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CAC: porque você deve entender esta métrica?

CAC: porque você deve entender esta métrica?

Para quem lida com marketing digital, um dos aspectos que precisa ser revisto a cada mês é o cálculo do CAC (Customer Aquisition Cost, traduzido como Custo de Aquisição de Cliente). Para quem não sabe, o CAC nada mais é do que um cálculo que promove um resultado, o qual serve para você observar o quanto cada cliente custa para sua empresa conforme as estratégias de marketing digital utilizadas.

Por exemplo, se você cria um blog para sua empresa a fim de informar o leitor e potencial cliente da necessidade do produto ou serviço relacionando isso com conteúdo da mesma temática, você acaba em algum momento ganhando novos clientes para a marca, correto?

Logo, para encontrar esse custo, você deve anotar todos os valores gastos nessa montagem do blog, e dividir pela quantidade de clientes conseguidos depois de certo período. Com isso, você verá que quanto mais baixo o seu CAC melhor é a sua estratégia de marketing digital.

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Cliente é um aspecto que ajuda a viabilizar melhor as estratégias da sua empresa, garantindo que seja controlado o gasto por cada cliente. Você concorda que, se você gasta muito com a publicidade e propaganda do marketing digital e consegue apenas 3 clientes novos em 2 meses, tem alguma coisa errada na peça publicitária?

Porque o retorno é muito baixo e pode parecer que o custo de cada cliente é muito alto para a empresa, levando até a falhas empresariais porque a empresa não consegue se sustentar.

Para que serve esta métrica?

O CAC serve para você analisar os resultados obtidos a fim de valorizar mais a sua equipe, com o objetivo de, todos juntos, encontrar estratégias que darão resultados com custo pequeno. Para saber o valor e como calcular o CAC, você precisa considerar alguns critérios como: custo com pessoal de marketing e vendas, qual é o gasto em mídia e outros custos que entraram na ação de marketing.

É preciso ter em mente que você precisa fazer essa métrica regulamente para que possa sempre melhorar as suas estratégias e garantir menor custo por cliente. Logo, faça uma estratégia e marque o quanto ela irá durar. Depois faça o cálculo, que ensinaremos aqui embaixo.

Como ela pode ser calculada?

O CAC pode ser calculado da seguinte maneira, seguindo o exemplo: se em apenas um mês você gastou R$ 1 mil com o marketing digital e as vendas, e nesse período conseguiu 5 clientes, basta dividir um pelo outro.

1000 / 5 = 200

Isso quer dizer que para cada cliente, você gastou (comprou, conquistou com) R$ 200,00. Com essa métrica é possível avaliar o quão efetivo está sendo sua estratégia/investimento versos o retorno. Outro leitura importante que se faz dessa métrica é a projeção que você pode fazer para o futuro, por exemplo: Se com um investimento de R$ 1 mil obtive 5 novos clientes, logo, bastará um investimento de R$ 2 mil para conquistar 10.

Benefícios do CAC para montar estratégias

Com o resultado do CAC você pode valorizar novas estratégias, melhorando o atendimento ao cliente, por meio de feedbacks (porque não conseguimos mais clientes?) e reter clientes já fidelizados com a marca. E o melhor benefício que o CAC pode trazer para você é sobre o lucro a longo prazo, porque você começa a perceber o perfil dos clientes, ver o que eles gostam e o que eles não gostam.

O fato é que o CAC é uma métrica que não pode ser ignorada e deve compor seu conjunto de análise constante.

O que você acha do CAC? Deixe aqui o seu comentário!

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