinhos no Android).
  • Selecione “Ferramentas comerciais” e, depois, “Catálogo”.
  • Selecione “Adicionar nova coleção”.
  • Dê um nome para seu catálogo e clique em “Salvar”.

Depois de fazer tudo isso, basta selecionar quais produtos deseja incluir naquela lista. Vale lembrar que só é possível adicionar itens que você já cadastrou no WhatsApp. Então, caso queira colocar algo novo, é necessário realizar o cadastro previamente. Para criar novos catálogos, é só repetir todo o processo descrito acima.

Receba novidades