Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local

Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local

Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local

O motor de busca Google cresceu bastante nos últimos anos, tornando-se o maior ponto de pesquisa de serviços e produtos on-line — fato esse que passa a exigir do empreendedor maior conhecimento em ferramentas, como o Google Meu Negócio, por exemplo, para garantir maior presença no ambiente on-line

Todo empreendedor que deseja ter sucesso sem gastar muito deve aprender a aplicar essa ferramenta, pois ela contribui bastante para que sua empresa se mantenha nos primeiros lugares dos resultados de busca orgânica, quando o cliente pesquisar por seus produtos ou serviços.

Sabemos que os algoritmos do Google  têm se tornado cada vez mais refinados, sendo que a prioridade de rankeamento vai para as empresas que têm uma boa otimização de SEO Local — e o Google Meu Negócio procura facilitar e, ao mesmo tempo, fornecer resultados de qualidade para as buscas dos internautas.

O que é SEO local?

Não fugindo muito daquilo que o Google Meu Negócio propõe, o SEO (Search Engine Optmization) local consiste na otimização das suas páginas e no domínio para que seu negócio seja encontrado, mais facilmente, pelos usuários, quando eles procurarem por uma empresa que esteja mais próxima do local onde se encontram.

Por isso, para aqueles empreendedores que têm o objetivo de aumentar a presença on-line do seu negócio em sua região, seguir os requisitos do SEO local deve ser uma prioridade no plano de marketing, sendo que um dos principais critérios para esse feito é justamente o Google Meu Negócio.

Portanto, não deixe escapar os milhares futuros clientes que estão procurando por algum tipo de serviço ou produto que sua empresa pode oferecer. Faça-se presente na hora e no local certos com o Google Meu Negócio, afinal, quem não aparece acaba perdendo a chance de realizar grandes negócios, não é mesmo?

O que é o Google Meu Negócio? 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio funciona como uma plataforma gratuita que possibilita que as empresas efetuem um cadastro para que o seu negócio seja divulgado quando for feita uma pesquisa no Google Maps e no Google+.

Diferentemente do seu antecessor, Google Places for Busines, que tinha uma integração direta com o Google+ e que apresentava os resultados de busca com os comentários e as recomendações de amigos, o novo modelo é mais otimizado para a apresentação de produtos ou serviços.

Falando em apresentação, não é somente o produto em si que é fornecido ao usuário no momento da pesquisa, mas também constam informações importantes da empresa e que são relevantes para o usuário avaliar melhor o seu estabelecimento.

Os principais dados exibidos nos resultados de busca são a localização no Google Maps, o endereço de e-mail, o site, o telefone, o horário de funcionamento, as fotos e os comentários dos clientes.

Essas informações não são somente úteis como um simples cartão de visita, mas são também usadas em algumas pesquisas personalizadas, como é o caso do nome da empresa, que é útil quando alguém pesquisa pelo seu negócio e também quando o internauta busca pelo seu tipo de estabelecimento em uma região específica.

Por que minha empresa precisa usar essa plataforma?

É inegável o aumento da divulgação que a empresa ganha usando o Google Meu Negócio, porém não é somente na divulgação em geral da marca que essa ferramenta demostra o seu potencial.

A aplicação dessa plataforma também é bastante importante no processo de fidelização e de melhoramento da marca em geral, pois, por meio dela, é possível interagir com os clientes, respondendo os comentários que eles deixam na página da sua empresa.

Por meio dos comentários, a empresa pode muito bem identificar algum aspecto relacionado ao atendimento, ao produto ou ao serviço que precisa ser melhorado e, dessa forma, repará-lo.

Outro ponto bastante interessante da aplicação do Google Meu Negócio reside no fato de haver uma criação de laços de amizade entre cliente e empresa, à medida que as pessoas vão conhecendo melhor o seu negócio.

Esse vínculo é também muito importante para o marketing on-line da sua companhia, visto que clientes familiarizados com o seu produto são mais aptos a indicá-lo para amigos em suas redes sociais e outros cantos da web.

Em geral, não é prematuro dizer que essa plataforma é vital para a sobrevivência e o crescimento do seu negócio no mundo on-line, pois muitas empresas que usam essa ferramenta têm obtido bastante visibilidade e, consequentemente, mais lucro.

O aumento do faturamento se deve às informações caprichadas dos serviços e produtos de cada organização, que são passadas para o internauta durante a sua pesquisa, o que faz com que o usuário opte pela empresa do Google Meu Negócio, em detrimento daquela que ele só ouviu falar.

Como divulgar minha empresa no Google Meu Negócio?  

Começar a usar essa ferramenta é muito simples e fácil, bastando apenas acessar o site da plataforma e clicar em “comece Agora”. Finalizado esse processo, basta esperar pelo código de confirmação do endereço que chega entre 7 e 15 dias úteis.

Quer usufruir ao máximo do Google Meu Negócio? Então não perca as 3 dicas que vêm já a seguir.

# Dica 1. Preencha todos os campos de informação requeridos

Além de o motor de busca do Google ser bastante rigoroso quanto a esse aspecto, de forma que empresas com informações incompletas têm menos prioridade de indexação, o cliente também vai preferir, naturalmente, escolher o estabelecimento que tiver todos os dados preenchidos de maneira completa e correta.

Essa decisão é óbvia, pois, no mundo empresarial, a confiança que é transmitida em parte pela imagem da empresa é crucial na decisão de compra. Por isso, preencha todos os dados requeridos e evite passar uma imagem negativa.

# Dica 2. Coloque imagens do seu estabelecimento

Como você já deve ter percebido, quanto maior for a quantidade de informação fornecida, melhor a empresa será indexada nos resultados de busca, e mais apropriada para o cliente ela parecerá.

Portanto, não deixe as imagens de fora, pois elas são um forte ponto a favor do seu negócio, visto que, além de o cliente ser atraído pelas informações organizadas, também pode vir a ser encantado pelo ambiente da empresa que será passado nas imagens.

# Dica 3. Não deixe as informações desatualizadas

Esse é um dos erros mais graves que podem ser cometidos no Google Meu Negócio. Deixar informações desatualizadas ou erradas, principalmente as que dizem respeito aos contatos da empresa, significa perda de clientes.

Por isso, seja atencioso e deixe todas as informações sempre atualizadas, pois são muitas as chances de venda que podem ser perdidas por conta de um e-mail ou telefone errado, por exemplo.

Então não perca a chance de fazer o seu negócio crescer sem investir uma fortuna e comece, desde já, a utilizar o Google Meu Negócio no seu empreendimento. Pode ter certeza de que os resultados são fantásticos de verdade.

Muito interessante este post sobre o Google Meu Negócio, não é mesmo? Então aproveite para aprender ainda mais e leia também as nossas 7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site!