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Fortaleça seu Brand Equity com marketing digital

Fortaleça seu Brand Equity com marketing digital

Para compreender a importância deste termo que vem ganhando força no marketing é necessário, antes, traduzir o seu significado. Brand = marca ; Equity = apreciação. Portanto, Brand Equity é justamente a avaliação imparcial de uma marca, produto ou serviço, buscando agregar valores e contribuindo para fortalecê-la, com base em algum item que determine sua força.

Portanto, o principal objetivo do ‘branding’ é conseguir gerar ‘brand equity’, ou seja, por meio da força que uma marca representa, é possível agregar mais valores a um determinado produto. Um exemplo: uma t-shirt básica, de cor neutra, sem nenhum logotipo. Ela pode custar R$ 10,00. No entanto, se essa mesma t-shirt apresentar a etiqueta ou logotipo de uma marca conceituada, seu valor pode ter uma valorização de 100%. A qualidade da t-shirt é a mesma, o que direciona seu valor é a marca que carrega.

De maneira subjetiva, o ‘brand equity’ tem forte influência na forma como o consumidor avalia e se relaciona com determinada marca, direcionando valores, parcelas de mercado, lucratividade e resultados proporcionados por essa marca à empresa.

Saiba diferenciar marca e logotipo

A definição correta para marca é um nome, símbolo ou sinal, podendo ser a associação de todos os elementos, que conseguem diferenciar um produto ou serviço de seus concorrentes, atingindo melhores resultados para a empresa. Por isso, marca é diferente de logotipo, ou seja, ela tem uma força muito mais ampla e abrangente.

Ao definir a identidade de uma empresa é imprescindível fazer a escolha de cores, logotipo, slogan, símbolo e até decoração dos pontos de venda – detalhes que irão representa-la no mercado – pois dessa forma fica mais fácil fidelizar o cliente que, ao visualizar tais características, imediatamente, associa à marca.

No entanto, não é apenas isso que poderá agregar força à marca, outros fatores têm condições de transformá-la em uma ‘força’. Portanto, o primeiro passo do departamento de marketing é definir tais elementos, afinal são eles que irão direcionar a influência que determinada marca impõe no mercado, e por meio deles, essa marca será reconhecida.

Invista em ações para manter a ‘força’ de uma marca

Em uma segunda etapa, se abrange o produto e/ou serviço que acompanha essa marca, e toda publicidade associada a ela. Neste quesito, entram programas de incentivo e bônus com o intuito de manter o cliente satisfeito, despertando esse sentimento em relação à marca. Com isso, é possível fidelizar o relacionamento entre produto e consumidor.

Já na terceira fase, ocorre uma abordagem mais sutil, em que o desafio do marketing é associar a imagem da marca, por meio de um serviço ou produto, a outra entidade que transmita mais credibilidade à empresa. Neste caso, pode ser uma pessoa ou um objeto que, associado à marca, consegue fortalece-la ainda mais.

Há ainda uma quarta fase, a qual coroa a presença de sua marca, por meio das mais avançadas técnicas de marketing digital, tais como SEO, links patrocinados, atuação em mídias sociais, email marketing, entre outras formas de fazer seu negócio se tornar mais presente no dia a dia de seu público. O marketing digital é hoje o meio que oferece o melhor custo benefício para fortalecimento de uma marca.

Vale ressaltar que o fato de uma marca ser reconhecida, não significa que ela investe em uma imagem positiva. O contrário também pode acontecer e, é preciso muito empenho para fazer com que uma marca consiga atingir o nível ‘brandy equity’, sendo reconhecida por suas qualidades.

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