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Você já ouviu falar na análise de site e por que ela é tão importante para seu negócio?

Você já ouviu falar na análise de site e por que ela é tão importante para seu negócio? Você já ouviu falar na análise de site e por que ela é tão importante para seu negócio?
Você já ouviu falar na análise de site e por que ela é tão importante para seu negócio?

Você já ouviu falar na análise de site? Ela pode ajudar você a comparar o desempenho da sua página com a de seus concorrentes e também, avaliar a qualidade do seu site em termos de SEO, velocidade, tráfego e outros critérios importantes.

Isso é relevante para as empresas, pois, na internet, o site funciona como um cartão de visitas. Porém, não basta ter apenas uma aparência bonita, é preciso garantir uma boa experiência ao usuário, além de ser criado de forma estratégica. Isso é fundamental para aumentar as chances de o seu público se interessar pelo seu serviço ou produto.

Continue lendo e entenda porque a análise de site é importante para sua empresa!

O que é análise de site e como ela é feita?

Sem dúvidas, o site é um dos principais canais de comunicação e relacionamento com seu público-alvo. Essa ferramenta é onde se torna possível promover seus produtos, demonstrar credibilidade e converter clientes.

Além disso, o Google é um dos principais canais de divulgação de negócios. Diante disso, o objetivo de muitas empresas é estar nas primeiras páginas desse mecanismo de busca.

No entanto, muitos profissionais não entendem como funciona o algoritmo do Google. Basicamente, ele analisa as características de um endereço eletrônico e uma série de fatores. Geralmente, esses pontos estão ligados aos conteúdos que compõem a página e que são publicados.

Ele também considera as estratégias de otimização de SEO (Search Engine Optimization). Por isso, é necessário aplicá-las corretamente para que o mecanismo de busca entenda que seu endereço eletrônico é relevante, exibindo-o nas buscas.

Para um empreendedor saber se sua página na internet está otimizada, é possível contar com o auxílio de uma ferramenta de análise de site. Elas são capazes de escanear todo o seu conteúdo e identificar possíveis erros ou problemas que prejudiquem seu desempenho e posicionamento no Google.

Portanto, é fundamental fazer essas análises com frequência para verificar se o seu site está cumprindo os padrões atuais. Falamos isso, principalmente, porque o Google tende a mudar seu algoritmo de tempos em tempos.

Quer descobrir como implementar essas táticas e criar um site de alto desempenho que atraia clientes?

Vamos conversar →

Quais são os pontos destacados na análise de site?

Entender os principais aspectos da análise de site é importante para detectar se o seu endereço online está otimizado. Por exemplo, a falta de cuidado com a experiência do cliente, pode impactar no tráfego da sua página.

Há muitas formas de avaliar a eficiência de um site. Afinal, isso também depende dos objetivos da empresa. Geralmente, é comum observarmos a performance em termos de conversão e tráfego.

Porém, outros pontos bastantes relevantes são a velocidade de carregamento e a usabilidade em dispositivos móveis. Isso porque o Google anunciou quais métricas usará como critério em 2021. São as chamadas Core Web Vitals e elas estão totalmente relacionadas à experiência do usuário.

A seguir, confira os principais pontos destacados na análise do site e entenda mais detalhes.

Otimização para SEO

Você já relacionou que, se seu endereço não está ranqueando muito bem nos mecanismos de busca, é possível que seja um problema de SEO? Como citamos, essa estratégia deve ser aplicada com dedicação e cuidado. Por isso, é necessário produzir conteúdos que sejam relacionados a sua área e de qualidade.

Além disso, existe um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas nos conteúdos do seu site para prender a atenção do visitante. Em resumo, é necessário fornecer uma experiência adequada e especializada ao cliente. Ainda, existem outros pontos importantes relacionados ao SEO, como:

  • uso correto de palavras-chave;
  • ter uma meta descrição;
  • usar a tittle tag no tamanho adequado;
  • o endereço eletrônico ser em HTTPS.

Essa prática é um trabalho constante, principalmente porque o Google já afirmou que há mais de 200 fatores de ranqueamento. Portanto, fazer uma análise de site para detectar esses aspectos pode ajudar os gestores a identificarem o que deve ser melhorado.

Pontos de conversão

Ter conhecimento sobre a taxa de conversão da sua página permite entender se ela está trazendo os resultados esperados. Além disso, você também é capaz de verificar se a landing page está captando leads e clientes, se o CTA é eficaz e entre outros.

Para entender como ela funciona imagine se em um artigo do seu blog você utilizou uma chamada para entrarem em contato com sua empresa. A taxa de conversão seria a razão entre o número de visitantes nessa página e a quantidade daqueles que realizaram a ação de contatar seu negócio.

Normalmente, essa métrica deve ser analisada por profissionais de marketing especializados para que possam mensurar os dados de acordo com a estratégia da empresa. Assim, ao realizar a análise de site, esses dados podem ser coletados e examinados para verificar a eficácia da sua página em relação à taxa de conversão.

Velocidade de carregamento

Você sabia que 40% dos consumidores não aguentam esperar mais de 3 segundos para carregar uma página na web? Esses dados foram divulgados pela Akamai e merecem atenção. Isso porque a baixa velocidade de carregamento pode prejudicar o desempenho e o ranqueamento do seu site, afetando sua visibilidade.

Ainda, isso pode trazer uma má impressão da sua empresa para o visitante. Portanto, a análise de site é uma grande vantagem, pois auxilia na identificação desse problema para ser corrigido.

Tráfego

O tráfego é outro aspecto destacado na análise de site. Por meio dele, você consegue perceber quanto tempo um visitante ficou na sua página e quais ações ele realizou. Além disso, é possível descobrir quais páginas esse usuário mais acessou e quantas vezes ele retornou ao seu site.

Responsividade

Por fim, a responsividade da sua página é fundamental para que ela agrade seus visitantes. Isso significa que ela deve ser otimizada e se adaptar a todos os dispositivos, como desktop, celulares e tablets. Dessa forma, o cliente pode acessar tranquilamente de qualquer meio, sem enfrentar problemas.

Se seu endereço eletrônico não se adéqua a esse requisito, há uma grande possibilidade de o seu negócio ser prejudicado. Segundo Google Think Insight, se uma pessoa acessa seu site por um celular, mas não encontra o que precisa, há 61% de chances dela desistir e buscar outra empresa.

A análise de site é algo fundamental para identificar os pontos fortes e fracos da página da sua empresa em comparação com seus concorrentes e otimizá-la. Nós da Via, somos especialistas no assunto e reconhecemos a importância de chegar a todos os pontos listados acima. Assim, é possível melhorar seus resultados, atrair mais clientes e vender mais.

Gostou deste artigo? Para facilitar seu processo de análise de site, disponibilizamos um teste gratuito da saúde da sua página. Experimente e descubra o desempenho da sua empresa nos mecanismos de busca!

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