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5 dicas para você fazer a produção de conteúdo em texto do seu site

5 dicas para você fazer a produção de conteúdo em texto do seu site
5 dicas para você fazer a produção de conteúdo em texto do seu site

A produção de conteúdo para um site não é tarefa fácil nem rápida, principalmente quando escrever não faz parte do nosso cotidiano. Nessas horas, lembramos das tarefas da escola, onde o professor pedia redações dos mais variados temas. Relutantes em fazer, perguntávamos para que tanta redação?

Hoje, é notoriamente clara a importância da redação, independentemente de cargo ou função, sobretudo para aqueles que estão precisando gerar produção de conteúdo em texto para sites, blogs, redes sociais etc.

Não é novidade: na Internet, quem tem conteúdo é rei. Ele é vital para um melhor posicionamento a partir das pesquisas em mecanismos como Bing, Google, Yahoo! Não existe outra forma, se não pelo conteúdo em texto, do seu site ser encontrado por estes mecanismos.

Alguns dos nossos clientes optam por produzir seu próprio conteúdo para o site. Embora não exista contraindicação para isto, sempre recomendo a contratação de um profissional. Um jornalista ou redator, por exemplo. Eles, com experiência acumulada, conhecem caminhos melhores. Caso contrário, sugiro a contratação de um revisor.

Ciente da importância da produção de conteúdo, por onde começar?

Essa é a primeira pergunta que fazemos quando abrimos o editor de texto e vemos a tela em branco com o cursor piscando. Escrever, como em tudo na vida, é prática. Muita leitura, não é novidade para ninguém que também ajuda. Claro que objetivo aqui não é ganhar um Prêmio Jabuti, de melhor livro do ano, e sim resolver um problema pontual: produzir o texto que será o conteúdo do site.

Para ajudá-lo, relacionamos algumas dicas que usamos quando escrevemos nossos textos e podem ser úteis para você também. Mas, antes de mais nada, é importante só começar depois da estrutura do site finalizada.

Considerando que o objetivo desse post é um texto institucional para o site, vamos às dicas:

  1. Reúna todo o material necessário para a produção de conteúdo.

    Digite todas as informações que tiver da empresa. Não se preocupe com a organização. Isso vem depois.

  2. Faça entrevistas

    Se for o caso, entreviste os fundadores da empresa, a fim de entender melhor como ela nasceu, seus objetivos, aspirações dos sócios, visão, missão, meta, etc.

  3. O tamanho do texto

    Uma dúvida comum é o quanto devemos escrever? E a resposta é simples: o necessário, sem embromação, sem o famoso “encher linguiça”. Mas leve em consideração que Bing, Google e Yahoo! não “gostam” muito de conteúdo com textos pequenos.

  4. O texto: começando a escrever

    Procure padronizar o tamanho dos parágrafos, mas não crie parágrafos com mais de cinco linhas. Modere no uso da pontuação, usada em excesso torna o texto cansativo tendo que parar a todo o instante. Detalhe importante: quanto menos usar “que”, melhor.

    Evite o uso de termos rebuscados usando sinônimos simples e fáceis, evitando a necessidade de se consultar dicionário. O objetivo não é mostrar o seu rico vocabulário.

    Não comece escrevendo direto. O primeiro passo é montar um esqueleto do que o texto precisa ter, para só então começar a escrever o conteúdo de fato. Para ilustrar, veja o exemplo do esqueleto desse post:

    • Abertura abordando um senso comum.
    • Dificuldades encontradas.
    • A importância do conteúdo.
    • A decisão da produção independe.
    • Por onde começar.
    • Relação das dicas.
    • Recomendação final.
    • Chamada para ação (CTA).
  5. Por fim, mas certamente nada menos importante: Google

    Podemos dizer: o Google mudou a forma de escrever para a Internet. É importante “rezar” a cartilha básica do Google. Ela recomenda essas características em um texto para melhorar o posicionamento do site nas listas de resultados de busca:

    • Escolha uma palavra-chave para cada conteúdo. No caso deste post, foi “produção de conteúdo”.
    • Defina um título curto, até 59 caracteres, contendo a palavra-chave;
    • Defina um resumo (meta-description), até 150 caracteres, com uma ou duas frases, também usando a palavras-chave. Não se preocupe onde colocar esse texto, pois ele é responsabilidade do desenvolvedor do site.
    • Use a palavra-chave no primeiro parágrafo;
    • Use subtítulos no conteúdo com sua palavra-chave;
    • Não exagere no uso de palavras-chaves no seu conteúdo (de 3 a 5 vezes é o suficiente);
    • Use uma imagem no corpo do seu conteúdo para ilustrar o texto e utilize o título como texto alternativo (ALT) de sua imagem. Use sua palavra-chave no nome do arquivo da imagem. (Isso também é responsabilidade do desenvolvedor do site, mas peça a ele para ensinar a você como se faz.)

Nossa recomendação final: Se começar a escrever e achar complicado, ou chato, não pense duas vezes: contrate um profissional! Menosprezar essa etapa pode custar visitas a menos em seu site ou fuga dos que nele chegaram.

Possui alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe conosco pelos comentários abaixo. Será um prazer trocar uma ideia.

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