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Encantando seu público: 5 dicas de como fidelizar clientes

Encantando seu público: 5 dicas de como fidelizar clientes

É comum ouvir que fidelizar um cliente é mais difícil do que conquistá-lo. Sabemos como as duas tarefas são difíceis, já que as pessoas estão cada vez mais exigentes e fazem suas escolhas baseadas em pequenos detalhes — que fazem toda a diferença.

Ainda tem dúvidas sobre como fidelizar clientes? Não se preocupe: nesse artigo, vamos te mostrar 5 dicas infalíveis para dominar essa estratégia. Acompanhe!

1. Invista no mobile

Segundo o IBGE, os smartphones já são mais utilizados do que os PCs para o acesso à internet no Brasil. Para que o cliente esteja sempre em contato com a sua empresa, portanto, é importante que haja uma atenção especial ao mobile.

Além de um site responsivo, você pode utilizar apps de conversas instantâneas para realizar um atendimento mais ágil e personalizado. Falaremos mais sobre isso ao longo do artigo,

2. Utilize e-mail marketing

Já falamos aqui no blog sobre a importância da newsletter na captação de leads mas essa também pode ser uma ótima estratégia de pós-vendas. Você pode levar ao seu cliente conteúdo relevante como as novidades do seu blog, vídeos, notícias do seu segmento, entre outros.

Além disso, você pode utilizar o e-mail para realizar ações de marketing de relacionamento — como algum brinde ou desconto de aniversário, por exemplo.

3. Produza conteúdo relevante

Lembra quando falamos lá no começo do artigo que os detalhes podem fazer a diferença? Pois isso é uma grande verdade. Com uma simples pesquisa no Google, seu cliente pode ter uma visão de todos os seus concorrentes, que, provavelmente, possuem valores e serviços parecidos com o seu.

Produzir um conteúdo exclusivo, que vá ao encontro das necessidades do seu cliente, pode ser o segredo para fideliza-lo. Por isso, é muito importante investir no Inbound Marketing para conseguir uma boa retenção.

4. Ofereça um bom SAC 2.0

Oferecer um bom atendimento por meio do site ou das redes sociais pode ser um outro diferencial para a sua empresa. Além de disponibilizar canais de e-mail e chat, você pode usar recursos das próprias redes sociais para realizar o atendimento.

Um exemplo é o Facebook Messenger. Se a sua empresa tem uma página, é possível configurar várias funcionalidades, como saudações de boas-vindas, mensagem de ausência, entre outras opções.

Independentemente do canal utilizado para o atendimento, é importante ficar atento ao tempo de resposta e à linguagem utilizada.

5. Monitore seu cliente

Por fim, para saber se suas estratégias estão no caminho certo ou se são necessárias mudanças, é fundamental monitorar o relacionamento com o cliente.

Para isso, você pode utilizar um CRM (Customer Relationship Management) de automação de marketing, relatórios das redes sociais, entre outras opções. É importante lembrar que o perfil do seu público-alvo ao longo do tempo, criando a necessidade de rever estratégias ou até mesmo criar novos serviços.

Um bom plano de marketing vai muito além da captação de leads e fechamento de vendas: também é necessário pensar em como fidelizar clientes. Nesse artigo, apresentamos as 5 principais estratégias que podem te ajudar nesse processo, então não deixe de colocá-las em prática!

E você, costuma realizar alguma dessas ações para encantar os clientes da sua empresa? Lembrou de algo que não citamos aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!

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