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Foco em resultado: aprenda a calcular a taxa de conversão do seu site

Foco em resultado: aprenda a calcular a taxa de conversão do seu site

Você faz parte do rol de empreendedores que vêm sofrendo com a baixa audiência em seus sites, mas não sabe bem a causa disso? Nem ao menos tem noção do quanto gasta para gerar um novo cliente, fazer uma venda e muito menos como calcular a taxa de conversão do seu site?

Tudo na vida é fruto de um bom planejamento — e, no mundo online, não podia ser diferente. Manter o foco e ter uma visão estratégica em relação aos resultados obtidos pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

Está na hora de aprender alguns segredinhos sobre como calcular a taxa de conversão do site. Quer saber como? Nós te contamos nesse post!

Como calcular a taxa de conversão do seu site

Embora alguns empreendedores saibam que há algum problema com seu site que anda afastando os visitantes, muitos não conseguem identificar a causa — e mais: não têm noção do que fazer para mudar essa realidade.

Mas a solução para descobrir o problema não é um “bicho de sete cabeças”, e exige apenas alguns cálculos simples. Veja:

taxa de conversão = número de ações realizadas/ total de visitantes

Observe que, na nossa pequena fórmula, colocamos “número de ações realizadas” dividido pelo número de visitantes. E por que número de ações e não número de vendas? Simplesmente porque conversão não se refere somente a vendas, mas também a outras ações, como assinatura de uma newsletter, clique em links, entre outros.

Um exemplo prático: suponhamos que seu site recebeu 200 visitantes em um dia. Desses, 20 realizaram uma determinada compra. Como fica o cálculo, então?

20/200= 0,1. Em termos de porcentagem: 0,1 x 100= 10%. Ou seja, sua taxa de conversão foi de 10%.

Após o cálculo, você verá se o valor obtido está de acordo com as metas traçadas, já que o resultado esperado pode variar de negócio para negócio.

Principais ações para melhorar a taxa de conversão do seu site

Trabalhe na segmentação dos seus clientes

A principal ferramenta para aumentar a taxa de conversão de um site é conhecer o seu público-alvo. Sem um direcionamento sobre o perfil das pessoas que poderão se interessar pelos seus produtos ou serviços, será difícil saber que tipo de estratégia é mais apropriada para alcançar esse público.

Segmentar seu público-alvo e conhecer o seu perfil fará com que sua comunicação seja melhor direcionada, evitando, assim, o processo de tentativas e erros na construção de estratégias.

Elabore newsletters mais atraentes

A função da newsletter é manter uma comunicação periódica com seus leads por meio de conteúdos atraentes, servir como meio de entrega de informações sobre seus produtos ou serviços, fazer promoções ou manter o público interessado e engajado com sua marca.

Ter uma newsletter bem otimizada e atraente pode gerar muitas conversões para o seu site. Já que as pessoas que receberão seu conteúdo foram inscritas por escolha própria, suas newsletters devem procurar superar as expectativas dos clientes, entregando sempre materiais ricos e úteis.

Melhore a usabilidade do seu site

Ajude seu cliente a encontrar o que precisa. Um site mal otimizado, com carregamento pesado, dificultará  a navegação dos usuários em suas páginas. Isso vai gerar um grande descontentamento e fará com que ele acabe desistindo de continuar navegando.

Otimize seu site para mobiles

Segundo reportagem da revista Exame, o consumidor brasileiro utiliza mais seus celulares do que desktops para acessar a internet. Além do mais, o Brasil já supera muitos países no uso de mobiles. De acordo com estatísticas, nós nos encontramos no 6º lugar no ranque mundial nesse quesito.

Um site responsivo deve ser amigável, intuitivo e oferecer uma boa usabilidade ao cliente, de qualquer aparelho em que ele estiver — seja em um desktop, em um celular, um tablet ou, até mesmo, uma TV.

Se você não buscar otimizar seu site para mobiles e aprender a calcular a taxa de conversão do seu site, é muito pouco provável que consiga melhorar a visibilidade do seu negócio, além de estar deixando de lado uma grande parcela de potenciais clientes que poderiam aumentar o seu lucro.

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