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Entenda a relação do Business Intelligence com o marketing digital

Entenda a relação do Business Intelligence com o marketing digital
Entenda a relação do Business Intelligence com o marketing digital

Você tem enfrentado sérios problemas para superar a crise de uma vez por todas e voltar a vender como antes? Então, é melhor usar o Business Intelligence na hora de investir em marketing digital.

Fazer uso do Business Intelligence (BI) consiste em coletar dados relevantes do negócio, organizá-los e monitorá-los para tomar as melhores decisões. Ele exerce um papel fundamental aplicado ao marketing digital, pois é preciso mensurar dados com eficiência e verificar os indicadores-chave de desempenho, a fim de tornar o negócio realmente rentável.

Para que você tenha uma noção melhor de como eles se complementam, trouxemos alguns dos principais benefícios a respeito do BI. Acompanhe a leitura e confira!

Melhora do processo de tomada de decisão

Com a utilização do BI, você pode obter dados de suma importância a respeito do seu negócio e, com isso, remodelar o seu planejamento estratégico para alcançar os resultados que espera. Os softwares voltados para inteligência de mercado costumam apresentar dashboards atualizados com informações precisas, o que confere uma vantagem competitiva imensa.

A melhora nos processos é gradativa e precisa ser amparada por um sistema que reúna o que sua empresa está fazendo de certo ou errado, a fim de ter um feedback amplo sobre os melhores caminhos a seguir. Com relatórios acessíveis, fica mais simples ter uma boa gestão do tempo e conferir as possíveis alternativas para gerar mais vendas.

Possibilidade de uma comunicação integrada

Imagine-se viajando para um país qualquer no globo e encontrando alguém que fale um dialeto do qual você nunca ouviu falar. É bem provável que a comunicação entre os dois fique bastante prejudicada, afinal, você não dispõe do conhecimento necessário para entender o que o nativo diz e quais métodos seriam exigidos para ser ouvido de fato.

Pegando essa analogia e usando no marketing, o BI serve como um tradutor simultâneo, pois ajuda você a falar a mesma língua do cliente e a estabelecer uma comunicação eficiente entre os setores da empresa. Esse conceito omnichannel permite que haja padronização das informações, sinergia entre os departamentos e, naturalmente, aumento da produtividade.

Auxílio no conhecimento das necessidades dos clientes

Uma das maiores dificuldades das empresas, principalmente de quem lida com e-commerce, é entender as motivações de cada cliente e seus verdadeiros anseios. Sendo assim, é preciso ter um pensamento mais crítico e otimizar o relacionamento com o cliente, com o propósito de identificar seus pontos de dor e, consequentemente, supri-los com a entrega de conteúdo relevante e produtos certeiros.

Com os dados a seu favor, fica mais fácil entender o comportamento do cliente e descobrir o caminho que ele percorre na jornada de compra, o que dá margem para desenvolver campanhas mais específicas. As análises inteligentes fazem com que o percurso seja menor entre o momento da visita ao site e a posição de lead qualificado, gerando bons insights para as ações em cada estágio do funil de vendas.

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Abertura de novas perspectivas de negócio

Óbvio que todas essas informações privilegiadas não servem apenas para arrumar os processos internos, mas também para identificar possíveis oportunidades de mercado no ambiente externo. Para construir autoridade online e elevar o poder da marca, é preciso contar com uma boa mensuração de dados, a fim de verificar qual o melhor momento para arriscar o próximo passo.

Ter reações rápidas às demandas que surgem é uma vantagem tremenda, especialmente se o segmento em que você atua é competitivo. Entenda que a tecnologia e o reconhecimento das oportunidades fazem com que as campanhas sejam muito mais estratégicas e com que seja viável definir ações a curto, médio e, principalmente, a longo prazo.

Contribuição para a prevenção de riscos

Embora os riscos e as falhas sejam situações normais em qualquer empreendimento, o ideal é agir para que essas ocorrências sejam minimizadas ao máximo, visando ao bem-estar do negócio e à manutenção da credibilidade da marca. Nesses casos, o Business Intelligence servirá como alerta para que você e sua equipe tomem atitudes preventivas, a fim de evitar que o problema gere uma crise.

É imprescindível que você busque os possíveis gargalos nos processos, visando ao bom andamento do negócio e à retomada da produtividade. Com a tecnologia a seu favor, é possível reconhecer as falhas, perceber como está sua taxa de rejeição no atual cenário e encontrar outros pontos de ruptura que possam abalar a estrutura da organização.

Redução dos custos desnecessários

Sem sombra de dúvidas, um dos aspectos que deixam esse tipo de análise ainda mais atrativa é a capacidade de mensurar os dados e proporcionar a chance de reduzir custos consideráveis na demonstração de resultados. Com os processos sendo efetuados com mais agilidade, torna-se natural que os gastos sejam minimizados e você consiga remanejar o seu orçamento para outras áreas.

Quando se trabalha com o público correto, campanhas eficientes e estratégias precisas, fica mais fácil identificar onde a empresa tem perdido no faturamento e, ainda, otimizar a formação de preços para que o negócio seja rentável. Além disso, você também consegue ter uma previsão coerente do ROI em marketing digital e identificar os setores que estão apresentado maior lucratividade ou não.

Auxílio no alcance de bom ranqueamento

Por fim, o Business Intelligence — aliado ao marketing digital — propicia uma melhora significativa nas suas estratégias de otimização nos motores de busca e no alcance da imagem da marca. No Google Analytics, por exemplo, você consegue verificar qual é o tempo médio em que o usuário acessa as páginas, se ele retorna, quais as palavras-chave mais procuradas, entre outros fatores relevantes para o seu negócio.

Esse tipo de análise ajuda a verificar se as suas táticas de ranqueamento estão dando certo e a dar um diagnóstico do que é preciso mudar, a fim de tornar a comunicação mais atrativa para o público-alvo. Se for preciso, faça um redesign do site e mude a abordagem utilizada atualmente, mas sempre exercendo a empatia para compreender o que o cliente deseja, de fato, e como a sua empresa pode ajudar.

Para concluirmos, é importante enfatizarmos que o Business Intelligence não se aplica apenas a grandes empresas, de modo que é importantíssimo contar com a expertise de quem sabe configurar as ferramentas de análise e, assim, entregar dados realmente precisos em tempo real.

O que achou deste artigo de hoje sobre a relação entre BI e marketing digital? Quer saber um pouco mais a fundo sobre o tema e como pode lidar com isso daqui em diante? Então, aproveite a visita e baixe o guia completo sobre a transformação digital!

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