• Blog
  • Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

O marketing digital se tornou a principal maneira de fazer marketing, divulgar produtos e serviços, bem como de se comunicar com o público-alvo.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e usam a internet para encontrarem tudo o que precisam, desde uma simples informação até preços de imóveis.

Diversos canais são usados para isso, como o Google e as redes sociais, sendo que o Marketing Digital faz uso de todos eles. Ou seja, onde seu público está, o seu negócio estará também.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing Digital, suas principais estratégias e como aplicá-las, além de como ele ajuda a atrair leads.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações que as empresas executam dentro da web para divulgar sua marca, produtos, serviços e alcançar novas possibilidades. 

Para funcionar, faz uso de diversas estratégias, como:

  • SEO;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail marketing.

Vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Porém, o mais importante é você entender que Marketing Digital diz respeito a toda e qualquer ação que uma fabricante de placas personalizadas, por exemplo, realiza na internet.

É uma estratégia muito vantajosa porque permite que as organizações interajam com seu público, tem fácil análise e mensuração, oferece oportunidades iguais a todas as empresas e trabalha de maneira direcionada.

Principais estratégias e como usá-las

Quando falamos em Marketing Digital, nos referimos a uma enorme quantidade de ações que podem ser colocadas em prática. Algumas delas são:

Inbound Marketing

No Inbound Marketing, a marca entende as dores e necessidades do seu público e desenvolve estratégias que atraiam as pessoas para si. Por isso, ele também é conhecido como marketing de atração.

É uma ação que tem como foco conversar com o público, entendendo seus interesses e oferecendo a ele as melhores soluções. Então, uma das melhores maneiras de fazer isso é criando conteúdo de valor e relevante para as pessoas.

Com isso, entramos em outra estratégia fundamental do marketing digital, o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

São materiais que uma gráfica de impressão de banner, por exemplo, cria para sanar dúvidas e até mesmo falar sobre diversos assuntos relacionados ao interesse de seu público-alvo.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Textos, vídeos, áudios e até podcasts entram na lista de formatos e podem ser veiculados em blogs e sites da empresa. O ideal é usar o blog, pois é considerado uma plataforma exclusiva para a postagem desses conteúdos.

SEO

O SEO, por sua vez, é um conjunto de estratégias que têm como missão otimizar o site da organização. Dessa forma, as páginas aparecem entre os primeiros resultados de pesquisa dos buscadores, aumentando o tráfego e divulgando a empresa.

Para aplicar essa estratégia, são usadas ações como escolha de palavras-chave, site responsivo e conteúdos exclusivos.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma prática importante em que uma fabricante de etiqueta de segurança, por exemplo, consegue estabelecer um relacionamento com seus leads. Pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços.

Contudo, a geração de leads depende das ações de marketing digital para despertar o interesse dessas pessoas.

Como o Marketing Digital ajuda a capturar leads

O Marketing Digital não tem como objetivo apenas a divulgação, mas sim levar até as empresas as pessoas certas, e essas são conhecidas como leads.

Por meio de ações como marketing de conteúdo, o público tem acesso a materiais que respondam suas dúvidas e que, até mesmo, o faça reconhecer que tem uma necessidade que até então não sabia.

A empresa, como uma fabricante de sacolas para lojas, oferece materiais ricos, como e-books, em troca de algumas informações, por exemplo, nome e e-mail.

Ao preencher o formulário, aquele visitante é transformado em lead e cabe à empresa nutri-lo e estabelecer um relacionamento com ele para chegar até a venda.

Considerações finais

O Marketing Digital é uma estratégia inteligente e direcionada que traz resultados promissores para as organizações. Hoje ele se tornou uma necessidade e deve ser prioridade para qualquer marca.

Não basta apenas estar na internet, é preciso saber se posicionar e usar as estratégias corretas para obter resultados.

O melhor é que, independentemente do porte da organização, ela pode fazer investimentos de acordo com suas possibilidades e chegar até os seus objetivos.

Seja aumentar as vendas ou divulgar a marca, com o Marketing Digital é possível fazer o negócio crescer e expandir seus horizontes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Avalie este post: