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Agile marketing: entenda o que é e por que adotar na sua empresa

Agile marketing: entenda o que é e por que adotar na sua empresa Agile marketing: entenda o que é e por que adotar na sua empresa
Agile marketing: entenda o que é e por que adotar na sua empresa

Se você deseja fazer a sua empresa crescer e, simultaneamente, conseguir passar mais tempo aproveitando o sucesso das suas estratégias, é fundamental otimizar os processos internos. Para isso, portanto, é necessário adotar diferentes metodologias que permitam essas melhorias. Uma das mais eficientes é o Agile Marketing, que busca tornar as ações mais eficazes e práticas.

Em um cenário em que as mudanças acontecem de forma cada vez mais rápida e os impactos dos fatores externos podem ser enormes, é importante se estruturar internamente. Como fazer isso? A partir da adoção de uma metodologia que busca otimizar os processos internos e, assim, conseguir produzir mais estratégias eficientes em um menor período, ganhando em qualidade.

Mas, na prática, como funciona o Agile Marketing? Quais são os benefícios? Como o sistema vai ser implementado no dia a dia? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e começar a potencializar o desempenho de toda a sua equipe. Confira!

O que é Agile Marketing e como ele funciona?

A metodologia ágil para gestão de projetos é bastante utilizada, por exemplo, para quem trabalha com o desenvolvimento de softwares. A ideia é criar soluções de maior qualidade em um período menor de trabalho. A partir da redução e da integração dos ciclos de criação, a tendência é conseguir um maior aperfeiçoamento da entrega ao cliente final e evitar o desperdício de recursos.

Ao longo do tempo, porém, esse conceito foi sendo implementado em outros segmentos. Dessa forma, foi criado o Agile Marketing. Na prática, portanto, representa a adaptação desse método de trabalho ao universo do Marketing. Ou seja, vai ser o que norteia o planejamento estratégico da sua equipe para conseguir se aproximar da sua audiência e também fortalecer a consciência de marca.

Assim como a metodologia ágil voltada para o desenvolvimento de softwares tem um manifesto, a versão para o Marketing também tem. Estes são os valores mais importantes desse conceito:

  • aprendizado embasado em vez de opiniões e achismos;
  • colaboração focada no cliente em vez de silos e hierarquia;
  • campanhas adaptativas e interativas em vez de campanhas Big-Bang;
  • processo de descoberta do cliente em vez de previsão estática;
  • planejamento flexível em vez de rígido;
  • respostas à mudança a partir de um plano;
  • pequenos testes em vez de grandes apostas.

Quem deseja implementar o Agile Marketing, portanto, deve adotar esses mandamentos para que a implementação seja feita de forma efetiva. A ideia é criar um sistema de trabalho que tenha o consumidor como foco e em que todos os envolvidos em um projeto possam colaborar para a criação da melhor solução possível. Para isso, porém, é necessário conhecer a fundo essa metodologia.

Quais são os frameworks utilizados?

Para que a metodologia do Agile Marketing funcione, são os frameworks, os modelos de trabalho, que vão permitir a implementação desse conceito. Confira quais são eles!

Scrum

O framework mais comum no Agile Marketing é o Scrum. A sua principal característica é o sprint, que representa os ciclos de produção de um projeto. A ideia é revisar uma estratégia ou campanha com certa frequência, permitindo uma análise dos resultados do mercado que sirvam como insight para aprimorar o que foi feito. Tudo isso com um forte trabalho colaborativo entre toda a equipe.

Kanban

Pensando em otimizar a rotina de uma equipe, o Kanban é uma metodologia visual que apresenta um panorama global e completo de todo o fluxo de trabalho do time. O que já foi feito, o que está sendo produzido e aquilo que já foi entregue — tudo isso com o senso de urgência de cada etapa que está disponível nesse quadro. O objetivo é ter uma visão mais dinâmica de tudo que está sendo feito.

Scrumban

Para otimizar o trabalho da sua equipe, o Scrumban pode ser a alternativa ideal. A partir da junção do conceito visual do Kanban com o conceito de sprints do Scrum, essa metodologia é ideal para quem está passando por um momento de transição e quer, por exemplo, adotar um fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente, mas sem perder a facilidade do visual.

Lean

Como a tradução livre para o português indica, a metodologia Lean é caracterizada por ser um processo mais enxuto e simples. Para empresas com projetos menores ou objetivos bastante específicos, é excelente para agilizar o processo de execução de um projeto.

Quais são os benefícios de utilizar essa metodologia?

Mas, na prática, quais são as vantagens de aplicar essa metodologia na sua empresa? Confira!

Maior produtividade

Segundo o estudo The State Of Agile Marketing Report, 53% dos entrevistados apontam o aumento na produtividade como principal razão para implementar essa metodologia em sua equipe de Marketing. Com maior flexibilidade e mais cooperação, a tendência é de que os profissionais se sintam mais motivados a fazerem mais e tenham os recursos necessários para melhores resultados.

Incentivo à inovação

Em vez de somente seguir um plano inicial, a ideia do Agile Marketing é justamente conseguir se adaptar às mudanças e aos desafios que podem surgir. Sendo assim, torna-se uma forma de incentivar a inovação dentro da sua organização. Os membros da equipe vão se sentir mais confortáveis para sugerirem diferentes abordagens em busca de resultados mais expressivos.

Preparação da empresa para mudanças

Vivemos no que é chamado de Mundo VUCA, a sigla para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. São essas as principais características da nossa sociedade e, por isso, é importante que a sua empresa esteja sempre preparada para se atualizar. Dentro do Agile Marketing, esse processo se torna mais simples, já que a flexibilidade é uma das suas particularidades.

Criação de um diferencial competitivo

Um dos fatores que têm grande impacto sobre a decisão de compra do consumidor é, sem dúvidas, a experiência que ele tem com uma empresa. Como o foco de toda a metodologia é justamente criar o melhor para o seu cliente, a implementação desse conceito acaba gerando um diferencial competitivo para a sua marca.

Com toda a equipe engajada na implementação dessa metodologia, o Agile Marketing surge como a melhor opção para potencializar a produtividade e os resultados da sua empresa. De maneira eficiente, a tendência é de que os recursos sejam mais bem aproveitados e o seu cliente final receba um produto e/ou serviço de melhor qualidade, diferenciando a sua empresa em seu segmento.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é Agile Marketing e como ele pode ser útil para o sucesso da sua empresa, que tal continuar bem informado sobre outros assuntos relevantes como este? É só curtir as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter!

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