Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio
Como aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio

O marketing digital se tornou a principal maneira de fazer marketing, divulgar produtos e serviços, bem como de se comunicar com o público-alvo.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e usam a internet para encontrarem tudo o que precisam, desde uma simples informação até preços de imóveis.

Diversos canais são usados para isso, como o Google e as redes sociais, sendo que o Marketing Digital faz uso de todos eles. Ou seja, onde seu público está, o seu negócio estará também.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing Digital, suas principais estratégias e como aplicá-las, além de como ele ajuda a atrair leads.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações que as empresas executam dentro da web para divulgar sua marca, produtos, serviços e alcançar novas possibilidades. 

Para funcionar, faz uso de diversas estratégias, como:

Vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Porém, o mais importante é você entender que Marketing Digital diz respeito a toda e qualquer ação que uma fabricante de placas personalizadas, por exemplo, realiza na internet.

É uma estratégia muito vantajosa porque permite que as organizações interajam com seu público, tem fácil análise e mensuração, oferece oportunidades iguais a todas as empresas e trabalha de maneira direcionada.

Principais estratégias e como usá-las

Quando falamos em Marketing Digital, nos referimos a uma enorme quantidade de ações que podem ser colocadas em prática. Algumas delas são:

  • Inbound Marketing

    No Inbound Marketing, a marca entende as dores e necessidades do seu público e desenvolve estratégias que atraiam as pessoas para si. Por isso, ele também é conhecido como marketing de atração.

    É uma ação que tem como foco conversar com o público, entendendo seus interesses e oferecendo a ele as melhores soluções. Então, uma das melhores maneiras de fazer isso é criando conteúdo de valor e relevante para as pessoas.

    Com isso, entramos em outra estratégia fundamental do marketing digital, o Marketing de Conteúdo.

  • Marketing de Conteúdo

    São materiais que uma gráfica de impressão de banner, por exemplo, cria para sanar dúvidas e até mesmo falar sobre diversos assuntos relacionados ao interesse de seu público-alvo.

    Textos, vídeos, áudios e até podcasts entram na lista de formatos e podem ser veiculados em blogs e sites da empresa. O ideal é usar o blog, pois é considerado uma plataforma exclusiva para a postagem desses conteúdos.

  • SEO

    O SEO, por sua vez, é um conjunto de estratégias que têm como missão otimizar o site da organização. Dessa forma, as páginas aparecem entre os primeiros resultados de pesquisa dos buscadores, aumentando o tráfego e divulgando a empresa.

    Para aplicar essa estratégia, são usadas ações como escolha de palavras-chave, site responsivo e conteúdos exclusivos.

  • E-mail Marketing

    O e-mail marketing é uma prática importante em que uma fabricante de etiqueta de segurança, por exemplo, consegue estabelecer um relacionamento com seus leads. Pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços.

    Contudo, a geração de leads depende das ações de marketing digital para despertar o interesse dessas pessoas.

Como o Marketing Digital ajuda a capturar leads

O Marketing Digital não tem como objetivo apenas a divulgação, mas sim levar até as empresas as pessoas certas, e essas são conhecidas como leads.

Por meio de ações como marketing de conteúdo, o público tem acesso a materiais que respondam suas dúvidas e que, até mesmo, o faça reconhecer que tem uma necessidade que até então não sabia.

A empresa, como uma fabricante de sacolas para lojas, oferece materiais ricos, como e-books, em troca de algumas informações, por exemplo, nome e e-mail.

Ao preencher o formulário, aquele visitante é transformado em lead e cabe à empresa nutri-lo e estabelecer um relacionamento com ele para chegar até a venda.

Considerações finais

O Marketing Digital é uma estratégia inteligente e direcionada que traz resultados promissores para as organizações. Hoje ele se tornou uma necessidade e deve ser prioridade para qualquer marca.

Não basta apenas estar na internet, é preciso saber se posicionar e usar as estratégias corretas para obter resultados.

O melhor é que, independentemente do porte da organização, ela pode fazer investimentos de acordo com suas possibilidades e chegar até os seus objetivos.

Seja aumentar as vendas ou divulgar a marca, com o Marketing Digital é possível fazer o negócio crescer e expandir seus horizontes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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