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Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

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Apesar de o uso pessoal do Facebook ser bastante simples, sua aplicação direcionada para o marketing requer uma série de conhecimentos. A rede de Mark Zuckerberg tem recursos e termos específicos relacionados ao marketing digital. Eles exigem estudo e preparação para colocar uma estratégia de divulgação online em prática. E é justamente para ajudar os profissionais de marketing e empreendedores que existem os cursos gratuitos do Facebook Blueprint.

Neste artigo, vamos ver o que é o Blueprint, como utilizá-lo e quais são suas vantagens e desvantagens. Ao final, você terá as informações de que precisa para tirar proveito pessoal ou para a empresa, conforme sua necessidade. Confira!

O que é o Facebook Blueprint?

O Blueprint é o programa de treinamento online do Facebook, com um amplo material criado pelos profissionais da própria empresa. A iniciativa existe há algum tempo, mas, no início, os cursos não estavam disponíveis em português. E o melhor: são gratuitos!

São mais de 60 módulos, que vão desde explicações sobre a missão do Facebook até orientações sobre como criar e gerenciar anúncios para o Instagram (o Facebook adquiriu o Instagram em 2014).

Cada módulo tem várias lições ricas em informações. Cada lição é como uma página web bem elaborada, com muitas imagens, recursos interativos, textos e até vídeos em alguns casos.

Para facilitar a organização de todo esse conteúdo, o Blueprint está dividido em módulos e subdividido em categorias. Abaixo, listamos algumas das principais opções disponíveis.

Introdução ao Facebook

Cada um dos tópicos abordados no Blueprint oferece versões básicas. Elas introduzem o usuário em temas específicos de um modo didático e dinâmico.

Melhores práticas

Entender as melhores práticas de uso comercial do Facebook da perspectiva da própria empresa é fundamental. Além de seus próprios interesses em termos de negócio, existem particularidades que visam a tornar a rede social atrativa e útil para o usuário.

Tentar driblar as regras definidas com esse objetivo pode gerar punições e restrições de exibição. Por isso, o melhor é entender a lógica aplicada.

Páginas do Facebook

São 6 cursos sobre como criar e gerenciar uma página no Facebook. Neles, são abordados de aspectos mais básicos de configuração até dicas de otimização e uso de ferramentas de auxílio.

Compra de anúncios

Os 8 cursos dessa série ajudam a definir objetivos, a produzir conteúdo, a estabelecer um orçamento e com várias outras informações úteis.

Gerenciamento de seus anúncios

O gerenciador de anúncios do Facebook oferece várias funcionalidades importantes que facilitam sua vida. O seu uso é outro tema abordado na plataforma em vários cursos divididos em séries sobre uso da ferramenta e criação de anúncios e otimização de campanhas com o gerenciador.

Otimização da campanha

Entre as opções sobre os anúncios no Facebook, você encontra um módulo voltado ao aprimoramento, com base em alterações que comprovadamente funcionam para a melhora de resultados.

Relatórios e medição

Se existe um aspecto que merece destaque em ações de marketing digital é a necessidade de medir sempre. É desse modo que as oportunidades e os gargalos são encontrados. De outra forma, seria impossível resolver problemas e aproveitar as chances que o mercado oferece.

Por isso, as plataformas desenvolvem continuamente suas ferramentas de medição e geração de relatórios, o que pode dificultar o uso intuitivo devido à variedade e à complexidade de recursos e funções disponíveis.

Em outras palavras, a medição e a análise de resultados dependem de conhecimento prévio. Tentar aprender por si mesmo sobre como usar essas soluções tende a aumentar o tempo gasto com o aprendizado — isso é válido para todos os temas, mas de forma especial no deste tópico.

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Instagram

Dois cursos com esse tema ensinam como configurar uma conta comercial na rede e incluir mensagens atrativas na forma de fotos e vídeos, além de haver um curso específico sobre publicidade no Instagram.

Marketing digital no Facebook

No Blueprint, você também encontra um guia básico sobre marketing digital no Facebook. Nele, são apresentados aplicativos e serviços usados para impulsionar os resultados em versões gratuitas e pagas.

A quem se destina o Blueprint?

Qualquer um com uma conta no Facebook pode acessar a plataforma. No entanto, os conteúdos que listamos acima são uma boa pista de quem pode se beneficiar de seu uso, que são pessoas interessadas sobre como usar essa rede social para atrair, engajar e fidelizar uma audiência.

O Blueprint é uma ferramenta que permite a qualquer um a busca por capacitação. Para as empresas, ela pode ser usada para treinar colaboradores e melhorar o desempenho do negócio nas redes sociais.

Agora que sabemos o que é o Blueprint e quem pode usá-lo, vamos ver como é fácil acessá-lo.

Como utilizar a plataforma de cursos gratuitos do Facebook?

Para fazer os cursos do Blueprint, basta acessar o site da plataforma com sua conta no Facebook. Clique em “Comece agora” e o sistema pedirá sua autorização para se conectar. Depois, é só preencher um pequeno formulário (nome, idioma, e-mail etc.) e você já terá acesso ao catálogo de cursos.

Na aba “Catálogo”, você escolhe o curso que fará, podendo filtrar pelas categorias que listamos acima. Na aba “Meus Cursos”, estão as atividades que você já completou e as que estão em andamento. Em “Histórico do Curso”, ficam apenas as atividades finalizadas.

E na opção “Schedule Exam” (agendar exame), você será direcionado para uma página em inglês na qual, até o momento, poderá escolher dentre três opções de certificação:

  • competências básicas para a publicidade no Facebook;
  • profissional de compras certificado pelo Facebook;
  • profissional de planejamento certificado pelo Facebook.

Quais as vantagens do Blueprint?

Grátis e no seu tempo

As maiores vantagens do Blueprint são que ele é grátis e online. O método de eLearning permite que você faça os cursos de onde quiser, no seu próprio ritmo e sem custo.

Possibilidade de análise de progresso

O sistema mantém um histórico de quanto tempo você levou e quando terminou cada um dos módulos.

Se você quiser oferecer o treinamento do Blueprint para os funcionários da sua empresa, é possível acompanhar como anda o progresso deles na plataforma.

Abordagem com exemplos concretos

Em diversas lições, o Blueprint aborda casos de sucesso de empresas de todo o mundo, inclusive de marcas bem conhecidas. É um ótimo incentivo e ajuda a fixar melhor os conceitos aprendidos.

Quais as desvantagens do Blueprint?

Poucos vídeos

Quem está acostumado a estudar em programas de educação a distância, provavelmente, sentirá falta de vídeos no Blueprint. A maior parte do conteúdo está em texto, mas, como já vimos, as lições são ágeis e interativas.

Certificação em inglês

Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames em inglês. As provas são realizadas pelo computador, mas é preciso agendar dia e hora e pagar para fazer o exame.

Gostou de saber mais sobre os cursos gratuitos do Facebook Blueprint? Pronto para estudar, fazer a sua empresa crescer com o Facebook e ter bons resultados de marketing no Instagram? Essa é apenas uma das muitas dicas que adoramos compartilhar sobre marketing digital e você pode ter acesso a várias delas sempre que desejar.

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