Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook
Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Apesar de o uso pessoal do Facebook ser bastante simples, sua aplicação direcionada para o marketing requer uma série de conhecimentos. A rede de Mark Zuckerberg tem recursos e termos específicos relacionados ao marketing digital. Eles exigem estudo e preparação para colocar uma estratégia de divulgação online em prática. E é justamente para ajudar os profissionais de marketing e empreendedores que existem os cursos gratuitos do Facebook Blueprint.

Neste artigo, vamos ver o que é o Blueprint, como utilizá-lo e quais são suas vantagens e desvantagens. Ao final, você terá as informações de que precisa para tirar proveito pessoal ou para a empresa, conforme sua necessidade. Confira!

O que é o Facebook Blueprint?

O Blueprint é o programa de treinamento online do Facebook, com um amplo material criado pelos profissionais da própria empresa. A iniciativa existe há algum tempo, mas, no início, os cursos não estavam disponíveis em português. E o melhor: são gratuitos!

São mais de 60 módulos, que vão desde explicações sobre a missão do Facebook até orientações sobre como criar e gerenciar anúncios para o Instagram (o Facebook adquiriu o Instagram em 2014).

Cada módulo tem várias lições ricas em informações. Cada lição é como uma página web bem elaborada, com muitas imagens, recursos interativos, textos e até vídeos em alguns casos.

Para facilitar a organização de todo esse conteúdo, o Blueprint está dividido em módulos e subdividido em categorias. Abaixo, listamos algumas das principais opções disponíveis.

  • Introdução ao Facebook

    Cada um dos tópicos abordados no Blueprint oferece versões básicas. Elas introduzem o usuário em temas específicos de um modo didático e dinâmico.

  • Melhores práticas

    Entender as melhores práticas de uso comercial do Facebook da perspectiva da própria empresa é fundamental. Além de seus próprios interesses em termos de negócio, existem particularidades que visam a tornar a rede social atrativa e útil para o usuário.

    Tentar driblar as regras definidas com esse objetivo pode gerar punições e restrições de exibição. Por isso, o melhor é entender a lógica aplicada.

  • Páginas do Facebook

    São 6 cursos sobre como criar e gerenciar uma página no Facebook. Neles, são abordados de aspectos mais básicos de configuração até dicas de otimização e uso de ferramentas de auxílio.

  • Compra de anúncios

    Os 8 cursos dessa série ajudam a definir objetivos, a produzir conteúdo, a estabelecer um orçamento e com várias outras informações úteis.

  • Gerenciamento de seus anúncios

    O gerenciador de anúncios do Facebook oferece várias funcionalidades importantes que facilitam sua vida. O seu uso é outro tema abordado na plataforma em vários cursos divididos em séries sobre uso da ferramenta e criação de anúncios e otimização de campanhas com o gerenciador.

  • Otimização da campanha

    Entre as opções sobre os anúncios no Facebook, você encontra um módulo voltado ao aprimoramento, com base em alterações que comprovadamente funcionam para a melhora de resultados.

  • Relatórios e medição

    Se existe um aspecto que merece destaque em ações de marketing digital é a necessidade de medir sempre. É desse modo que as oportunidades e os gargalos são encontrados. De outra forma, seria impossível resolver problemas e aproveitar as chances que o mercado oferece.

    Por isso, as plataformas desenvolvem continuamente suas ferramentas de medição e geração de relatórios, o que pode dificultar o uso intuitivo devido à variedade e à complexidade de recursos e funções disponíveis.

    Em outras palavras, a medição e a análise de resultados dependem de conhecimento prévio. Tentar aprender por si mesmo sobre como usar essas soluções tende a aumentar o tempo gasto com o aprendizado — isso é válido para todos os temas, mas de forma especial no deste tópico.

  • Instagram

    Dois cursos com esse tema ensinam como configurar uma conta comercial na rede e incluir mensagens atrativas na forma de fotos e vídeos, além de haver um curso específico sobre publicidade no Instagram.

  • Marketing digital no Facebook

    No Blueprint, você também encontra um guia básico sobre marketing digital no Facebook. Nele, são apresentados aplicativos e serviços usados para impulsionar os resultados em versões gratuitas e pagas.

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A quem se destina o Blueprint?

Qualquer um com uma conta no Facebook pode acessar a plataforma. No entanto, os conteúdos que listamos acima são uma boa pista de quem pode se beneficiar de seu uso, que são pessoas interessadas sobre como usar essa rede social para atrair, engajar e fidelizar uma audiência.

O Blueprint é uma ferramenta que permite a qualquer um a busca por capacitação. Para as empresas, ela pode ser usada para treinar colaboradores e melhorar o desempenho do negócio nas redes sociais.

Agora que sabemos o que é o Blueprint e quem pode usá-lo, vamos ver como é fácil acessá-lo.

Como utilizar a plataforma de cursos online gratuitos Facebook Blueprint?

Para fazer os cursos do Blueprint, basta acessar o site da plataforma com sua conta no Facebook. Clique em “Comece agora” e o sistema pedirá sua autorização para se conectar. Depois, é só preencher um pequeno formulário (nome, idioma, e-mail etc.) e você já terá acesso ao catálogo de cursos.

Na aba “Catálogo”, você escolhe o curso que fará, podendo filtrar pelas categorias que listamos acima. Na aba “Meus Cursos”, estão as atividades que você já completou e as que estão em andamento. Em “Histórico do Curso”, ficam apenas as atividades finalizadas.

E na opção “Schedule Exam” (agendar exame), você será direcionado para uma página em inglês na qual, até o momento, poderá escolher dentre três opções de certificação:

  • competências básicas para a publicidade no Facebook;
  • profissional de compras certificado pelo Facebook;
  • profissional de planejamento certificado pelo Facebook.

Quais as vantagens do Blueprint?

  • Grátis e no seu tempo

    As maiores vantagens do Blueprint são que ele é grátis e online. O método de eLearning permite que você faça os cursos de onde quiser, no seu próprio ritmo e sem custo.

  • Possibilidade de análise de progresso

    O sistema mantém um histórico de quanto tempo você levou e quando terminou cada um dos módulos.

    Se você quiser oferecer o treinamento do Blueprint para os funcionários da sua empresa, é possível acompanhar como anda o progresso deles na plataforma.

  • Abordagem com exemplos concretos

    Em diversas lições, o Blueprint aborda casos de sucesso de empresas de todo o mundo, inclusive de marcas bem conhecidas. É um ótimo incentivo e ajuda a fixar melhor os conceitos aprendidos.

Quais as desvantagens do Blueprint?

  • Poucos vídeos

    Quem está acostumado a estudar em programas de educação a distância, provavelmente, sentirá falta de vídeos no Blueprint. A maior parte do conteúdo está em texto, mas, como já vimos, as lições são ágeis e interativas.

  • Certificação em inglês

    Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames em inglês. As provas são realizadas pelo computador, mas é preciso agendar dia e hora e pagar para fazer o exame.

Gostou de saber mais sobre os cursos gratuitos do Facebook Blueprint? Pronto para estudar, fazer a sua empresa crescer com o Facebook e ter bons resultados de marketing no Instagram? Essa é apenas uma das muitas dicas que adoramos compartilhar sobre marketing digital e você pode ter acesso a várias delas sempre que desejar.

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